12.9.06

 

Violência sobre mulheres (RPS)

O blogue escola de lavores tem manifestado grande preocupação com a violência sobre mulheres. O problema não tem fronteiras e, pela edição on-line do El País, ficamos agora a conhecer a solução colombiana:
Las esposas de un centenar de pandilleros de la ciudad colombiana de Pereira anunciaron hoy una "huelga de piernas cruzadas" con la que buscan reducir los índices de violencia al privar a sus maridos de relaciones sexuales.

Comments:
A porrada será a mesma chave para descruzar as "piernas en huelga" ?

Ah, os prazeres dos plumitivos, Ritter, Leopold von Sacher-Masoch e Marquis, François Donatien Alphonse de Sade !...
 
Quer-me parecer que as mulheres de Pereira não ponderaram a possibilidade de os seus violentos maridos recorrerem ao outsourcing, pra suprirem a falta de mão de obra caseira.
 
Ora, umas tapinhas na bunda apimentam a relação...

Ora..."sua malandreca, portou-se mal, vai ter de levar tau-tau !..."
 
Deixemo-nos de "erotismos" tótós, que a coisa é séria. Se os tais forem violentos mesmo, até lhes "amolgam" as pernas. Odeio violência e, por isso, perdoem-me, não gostei muito da brejeirice dos comentários anteriores. A insuficiência de "encaixe" é minha, bem sei.
 
Creio que anamargem tem razao! E temo bem que essa medida nao valha de muito, as mulheres pagarao de uma maneira ou de outra. Provavelmente aumentarao as violacoes e aumentara também a violencia sobre criancas. É que a violencia nao para assim sem mais nem menos, é uma doença que deve ser tratada como tal. Seja como for, as vitimas sao sempre os mais fracos, mulheres, criancas, idosos e também os animais.
bjicos
 
"Entre homem e mulher não metas a colher"

PANCADA na mulher


Sebastião come tudo, tudo, tudo,

Sebastião come tudo sem colher,

Sebastião fica todo barrigudo,

E depois dá pancada na mulher.


Canção divulgada em feiras, romarias e jardins públicos pelos “Robertos” (nome dado popularmente aos fantoches) era trauteada em amena aceitação jocosa de uma realidade social tida como statu quo nas relações entre homens/maridos e respectivas mulheres.

“Dar pancada na mulher” era um verdadeiro alívio de tensão, tido como “normal” e esperado. Qualquer mal-estar inflingido ao homem – o patrão apertava, a jorna não vinha, a equipa de futebol perdia, o árbitro “roubava” - acarretava três consequências – barulhenta confraternização prolongada na tasca, consequente vinho a mais e... “porrada na mulher".

"O vinho", protagonista habitual de Domingo - particularmente ao Domingo - o vinho era a mais - “Era o vinho, meu Deus, era o vinho…” Outra canção popular, cujo leitmotiv, identifica a razão q.b. e consensual para justificar os habituais desacatos domésticos, frequentemente transbordando para rixas entre vizinhos e apelos “Ó da guarda!”, que não vinha, até porque era Domingo e o “mau vinho” não era causa suficiente para intervenção das "forças da ordem".

Bem se poderiam alternar os 3 “f’s”: Fátima, Futebol e Fado com os 3 “v’s”: Vinho, Violência e Vexame.

A violência doméstica era aceite e formulada como tabu social: “entre marido e mulher não metas a colher”, continha, entre outros sinais de código de comportamento social, a norma de não intervir, por muito que berros, desaforos, destemperos, palavrões, ameaças e gritos transbordassem do seio familiar para a rua.

Por muito que toda a vizinhança ouvisse e o soubesse, os maus tratos a mulheres e filhos eram considerados prerrogativa do homem, como tal exercida e aceite – uma espécie de inevitável “vingança” da vida, concedida ao homem e, como tal, um mal necessário da condição de mulher (e, não raro, de criança).

A mulher, “coitada”, vítima de "enganos", maus tratos, infidelidades, força inerte e não exercida em “maus” casamentos, operava com frequência alterações comportamentais e/ou de personalidade nada edificantes. Quer assumisse o perfil de vítima de modo activo, quer passivo, legava simultaneamente esse mesmo modelo de mulher aos filhos (rapazes e raparigas) que contribuía para a eternização dos respectivos papéis sociais e sucessivos mal-estares individuais.

Da herança do inconsciente colectivo deste papel da mulher nasciam, decerto, os inúmeros casamentos condenados (quase) desde a nascença.

Se “casar” era a inevitabilidade da condição de dependência económica da mulher, esse determinismo não representava, necessariamente, o (des)enlace natural que obedece a inclinações afectivas, desejos pessoais ou projectos de vida livremente sonhados, desenhados e assumidos.

Entre os riscos da indigência, de “cair na vida” (entenda-se prostituição), na “sopa dos pobres” (entenda-se caridade institucional), ou de “ficar para tia” (entenda-se solteira) e, na condescedência muitas vezes mal disfarçada, ou mesmo agreste e hostil, de familiares, para quem essa "contingência" representava uma sobrecarga mal-vinda na magreza da economia familiar, “casar” era a alternativa "atinada", a voz do senso comum, ainda que fosse uma aposta no infinitamente desconhecido.

Do infinitamente desconhecido homem, que calhava na rifa a cada uma, “levar porrada” era, decerto, a parte menos ignorada e menos sujeita a sanção social de reprovação. Afinal, “os homens são assim”... Ou eram. São ainda?... [...]
 
o leal conselheiro deve ser um gajo porreiro
Que texto edificante

Aposto que o reubou nalgum blogue de gaja para fazer figuraça perante o gajedo comentador

Que grande sacana me saiu o gajo! *





* ...só que o gajo sou eu...
 
E eu sou os outros 2 anteriores
 
A ideia até parece boa. Veja-se o caso histórico das Mulheres de Atenas, que o Chico Buarque imortalizou em canção.
Mas a minha dúvida é simples e não tem implícita qualquer ponta de ironia: independentemente do resultado no que respeita à chamada violência "tradicional" (a agressão não-sexual), para além disso, com esta atitude não aumentará também o número de violações?
 
coitadas...só ao fim de 3 dias é q vão começar a ver.............entretanto nem conseguem abrir os olhos de hematomas.................opsss

jocas maradas sem violencia
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?