7.11.05

 

Uma pergunta que, provavelmente, nunca terá resposta (RPS)



José Mourinho só perdeu um jogo. Vai ganhar de novo mais vinte ou trinta ou quarenta seguidos e vai continuar a ganhar títulos. O que aqui escrevo nada tem a ver com a derrota do Chelsea, no fim de semana.

Quando Mourinho treinava o Benfica, disse ao meu velho amigo Zekez Carvalho que ele, Mourinho, era o melhor treinador português. Quando saiu de Leiria para o Porto, disse-lhe que era o melhor treinador do mundo. De ambas as vezes, o velho Zekez Carvalho disse que eu estava tolo. É assim há trinta anos: ora acerto eu, ora acerta ele.

Desde cedo, mas em especial no Porto, percebi que Mourinho, para lá da sua competência e inteligência, era um homem deste tempo, com uma noção exacta daquilo a que se chama vulgarmente de fenómeno mediático, da sua lógica, dos seus mecanismos. Percebia-se que era um actor e que geria o seu espectáculo de forma magistral. Não tenho dúvidas que, na privacidade, ele se assiste, isto é, mede, avalia as suas aparições públicas e prepara as seguintes. E deve dar-lhe um enorme gozo. Como dizia, nos tempos de Mourinho no FCP, a minha amiga Jellygina, aquilo é tudo número.

Reconheço, pois, desde sempre, altíssima qualidade ao tipo e estou-lhe grato pelo que fez no meu FCP. Mas também confesso: estou enjoado de José Mourinho. Enjoado de ouvir falar dele. É o sucesso de Mourinho aqui, o génio de Mourinho ali, o talento de Mourinho acolá, o charme de Mourinho destacado por mulheres de todas as idades, os anúncios publicitários com Mourinho, os documentários sobre Mourinho, as crónicas assinadas por Mourinho, as declarações polémicas de Mourinho, o sobretudo de Mourinho, a barba por fazer de Mourinho, a iniciativa humanitária com a presença de Mourinho...

Há poucas semanas, uma pessoa de família, mulher, idosa, a quem, durante mais de cinquenta anos nunca ouvi falar de futebol, perguntou-me, num cair de noite de domingo, quanto é que ficou o Mourinho? Não o Chelsea, mas sim o Mourinho. Irra!

É evidente que, apesar deste enjoo, não desejo mal ao homem. Nem a ninguém. Mas confesso que, em certo sentido, gostava de o ver na mó de baixo. Gostava por uma mera curiosidade antropológica. Como será (seria) ele na mó de baixo? Que números inventaria?...
Não sei porquê, mas acho que nunca saberemos.

Comments:
Eu que não nutro pela figura qualquer simpatia, reconheço-lhe todas as qualidades que RPS destaca. Mais, tenho a certeza que se em vez do Scolari, tivesse estado Mourinho à frente da selecção na porra do Euro2004 Portugal não tinha perdido aquela final. E não hesito em afirmar que daqui a uns anos com Mourinho à frente da selecção - inevitavelmente acontecerá porque ele assim o planeou - Portugal será campeão europeu ou mundial.
Quanto ao enjoo, pois, enfim, quer dizer, temos que ter paciência...
 
Eu até gosto do folclore todo à volta do seu personagem! Mais que um bom treinador, é um bom entertainer! Também tenho a mesma curiosidade que tens, e há que lhe dar o mérito de, como treinador principal, nunca ter estado na mó de baixo! Saberá regir quando estiver?
 
"uma pessoa de família, mulher, idosa, a quem, durante mais de cinquenta anos nunca ouvi falar de futebol"

Caro RPS,
É bem verdade que sempre tiveste gostos um pouco conservadores, "idosos", apesar de ter recentemente descoberto uns gostos musicais insuspeitos (Pixies et al). Mas daí a te passares por sexagenário, vai-te catar. Não é por nada, senão por sermos da mesma idade, memo que tenhas mais cabelos brancos.
PS Já reparaste que o Mourinho é mais ou menos da nossa idade?
 
Essa mulher, com toda a certeza de extremo bom gosto, apenas fez a pergunta que muitas mulheres fazem, mesmo as que não gostam muito ou nada de futebol. Porque futebol é uma coisa e o Mourinho (no futebol) é outra, distinta. é um fenómeno muito maior, muito mais complexo.
Aliás, Mourinho e futebol, são dois fenómenos, dois tratados, dois jogos.
Por muito irra que te apeteça dizer, RPS, um Mourinho é fenomenal - não estou a dizer bom como o milho, que também é - estou a dizer um génio da gestão, por exemplo!
 
Mc Jaku... Sabes que gosto de exagerar... Pronto: trinta e tal.
 
Diz Zekez Carvalho: confirmo a veracidade das premonições de RPS sobre José Mourinho. E também atesto que ele se engana menos vezes do que eu sempre que faz previsões. Quanto ao Mourinho é um excepcional treinador de clube; não creio que obtivesse, ou venha a obter, grandes êxitos numa selecção; de resto, de ano para ano o futebol praticado pelas suas equipas tornou-se mais eficiente, mas também mais chato e inestético.O mais espectacular clube treinado por Mourinho foi o do FCP no ano da vitória na Taça UEFA. Depois, progressivamente, foi havendo menos circulação de bola, menos jogadas de entendimento atacante, menos aposta na vertente lúdica do jogo. E cada vez mais anulação do jogo adversário (após meticuloso estudo da sua forma de jogar nas semanas anteriores), mais pressing, aposta em ganhar as "segundas bolas" (subsequentes aos ressaltos) e agressividade nas áreas, defensiva e atacante. Vai pegar até lhe encontrarem o antídoto. Ou enquanto durar o dinheiro ganho pelo Abramovich com suor e trabalho honesto...
 
Os amigos dele dizem que ele é mesmo assim. Eu, por mim, lembro-me dele ainda no Barcelona, como tradutor, engalanado e vaidoso à porta de um treino do Barça. Na altura, o Aristóteles era um professor estagiário de filosofia que acompanhava entusiasmados alunos liceais a uma visita de estudo por terras catalãs. Os jovens queriam ver os ídolos, mas um conjunto de seguranças não os deixava concretizar a intenção. Foi então que um colega mais afoito quebrou o protocolo e, ultrapassando os seguranças, dirigiu-se à pose napoleónica de Mourinho para que possibilitasse um contacto mais próximo com os jogadores. O tradutor de Robson, inesperadamente, deu todas as instruções necessárias a que os alunos conseguissem vencer os constrangimentos oficiais... Não tomo posição, mas esta situação dá razão aos amigos de Mourinho, contrariando a tese oficial da soberba do técnico.
 
RPS, que raio de pergunta: quando ele esteve na mó de baixo (porque deve ter estado, como qualquer humano) apareceu em alguma televisão? E desde quando o BPI ou a Mastercard vão fazer propaganda usando um gajo na "mó de baixo"?
 
Ficará na mó de baixo quando se aperceber que só com o FC Porto conseguiu vencer a Champions League!
Essa é a maldição que atormenta Mourinho...
 
Obrigada pela visita e pelo endereço. Foi muito gentil de sua parte. Já conhecia a Rosario, fêz algumas visitas ao meu Blog e deixou muitas contribuições.
Um abraço do Brasil.
 
BOM DIA!!!!
Olha, ja eu nao tenho essa curiosidade. Nao gosto de ver ninguem na mo de baixo a nao ser um grande sacana. O Mourinho é um profissional competente e nao me parece que tenha sacaneado ninguem para chegar onde esta (digo eu, va). Por outro lado, vivendo em Inglaterra, é um prazer saber de pessoas do nosso pais que tem sucesso ca fora...

Abraicos!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?