22.11.07

 

Lembro-me sempre disto... (RPS)

...
... a propósito de licenciaturas, mestrados, pós-graduações e similares.

Em Agosto, no acto da formatura de Carlos, houve uma alegre festa em Cellas. Affonso viera de Santa Olavia, Villaça de Lisboa; toda a tarde no quintal, d'entre as acacias e as bella-sombras, subiram ao ar mólhos de foguetes; e João da Ega, que levára o seu ultimo R no seu ultimo anno, não descansou, em mangas de camisa, pendurando lanternas venezianas pelos ramos, no trapesio e em roda do poço, para a illuminacão da noite. Ao jantar, a que assistiam lentes, Villaça, enfiado e tremulo, fez um speech; ia citar o nosso immortal Castilho quando sob as janellas rompeu, a grande ruido de tambor e pratos, o Hymno Academico. Era uma serenata. — Ega, vermelho, de batina desabotoada, a luneta para traz das costas, correu á sacada, a perorar:

— Ahi temos o nosso Maia, Carolus Eduardus ab Maia, começando a sua gloriosa carreira, preparado para salvar a humanidade enferma — ou acabar de a matar, segundo as circumstancias! A que parte remota d'estes reinos não chegou já a fama do seu genio, do seu dog-cart, do sebaceo accessit que lhe ennodôa o passado, e d'este vinho do Porto, contemporaneo dos heroes de 20, que eu, homem de revolução e homem de carraspana, eu, João da Ega, Johanes ab Ega...

O grupo escuro em baixo desatou aos vivas. A philarmonica, outros estudantes, invadiram os Paços. Até tarde, sob as arvores do quintal, na sala atulhada de pilhas de pratos, os criados correram com salvas de dôce, não cessou d'estalar o champagne. E Villaça, limpando a testa, o pescoço, abafado de calor, ia dizendo a um, a outro, a si mesmo tambem:

— Grande coisa, ter um curso!

Comments:
Pois... pois... e eu que o diga... estava tão bem quieta, mas... palavras para quê...
BJS
 
Sim, na verdade... nem sequer é sinónimo já de saber ler em condições.
 
Grande Eça. Intemporal.
:)*
 
O Ega... já tenho saudades.
 
Ai grande Eça... sempre actual!
Bom fim de semana!
 
O Eça sabia-a toda... mas também tirou um curso! ;))

Bom fim de semana!
 
grande coisa ter 2 cursos!:)

tb penso assim. não valem de nada.

melhor. valem mto pouco.
 
de facto uma grande PEQUENA coisa...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?