10.8.08

 

Sofá olímpico III (RPS)

"Conheci-a" há poucos dias, numa longa reportagem de uma série que a RTP fez com vários atletas olímpicos. Telma Monteiro pareceu-me uma miúda como muitas outras: simpática, talentosa e esforçada na actividade desportiva a que se dedicou (judo) e portadora de alguns sonhos. Olímpicos. Nada de novo, portanto.
Como as restantes reportagens da série, a de Telma Monteiro carregava uma fortíssima carga de simpatia. Ou seja, não era "neutra": tomava o partido. Ela era enaltecida a um ponto para lá do razoável (aposto que Telma, se viu, não gostou). Em todo o caso, manteve-se o habitual registo disparatado, celebrizado pelos comentadores e locutores em jogos da selecção de futebol, que não querem deixar dúvidas sobre o seu apego à "equipa das quinas". (acharia sempre muito mais interessante uma reportagem sobre as fraquezas e defeitos da atleta e isso far-me-ia, muito provavelmente, simpatizar mais com ela).
A dado passo da reportagem, sucederam-se uns depoimentos de treinadores, dirigentes e especialistas da modalidade - uma série de personagens com ar sinistro, algo façanhudas, que, além dos elogios à atleta, destacavam a importância (eles dizem "mais-valia") de Telma representar o Benfica. E falavam insistentemente em "marca Benfica". Um deles, prevacendo a ousadia de algum tele-espectador cair na tentação da dúvida metódica, avançou, com ar triunfante, o argumento final, iniciado com uma pergunta retórica: "Ainda recentemente, na visita do Benfica ao Parlamento Europeu, quem foram os símbolos do clube que integraram a delegação?". Como a pergunta era retórica, deu a resposta: "O Presidente do clube, Luís Filipe Vieira, símbolo máximo da instituição, Eusébio da Silva Ferreira e... a Telma!". Para o figurão, tal como para os outros que grunhiram para o repórter, esse factor, só por si, garantia "um grande resultado em Pequim", "uma medalha, certamente", talvez mesmo "o ouro".
Hoje, ao acordar, soube que Telma Monteiro ficou em 9º lugar. Nada que me tivesse surpreendido. Confirmei a ideia que tinha: para ter bons resultados, há que escolher melhor as companhias.
Aposta: o próximo flop será o da Vanessa Venceslau.

Comments:
Apenas três factos a ter em conta e que te dão (ainda mais) razão:
- Telma Monteiro fez toda a sua carreira no Feijó e, atenção, só em Julho do ano passado (!) passou a ser "um símbolo do Benfica"...
- lida "A Bola" hoje, ficamos a saber que esta forte candidata a uma medalha de ouro (à hora do fecho da edição) é sempre referida como "a atleta do Benfica"... amanhã, na crónica da derrota, aposto que será sempre designada como "a atleta portuguesa"
- é gira (não tem nada a ver com o resto, mas precisava dizê-lo.
 
o meu comentário perde o sentido após a leitura do anterior, pq só vinha mesmo dizer que após um 9º lugar deixa de ser uma atleta do Benfica para ser única e simplesmente uma atleta portuguesa...
 
Flop Vanessa, OLÉ!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?