29.6.08

 

De como matar o futebol (RPS)

Mesmo não sendo adepto da selecção de alguns de nós (dos que admiram - ou admiravam - o sr. Scolari), tentei assistir ao vivo a um jogo de Portugal no Europeu. Em vão - os bilhetes foram uma miragem.
Fui-me deparando, nas televisões, com reportagens junto de comitivas de apoio à selecção que, nos próprios dias do jogo, viajavam para a Suíça. Iam cheios, os aviões, de actores de novela, modelos, actores de novela que eram modelos, modelos que eram actores de novela, cantores, bailarinos, apresentadores de talk-shows, RP's de discotecas e bares do Algarve durante o Verão e de Lisboa o resto do ano, frequentadores de eventos, promotores de eventos, performers de artes várias, transformistas, paneleiros, putas finas, cornudos endinheirados, gente bonita, enfim. De proveniências várias, mas quase todos residentes em Lisboa, que é lá que surgem as oportunidades. Tinham todos bilhete.

Antes do Euro, realizou-se um miserável Portugal-Geórgia, no final do miserável estágio da selecção, na miserável cidade de Viseu. O miserável estádio local tem oito mil lugares. Foram postos à venda para o público 2.800 bilhetes. Os restantes 5.200 foram para convites da FPF e para convites dos sponsors.

Estão a foder o futebol.
Começo a ficar farto de futebol.

 

Certeiro (RPS)

A conversa é entre portistas e insulta-se Michel Platini. Clubite à parte, o vocalista dos Malcontent sai com a tirada mais certeira: esse gajo foi o mais vulgar dos grandes jogadores. Tal como Pedro Homem de Melo, nas palavras de Eugénio de Andrade: o maior dos poetas menores.

27.6.08

 

Afinal... (RPS)

... já não lhe vamos poder chamar o Durão Barroso de Timor-Leste...


25.6.08

 

Para o amigo JPF que já não se lembra bem do roubo (RPS)


23.6.08

 

Uma nova do Cão Azul (RPS)


22.6.08

 

Lotaria (RPS)

Há lugares comuns, frases estafadas que, apesar de estafadas, traduzem uma verdade. Mas também há lugares comuns, frases estafadas que traduzem uma mentira. É o caso, no futebol, da expressão "lotaria das grandes penalidades".
A expressão traduz a ideia de que a decisão de um jogo por pontapés da marca de grande penalidade (ou por penalties) é uma questão de sorte e azar, como o é comprar uma fracção de lotaria.
Ora, esse método premeia quem é mais competente, eficaz, capaz de executar os pontapés e de os defender.
Aceito que o factor sorte está presente. Que não é nulo, naquele momento. Mas também o não é durante o jogo. Durante os 90 minutos. E nunca ouvi ninguém dizer "a lotaria dos 90 minutos".

 

Mostra-me de que lado está a tua indignação (RPS)

Um autocarro que transportou adeptos do FC Porto a Lisboa, para assistirem a um jogo de hóquei em patins com o Benfica, foi incendiado por mão criminosa. Há, pelo menos, fortes indícios disso.
Pouco se fala do acontecimento. Se fosse ao contrário, o assunto já teria aberto "n" telejornais. Já a comunicação social teria indagado, indignada, o ministro da Administração Interna, o da Justiça, o primeiro-ministro, a nova líder do PSD e até o dr. Portas, sempre tão sensível às questões da autoridade do Estado. O sr. procurador geral já teria nomeado, provavelmente, uma equipa especial de investigação. Quiçá dirigida pela procuradora Morgado. Ao contrário, seria algo gravíssimo. Muitos dos meus amigos estariam também indignadíssimos.

19.6.08

 

Selecção, de novo?... (RPS)

O treinador do Chelsea vai tirar dez diazitos de férias para descansar antes de começar a trabalhar no duro, dia 1, em Stanford Bridge. É muito bom para o Chelsea e para o treinador do Chelsea!
Para Portugal, para o futebol de Portugal o dia de hoje, ao contrário do que muitos poderão pensar, é festivo. É que hoje acabou o "Clube Scolari".
Cinco anos e meio depois, há condições para Portugal voltar a ter uma selecção.
O tempo o dirá.

14.6.08

 

The right man in the right place (RPS)

Scolari vai embora (com cinco aos de atraso).
Não há que hesitar - eis o substituto ideal:


13.6.08

 

Lá vai Lisboa (RPS)

Na noite de Santo António de Pádua, Marvila ganhou as marchas de Lisboa.
Não houve "penta" para Alfama, o que para alguns constituirá prova de que o campeonato é limpo e justo, já que isso de "pentas" só é possível com corrupção, claro.
Como em 2007, Benfica ficou em último, o que para muitos será mais uma prova de perseguição e de que está tudo feito - nas marchas como na bola. Dirigisse Rui Costa a marchinha e o êxito seria garantido.

11.6.08

 

Futebol e Marketing (RPS)

Foto: Daniel dal Zennaro/EPA/Lusa

Gosto de Cristiano Ronaldo a jogar a bola. Tem tudo para vir a ser o melhor futebolista português de sempre. Mas não entendo como foi eleito o melhor jogador no Portugal-República Checa. Foi uma decisão do marketing e não do futebol.
Ou será que vi mal?

 

Do tempo antigo (RPS)

A "gaffe" presidencial do "Dia da Raça" fez unir em protesto, sem surpresa, a nova esaquerda e a velha esquerda. É neste ponto que a esquerda mostra desfasamento face à realidade. É que para a maioria das pessoas (ou para um número considerável de pessoas), ouvir isso de um PR é um conforto e uma segurança. Não por razões ideológica, mas porque, para essas pessoas, é importante ver no PR alguém do tempo antigo.

10.6.08

 

O melhor não-golo de sempre (RPS)


4.6.08

 

Como raio se chama isto? (RPS)


3.6.08

 

E você? Revê-se nestas pessoas? (RPS)




 

A ex-melhor marca do mundo (RPS)





1.6.08

 

Esperança (RPS)

Evitei, nos últimos dias, ao máximo ver/ouvir/ler reportagens e directos do estágio da selecção.
O comando, contudo, não está sempre em meu poder e, assim, acabei por reter meia dúzia de dados. Fiquei, por exemplo, a saber que o grau de estupidez "das gentes de Viseu" não difere do grau de estupidez da generalidade "das gentes lusas". Também não é vão que um grupo de pessoas tem mais de oitocentos anos de vida em comum.
Fiquei, também, a saber que algures na Suíça (em Genebra?... Em Neuchatel?...) um emigrante português puxa pela selecção portuguesa e o seu cão, porque é suíço, torce pela selecção da Suíça. A convivência entre os canídeos - o de quatro patas e o de duas pernas - não será afectada.
Fiquei, ainda, a saber, através de declarações das cidadãs Filipa Sabrosa, Daniela Meira e Sandra Postiga, que as mulheres dos jogadores da selecção constituem o seu pilar emocional. Pelo remate do pivot fiquei ainda a saber que as três são "caras bonitas que também fazem parte da nossa selecção".
Hoje à hora do almoço, fiquei ainda a saber que o avião em que "a equipa das quinas" viajará, esta tarde, para a Suíça tem o nome de "Esperança", o que constitui um bom augúrio a juntar a dezenas de outros, como esse facto destacado pelo presidente Ruas - grande talento! - de "Viseu" rimar com "Europeu".
A minha esperança é a de que, tão depressa quanto vai, o "Esperança" volte com "a equipa das quinas" a bordo. Na madrugada de 16 de Junho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?