22.6.08

 

Mostra-me de que lado está a tua indignação (RPS)

Um autocarro que transportou adeptos do FC Porto a Lisboa, para assistirem a um jogo de hóquei em patins com o Benfica, foi incendiado por mão criminosa. Há, pelo menos, fortes indícios disso.
Pouco se fala do acontecimento. Se fosse ao contrário, o assunto já teria aberto "n" telejornais. Já a comunicação social teria indagado, indignada, o ministro da Administração Interna, o da Justiça, o primeiro-ministro, a nova líder do PSD e até o dr. Portas, sempre tão sensível às questões da autoridade do Estado. O sr. procurador geral já teria nomeado, provavelmente, uma equipa especial de investigação. Quiçá dirigida pela procuradora Morgado. Ao contrário, seria algo gravíssimo. Muitos dos meus amigos estariam também indignadíssimos.

Comments:
Por uma vez, tens parcialmente razão.
 
Tens toda a razão. Trataram como se tivesse sido um incidente comum, depois de andarem (comunicação social, blogosfera, etc. etc.) a incendiar os ânimos por causa da história da Liga dos Campeões.
 
Estou indignadíssima.
Quando ouvi a notícia só me ocorreu exclamar "selvagens"!
E acompanho a tua indignação relativa a muitas das entidades de que falas.
 
Não tem razão nenhuma o autor deste post. As pessoas comuns (como eu) não têm de andar quotidianamente a comentar casos de polícia exprimindo uma exagerada indignação só para parecerem politicamente correctas. E, só por não exprimirem rapidamente essa indignação, não merecem ser atacadas como se tivessem cometido um sacrilégio, sob o princípio, tão caro ao autor do post, de que "quem não está por nós é contra nós", está "do outro lado da barricada", é um inimigo a abater... Aliás, das vezes em que exprimo posições favoráveis aos interesses do FCP "apanho" por outras razões: ainda recentemente o autor deste post escreveu aqui, neste blog, que eu estou do outro lado da barricada há trinta anos, mas "gosto de parecer que não estou"... Bolas, já nem sei se devo falar ou não. No fundo esta dialética das barricadas não me é cara e só serve aos teóricos das guerras civis com quem me não identifico, sejam eles do sul do norte, do leste ou do oeste. ALIÁS, É ÓBVIO QUE ACHO UM INCÊNDIO NUM AUTOCARRO UM ACTO CRIMINOSO E LAMENTÁVEL, como qualquer pessoa decente também acha.
 
.... "um acto criminoso incendiar o machimbombo dos super-dragões"?????!!!!!!!!!
Pelo amor de Deus, trata-se de legítima defesa, quando muito esteve em causa "uma acção preventiva" à luz da nova Ordem Internacional!
É tão criminoso tocar fogo na carroça dos super-dragões como Israel fazer explodir um camião do Hamas carregado de rockets Kassam!!!!!!
É legítima defesa!!!!!!
 
Ia exactamente dizer isso no meu blog, mas como o vi já escrito, publiquei este post ( naturalmente dizendo qual o blog,que aliás faz parte dos meus favoritos).
Quanto aos comentários de algumas pessoas, mostram como os lampiões andam desnorteados.Eles vão desde há alguns meses de derrota em derrota, coitados, até o outro armado em salvador da "pátria", e julgando que pelo facto de ter sido um bom jogador,automáticamente é um grande Director , foi "comido de sebolada",e quando viu o jogador já era do F.C.Porto !...
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
De um modo geral, subscrevo o que dizes, Zekez. Só que o que o que RPS diz não tem nada a ver com o que tu dizes.
E o que RPS diz - e isso que diz é dificilmente questionável - é que se fosse um autocarro de adeptos do Benfica a ser incendiado no Porto (facto absolutamente provável, porque os superdragões não são menos criminosos que os no name boys ou, já agora, que a juve leo), os telejornais abririam durante quinze dias com essa notícia, dedicar-lhe-iam infinitos minutos de reportagem, exigir-se-ia a punição exemplar dos autores do crime, pedir-se-iam medidas e, pressionados por este clamor, o Procurador Geral e o governo saíriam à comunicação a nomear equipas especiais e a tomar medidas. E nós, no café, debateríamos infinitamente o assunto e tu não dirias que não tens que andar a manifestar a cada passo a tua indignação.
Onde me parece que RPS falha (e por isso só lhe dei razão parcialmente) não é na denúncia do diferente tratamento dos casos ligados ao FCP e ao SLB. Essa diferença entra pelos olhos dentro de quem quiser ver as coisas com um mínimo de isenção. Onde a sua teoria falha é no facto de nada disto assentar numa conspiração pré-concebida contra o F C Porto. O que se passa é que a maioria dos jornalistas são do Benfica e sentem mais as dores do Benfica, dando aos casos que envolvem o Benfica muito mais destaque, até porque, sendo a maior parte da população do Benfica, isso rende mais audiências. E claro que o FCP é a principal vítima desses sistema, porque o FCP tem sido melhor do que o Benfica. Não há nenhuma guerra do Sul contra o Norte, como Pinto da Costa gosta de fazer crer. Se melhor que o Benfica fosse o Belenenses, o Setúbal ou o Farense, aquilo que se passa com o FCP passar-se-ia com estes clubes. Ponto final. O resto vem por acréscimo. Como disse, diante do clamor que suscitam os casos do Benfica, o governo e as autoridades públicas sentem-se obrigadas a intervir. Demagogicamente, claro.
 
Eu também tenho um amigo que diz que há mais jornalistas do Benfica. Depois gaba-se todo contente que lá na redacção a maioria são portistas e que "os mouros andam caladinhos".
Funes engana-se apenas numa coisa. O Benfica vende porque - como alguém dizia, não sei ao certo quem, mas penso que foi por aqui - a desgraça do Benfica é como uma vitória de David sobre Golias. E isto é de resto um pensamento menor e complexado que o povo patrocina com toda a sua ignorância derivada da venda com o símbolo do clube (até mesmo os benfiquistas, gente nobre).

De resto, toda esta lamentável situação, com contornos graves, é fruto da vergonha de posições tomada pelos dois clubes nos últimos tempos. E é claro que com adeptos carismáticos do FCP a dizerem que os últimos casos são vitórias contra o Benfica e que os benfiquistas são uns pulhas que só querem ganhar na secretaria e que são todos uns atrasados mentais não ajuda. E o imbecil do presidente do Benfica anda inflama mais as coisas.
Há que perceber de uma vez por todas que o futebol não pode continuar a servir de desculpa para o crime, seja ele qual for e com quem for.
 
Mas k dá verso dá:

Só kero ber
Fcp a arder !
 
No geral, a ideia do nosso bom RPS está correcta.
Mas, atenção à areia nos olhos, caros leitores!
Se fosse ao contrário e tivesse ardido um autocarro do Benfica à porta do Dragão... RPS diria que o autocarro estava armadilhado ou que tinham sido os próprios lampiões para se fazerem de vítimas e acusarem o "Macaco", ou o Pidá ou outra coisa qualquer! Descansem que a coisa ia lá ter, desse lá por onde desse. A vitimização continua...
Além disso, os passageiros não eram os mesmos que queriam ver Lisboa a arder? E iam conseguindo! A estrada à volta do autocarro ficou toda queimada...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?