6.7.08

 

Da actividade profissional de estar lá (RPS)

Por volta de 1975/76/77, o futebolista Eusébio deixou de ter condições para o exercício da actividade em que revelara competência: a de futebolista profissional. Abandonou, assim, a sua profissão, tornando-se, de imediato, num cidadão inútil. Analfabeto funcional, Eusébio só poderia ser um cidadão útil no exercício de uma actividade que lhe exigisse apenas esforço físico. O estatuto económico que adquirira impediu, contudo, que isso se concretizasse. Assim, passou a integrar o corpo técnico do clube onde jogou, mas também aí não revelou préstimo, como era de prever. Em nome de uma qualquer gratidão, o clube onde jogou passou a pedir-lhe apenas que estivesse lá. A sua actividade profissional passou a ser "estar lá". Não sei se consta de alguma relação de profissões nas Finanças, mas é esse o seu trabalho: estar lá. Onde possa haver um pequeno ajuntamento de gente, uma câmara de tv ou um fotógrafo e uma representação do clube onde jogou, Eusébio tem que estar lá. Como não sou simpatizante nem sócio do clube onde Eusébio jogou, não comento.
De há uns anos a esta parte, o ex-futebolista Eusébio passou também a praticar essa sua actividade nas comitivas da Federação Portuguesa de Futebol. Não se percebe porquê. Se a Federação quer praticar caridade, porque há-de beneficiar alguém em duplicado? Seria preferível, por exemplo, que, em cada deslocação ao estrangeiro ou mesmo cá, nos jogos da sua equipa representativa, fizesse integrar na comitiva dois ou três idosos, dos muitos que, por todo o país, vivem sem posses económicas, esperando, sós, pela morte, em lares. Muitos até gostam da bola e seria um belíssimo gesto dar essa alegria a quem não tem um clube que possa fazer mesmo.
Não sei quem será o próximo seleccionador nacional, nem sei se concordarei com a escolha, mas declaro-lhe já o meu apoio se anunciar, como primeira medida, o afastamento do cidadão Eusébio de toda e qualquer comitiva da FPF.

Comments:
ÁCIDO... mas justificado!

Beijicos
 
Eusébio foi um exemplo de dedicação e humildade e um grande, mesmo grande profissional.
Mas tens a tua crítica bem fundamentada.
 
Quanto às deslocações com a selecção nacional concordo com o conteúdo do post, embora não com a acidez. No que respeita às deslocações com o Benfica o meu profundo desacordo. Como disse outro dia o meu pai, sócio muito antigo do FC Porto (e por isso insuspeito aos olhos de RPS,) se o Benfica se pode gabar de ser o clube com mais sócios e mais simpatizantes, em Portugal e (sobretudo) no estrangeiro, deve-o em muito a Eusébio. Se o sustentarem até ao fim da vida não fazem mais que lhe pagar o que merece, por isso, pelos títulos que ajudou a conquistar, pelas seis operações ao joelho e o terem-no obrigado a jogar infiltrado. Além disso no seu tempo Eusébio chegou mesmo a ser, episodicamente, o melhor jogador do mundo (aí entre 1965-1967) coisa que a vedeta da moda, o Cristiano Ronaldo, por acaso formado no meu Sporting mas que me anda a irritar muito ultimamente, nunca será na vida.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Não sei o porquê da tentativa de ingerência nos assuntos do Benfica. Mas fica-te bem a preocupação e até agradecemos.
No entanto, dispensamos. Os sócios e simpatizantes do Benfica gostam de ter Eusébio por perto, sempre. Encaramo-nos como uma grande família que gosta de gostar. Pena que não dê a mão a mais alguns que hoje precisam.
Ao contrário do que o RPS pensa, os clubes de futebol têm uma função social. Que o tempo e a ganância a façam esquecer, tudo bem. Mas enquanto o Benfica tiver noção disso mesmo, eu fico satisfeito.
Em relação à selecção nem me aquece, nem me arrefece
 
sr. Jorge C e outros:

Eu não comentei a opção do Benfica - é com eles. Critiquei a da FPF que é (deveria ser) de todos nós.
 
RPS,

A última coisa que eu quero na vida é que a FPF seja minha. Dessa gente quero é distância absoluta.

Quanto ao Silva Ferreira, estou-me nas tintas para o facto. Suspeito apenas, embora tu o negues, que não terias escrito um post idêntico, se o acompnahante da selecção fosse, por exemplo, Fernando Gomes, Futre ou Fernando Couto.
 
RPS destila neste post todo o seu conhecido sectarismo. O Benfica faz bem em manter Eusébio como ícone ( e aliás o Porto, que nunca teve nenhum Eusébio, também cultiva os seus ídolos e mantém, por exemplo, João Pinto, bem conhecido pelos seus dotes intelectuais, como seu treinador). Quanto à selecção, idem, e apenas comento que se calhar não devia ser o único - embora não seja fácil encontar personagens de relevo que não encontrem anticorpos em algum dos chamados grandes.
 
Caro Funes: sei que esperas sempre o pior de mim.

Caro Mcjaku: não comento a vida interna do SLB - é com eles. E contigo, claro, que, dizendo-te sportinguista, estás sempre alinhado com o núcleo benfiquista que bem sabemos. Estás no teu direito - o direito a exercer o fascínio por uma certa intlectualidade esquerdista-burguesa da capital.

Quanto à tua ideia da selecção carregar nas comitivas vários ícones, devo dizer-te que já o faz. Pelo menos, no recente Portugal-Turquia do Euro, vi imagens de Luís Figo e Fernando Couto no estádio. Eu não estava no estádio porque não havia bilhetes - hoje em dia a maioria dos lugares está reservada para essa gente, para VIPs (postei ali em baixo sobre isso).
Pode ser o futebol de que gostas - estás semopre com a modernidade. Eu sou pelo futebol dos adeptos de futebol. Desculpa lá.
 
"Caro Funes: sei que esperas sempre o pior de mim."

Calma aí RPS,

Eu não me chamo Arlindo do Rego e não tenho explicações cínicas para a bondade de Aristides de Sousa Mendes ou de Nelsón Mandela.
 
McJacku a brilhar, como sempre!

João Pinto é treinador-adjunto do FCP, não tem como profissão "aparecedeiro" ou "aparente"!
 
Depois da ironiazinha ao longo do primeiro parágrafo, dizer "não comento" é muito engraçado.
 
"Funes, o memorioso disse...

"Caro Funes: sei que esperas sempre o pior de mim."

Calma aí RPS,

Eu não me chamo Arlindo do Rego e não tenho explicações cínicas para a bondade de Aristides de Sousa Mendes ou de Nelsón Mandela.

12:59 PM"

Este comment é digno de Tulius Detritus !

Que Belenos e Toutatis te sejam fastos,ó Funes, futriqueiro |||
 
Ponto de encontro da alma portuguesa....
www.imperioportugues.wordpress.com

Até já...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?