16.2.07

 

Extremos razoáveis (RPS)

Se acreditamos que a vida humana é um dom de Deus - de um Deus, ou de vários ou de quem quer que seja - e, por isso, é inviolável desde o momento da concepção, não podemos, por exemplo, ser favoráveis à pena de morte. Também não podemos defender a lei do aborto ainda em vigor em Portugal, porque é inviolável, também, a vida de um ser humano, por exemplo, sem pernas ou com trissomia 21. E inviolável é também a vida de um ser que resulta de uma violação: ocorra ela numa barraca dos subúrbios, praticada pelo padastro alcoólico sobre a enteada analfabeta, ocorra ela numa vivenda de luxo, praticada pelo tio Afonso, ovelha-negra dos Noronha de Andrade e Menezes, sobre a sobrinha Benedita.

Se aceitámos que a vida humana - ou um projecto de vida humana, ou um feto, ou um embrião, ou um conjunto de células humanas - pode ser dispensada, então pode sê-lo a qualquer altura. A questão do prazo não se coloca, caso contrário seria plausível e razoável, por exemplo, uma votação para decidir a despenalização do aborto às 8 ou às 10 ou às 16 semanas e cada um votaria no número que queria. Se o aborto deve ser despenalizado, deve sê-lo em qualquer altura.

Todo o debate que saia deste confronto entre o "não" absoluto e o "sim" sem prazos é uma cretinice.
Toda a legislação que se coloque algures entre estes dois pontos é estúpida.
Todos os argumentos que se usem na defesa de qualquer posição colocada entre estas duas é inconsistente.

Por vezes, o razoável está nos extremos.

Comments:
Eu, que gosto de causar polémica e discordar com tudo, concordo plenamente e sem margem de dúvidas contigo, caro rps, sobre este ponto.
A vida humana é inviolável seja qual for a razão. é para isso que existe a Ajuda de Berço.
 
Este post não virá um pouco atrasado?
É que o referendo está a fazer uma semana! Esta questão parece não ter fim...
 
Ainda não estamos na Nicarágua,onde o aborto é completamente proibido,e a RDA,onde era praticado como medida de planeamento familiar,já não existe.Extremos destes não,rps.
 
a ajuda de berço existe para os hipócritas irem lá fazer campanha antes do referendo do aborto!

no entanto este post não vem atrasado: viria atrasado se viesse depois das 10 semanas após o referendo!
 
Lol everything !

Mas a verdadeira questão, RPS é prévia: quando existe um ser humano ? Da resposta a esta questão resultam muitas consequências !
Por mim, só posso dizer que - para mim - ainda não existe um ser humano no momento em que o espermatozoide entra no óvulo. A bom entendedor...
 
Continuo a ser contra o aborto e a favor da despenalização versus liberalização.
Nunca achei que o aborto fosse moral.
E não vou explicar porque é que sou a favor da liberalização.
Para mim, é muito mais imoral abortar (principalmente para aqueles que são a favor do Não)por causa de uma trissomia 21 do que por não ter meios para o sustentar.
No principio da minha vida professional, trabalhei com crianças defecientes. Sempre deixei claro que nunca faria um aborto, mesmo com trissomia 21.
 
o problema de definir o que é um ser humano não é tão complicado como parece (do meu ponto de vista). o que nos distingue dos outros animais, quer queiramos quer não, é o cérebro, que é formado apenas na 24ª semana de gestação.

células, óvulos, espermatozóides, tudo isso é vida. mas vida humana? não podemos ser radicais ao ponto de condenar pessoas que deitam fora um preservativo usado... afinal (e se o macho funcionou como deve ser) há células humanas ali dentro.

p.s. já não vinha aqui há muito tempo, mas continuo a gostar.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?