13.5.08

 

Maniche (RPS)

Entre mim, conceituado treinador de bancada e mesa de café, e o sr. Scolari vai toda uma imensa distância. Basta anotar as diferenças entre as nossas listas de convocados (a minha foi publicada aí em baixo, antes do anúncio da dele).
Apesar disso, e apesar, também, de, em Portugal, ser crime criticar o sr. Scolari, permito-me contestar a não convocatória do melhor jogador português nas fases finais do Euro-2004 e do Mundial-2006. Maniche, claro. Homenageio-o com este vídeo.

Comments:
Curiosamente um vídeo do FCP para atestar a imparcialidade deste blogger em relação ás suas escolhas para a selecção nacional.
 
Quem lhe disse que sou ou quero ser imparcial, sr. Jorge C. ?...
 
Pode-se discutir a que propósito é que Postiga, Deco ou Nuno Gomes, que estão absolutamente fora de forma (sendo certo que o primeiro nunca esteve em forma) figuram na convocatória de Scolari.
Mas a questão que este post suscita não é essa. É esta: a que propósito é que um jogador absolutamente fora de forma como Maniche deveria figurar na convocatória de Scolari?
 
O problema de Maniche é que, algures neste percurso comum com Scolari, houve uma relação de confiança que se quebrou. Não foi a primeira vez - há 4 anos foi repescado in extremis após ter feito um acto de contrição - mas agora parece que é definitivo. Creio que Scolari não confia nele, sobretudo não confia que, deixando-o no banco, ele não arranje problemas, como tem sistematicamente feito nos seus clubes. Até porque agora Scolari tem alternativas - Moutinho, Veloso e Meireles, a ordem é aleatória, dão mais garantias de consistência.

PS Quando será que alguns entendidos aprendem que, num torneio de meia dúzia de jogos daqui a a mês e meio, a forma actual é completamente irrelevante.
 
O entendido protesta contra McJaku:

O problema não é não estar em forma agora e está-lo daqui a um mês.
Deco já deu o que tinha a dar. Nuno Gomes passou a época toda sem forma nenhuma, não se percebe porque é que daqui a um mês havia de estar em forma.
Postiga nunca na vida soube o que era isso de estar em forma.
Maniche foi um fogacho de uma época. Tirando essa época não tem lugar em selecção nenhuma que não seja de velhas guardas.
Quando é tu McJaku aprendes que o futebol está dentro de mim e que os meus conhecimentos de futebol são inatos?
 
Já sabes que concordo que o homem fosse chamado. Pelo menos, em detrimento de Petit.
Mas, analisando friamente este post, o único factor que invocas para a chamada de Maniche é o facto de ter sido o melhor jogador português no Euro-2004 e Mundial-2006. Por essa ordem de razões, como justificar a não convocatória de Eusébio (o melhor em 1966) e de Chalana (o melhor de 1984)?
 
Ora, pc! Foda-se! Porque Eusébio e Chalana estão retirados.
O que eu quero dizer é que Maniche é daqueles jogadores que não costuma falhar nos momentos decisivos.
Há bons executante que, sendo-o nem sempre respondem totalmente sob pressão.
 
Temos é uma selecção cheia de desequilibrados. Só potenciais fracturas expostas e desentendimentos.
Eu acho que Funes deveria ter sido convocado para fazer o sector direito. Leva o estilo de um dos seus - Abel.
 
é verdade que o Maniche torna-se enorme nos campeonatos do mundo e europeus, é sempre fabuloso, terá sido por isso que não foi convocado?
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?