18.5.08

 

4-0 (RPS)

2-2 é o resultado dos desfechos entre FCP e Sporting em finais da Taça de Portugal. Em escândalo, o resultado é de 4-0. Independentemente do resultado, mesmo quando ganah, o FCP é prejudicado nestes jogos.
Hoje, um árbitro de nome estranho entregou a Taça à simpática agremiação de Alvalade.
Em 2000, fora Acosta que, com um murro, partiu o maxilar a Paulinho Santos. O árbitro "não viu".
Em 94, foi a cena dos adeptos do Sporting atirando garrafas, pedras e todo o tipo de objectos aos jogadores do FCP, durante a cerimónia de entrega do troféu. Eposódio desvalorizado e quase abafado. Se fosse ao contrário...
Mas o maior escândalo deu-se em 78. Era eu adolescente e vivia a "bola" com forte paixão. Num primeiro jogo, estando o FCP a vencer 1-0, um penalty inventado foi transformado por Paulo Menezes, um defesa-central brasileiro. Apitava Francisco Lobo, de Setúbal. Lá, em Setúbal, e também em Leiria, o regime vigente, dominado por Benfica e Sporting, mantinha o núcleo-duro dos homens do apito que lhes faziam os favores. Apenas porque os regulamentos de então impediam que árbitros de Lisboa apitassem jogos de clubes de Lisboa. Obviamente, colocavam-nos nos distritos vizinhos.
Veio a finalíssima e, nessa mesma noite, o Sporting seguia viagem para uma então inusitada digressão à China. As bagagens já estavam na Portela, esperando os jogadores.
Cedo se percebeu, por sucessivas decisões do árbitro, que o campo estava inclinado para um dos lados e o Sporting lá fez 1-0, com um golo de Vítor Gomes, em escandaloso fora-de-jogo. Acabou 2-1.
Só no aeroporto, então, a generalidade das pessoas, incluindo alguns jogadores do Sporting, entenderam o que se passara: o árbitro do jogo, o inefável Mário Luís, de Santarém, seguia viagem com a equipa do Sporting. Com despelante disse aos jornalistas que fora convidado depois do jogo, no balneário. Nunca explicou porque tinha já as malas no aeroporto.

Comments:
Mas o maior escândalo deu-se em 78. Era eu adolescente e vivia a "bola" com forte paixão.

Se a forte paixão te passou, como é que explicas que continues agora a falar de futebol com fortes doses de irracionalidade?
 
Caro Funes,
é tal a irracionalidade, que não refere um golo mal anulado a Romagnoli que nos podia ter poupado um prolongamento.
Ao longo do discurso não explica uma única vez em que é que o FCP foi prejudicado.
O melhor em campo foi o guarda-redes do FCP, o que já diz tudo da justeza do resultado final.
Lucho não se viu... Quaresma não jogou... Lizandro irreconhecível. Como é que queriam ganhar?
Ah, e quem entregou a Taça ao Sporting foi um tal de Cavaco Silva (nome estranho, é certo, mas não é árbitro, que se saiba...).
 
Então já não gostam do Olegário?
 
Não foi só o golo limpo anulado ao Romagnoli. Foram o Quaresma e o Fucele a agredirem impunemente João Moutinho, e foi Bruno Alves a agredir Djaló na grande área (penalty por marcar e vermelho por mostrar). O FCP foi prejudicado em dois lances inócuos: um amarelo por mostrar a Grimi e uma falta sobre Lisandro fora da área, que ficou por assinalar. A história contada por RPS sobre Mário Luís e a ida à China é verdadeira. E ele lembra-se bem porque em trinta e muitos anos de interesse pelo futebol é a única do género qque pode apontar ao Sporting...
 
Pontos prévios:
1. Eu sou do Sporting
2. Procuro separar a minha paixaão clubística (se calhar paixão é um bocado de exagero) da análise racional dos factos. Se o conseguirei ou não, ouros o dirão.

RPS, no seu estilo tão característico, mistura factos, suposições e lendas. Diz que o Acosta partiu os queixos ao Paulinho com um murro. Por que não com um gope de karaté? Não existe, que eu saiba, qualquer registo de semelhante agressão. Nem sequer alguma vez alguma testemunha se apresentou e denunciou semelhante ataque. Mas fica bem, um murro.
O Mário Luís, dito o Chinês a partir desse episódio, não devia aceitar a viagem à China ? Mas não há qualquer problema nos árbitros irem a casa de Pinto da Costa nas vésperas dos jogos. Falar do tempo, é claro.RPS fala em fora de jogo descarado e não tenho hipótese de o contrariar. Nesse ano não houve transmissão TV e não posso ter opinião. Lembro-me dos jornais falarem de fora de jogo de posição. Seria ? Mas foi descrado, claro.
Mas tenho opinião sobre a pouca vergonha da entrega da Taça, na qual, aliás os jogadores do Porto também participaram, respondendo aos insultos e provocando os espectadores, que aliás não precisavam de ser provocados. Lamentável! Eaté lembro Graça Oliva, que mudou de Lisboa para Leiria para poder arbitrar.
Mas, no jogo de ontem, por muito que te esforces para dizer o contrário, o Sporting ganhou porque jogou melhor. Quanto ao mais, por cada lance a favor do Porto, eu tenho um a favor do Sporting. De comum apenas uma coisa:o senhor de nome esquesito é mau árbitro. Daí Paulo Bento poder dizer que se não fosse ele, seriam 3 taças ganhas enão apenas 2.
 
Ah, Funes! Esse comment era meu, pá! Agora só posso arrogar the old fashion way: Olé, olé, olé, olé!!!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Despelante" j� decorre do Acordo Ortogr�fico ?
 
Aposto que Edite Estrela é Arlindo do Rego.
 
A ida do arbitro à China, é uma brincadeira de crianças, comparado com as histórias dos quinhentinhos e dos chocolatinhos antes dos jogos, até porque foi às claras à vista de toda a gente.

Aliás quem aceita que é um clube corrupto é o FCPorto que não apresentou recurso.

Não é sim meu caros advogados ?
 
É assim, sim, Luís Maia. Absolutamente.

E eu ainda me lembro muito bem do telefonema que o Mário Luís fez para casa, depois de, no final do jogo, ter recebido o convite para ir à China:
- Olha, mulher, hoje não vou jantar. Vou para a China com o Sporting - foram as suas palavras, segundo o jornal "A Bola".
Tudo claro e transparante. Não é como o Calheiros a passear no Brasil à custa do FCP.
E o Calheiros RPS? E as facturas das viagens do Calheiros pagas pelo FCP?
Ah? Ah? Ah?
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?