24.11.07

 

Do futsal (RPS)

A SIC "generalista" apostou, este ano, na transmissão de jogos do campeonato de futsal. É uma aposta como qualquer outra, para mais tratando-se de uma empresa em dificuldades: em perda de audiências, definhando em todas as frentes, num tempo economicamente depressivo e num meio - o da comunicação social, o da difusão de conteúdos, informativos e de entretenimento - a viver mudanças profundas, com as empresas e os investidores em busca de novos caminhos que lhes assegurem a sobrevivência.

A SIC investiu no futsal como se investe num talk-show, no wrestling, numa novela. No final, se o negócio não der prejuízo, já terá sido uma boa aposta.
Como num talk-show, no wrestling, numa novela, o canal lá vai promovendo o seu produto e, quer nos "promos" dos eventos quer nas transmissões, procura passar do futsal uma ideia de emoção que não existe e um registo de dignidade e de importância que aquela modalidade desportiva obviamente não tem. Nada de novo.

Estas transmissões e o trabalho de promoção da modalidade assumiram, contudo, uma outra função que poderemos definir como "social". É que duas grandes instituições desportivas do país - Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal - participam na competição. Participando nela e não tendo o FC do Porto a modalidade de futsal, as suas hipóteses de vitória são maiores e, assim, largos milhões de portugueses "desportivamente deprimidos" fazem, de algum modo, as pazes com o desporto, com o país, com a própria vida. Acresce que, face à ausência do FC Porto, têm como certa, também, a ausência de qualquer tipo de corrupção a manchar a competição.
O futsal é, assim, para muitos, uma modalidade emociante, em que Benfica e Sporting medem forças com outras instituições, em duelos inebriantes. Não estou certo do nome de nenhuma das outras equipas, mas é qualquer coisa à volta de Atlético de Fernão Ferro, Mexilhoeira, Fundação Carlos Neves e Barbosa&Ramos Lda. Todos nomes sonantes do desporto mundial, portanto.

Ontem, à hora de jantar, a caminho de casa, ouvi, num noticário radiofónico às 20 horas, reportagem em directo sobre um Portugal-Espanha, a contar para o Campeonato da Europa da modalidade. Diz, a dado trecho, o repórter: "espera-se que Portugal, no final da partida, leve daqui, do Multiusos de Gondomar, rabo e orelhas!".
Já em casa, num "zapping", deparei, com a transmissão da peleja, na SIC "generalista". Em poucos segundos, Portugal marcou, fazendo 1-0. O locutor não se limitou a gritar "golo" - entrou num verdadeiro descontrolo. E, para remate daquele momento único de emoção, diz-nos: "fomos os heróis do mar, somos os heróis do mundo!".

Hoje, sábado, de manhã, verifiquei que "fomos" eliminados por Espanha.
Já tenho o fim-de-semana estragado.

Comments:
RPS, a cegueira portista tapa-lhe o discernimento na análise. Nada a que já não estejamos habituados nas pessoas que no lugar do cérebro têm um pequeno computador criado pelo intelectual Pinto da Costa.
O futsal é uma modalidade extraordinária que envolve muita técnica e jogadas rápidas ao primeiro toque. Para um amante do desporto com bola é um desporto impar.
Há 10 anos comecei a ver futsal porque começou a dar na sporttv. Na altura penso que o Benfica ainda nem equipa tinha. Um amigo jogava no Coimbrões e depois foi para o Boavista (não sei se conhece mas é um clube mais ou menos conhecido na cidade do Porto. Fica ali na Avenida da Boavista).
Analisando o seu juizo, que está obviamente tapado pela clubite e pela falta de rins para lidar com ela, concluo que pensará o mesmo de todos os outros desportos como o volley, o andebol e o basquetebol. Ora, curiosamente só nesta última a sua equipa sai a triunfar há largos anos e talvez desta tenha uma opinião diferente. Mas nas outras posso-lhe dizer que são igualmente grandes modalidades onde o Benfica dá cartas por ser a melhor equipa. Mesmo assim, antes de ter esta estrutura que lhe dá titulos eu joguei voleibol durante 6 anos, dos 10 aos 16, na Académica de S.Mamede e assisti a inumeros jogos de andebol com os qualis delirei por ser outro desporto extraordinário.
Duas coisas a reter: quer dizer mal da sic, faça o favor, dou-lhe toda a razão. Agora não arrase com um desporto só porque não lhe agrada o facto de o seu clube nem lá pintar.
Em relação ao comentador da sic posso-lhe garantir que essa foi uma em centenas de barbaridades que ele foi dizendo ao longo do encontro.

(ao reler o meu comentário noto-lhe alguma agressividade mas é evidente que não é esse o seu sentido. faço esta ressalva por todo o respeito que o rps me merece)

Cumprimentos!
 
Na vida como no futsal, há que ter alguma agressividade, Jorge C.
 
Ahahah! Ainda bem que nos entendemos. È isso mesmo!
Cumprimentos.
 
Este post era absolutamente brilhante se tivesses sabido saltar da frase "Nada de novo", para o parágrafo que começa: "Ontem, à hora de jantar, a caminho de casa, ouvi, num noticário radiofónico às 20 horas, reportagem em directo sobre um Portugal-Espanha, a contar para o Campeonato da Europa da modalidade."
Infelizmente, não soubeste resistir à tentação da pequenez.
 
rps, sou sportinguista e estou-me a cagar pró futsal! Quanto ao teres o fim-de-sema estragado, não fales antes do tempo... o Vitória ainda não ganhou ao Porto, já?! lol
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
olá

É a primeira vez que venho ao teu blog, e achei muito interessante... mesmo havendo uma tendencia clubista lolll achei piada como falaste da sic generalista.

Nem sei se terá muito sentido o que vou escrever mas aqui vai... o mal da sic estar a perder audiencias (e vou dar o exemplo do futebol) é querer acompanhar a tvi (em tudo), quando não tem pernas para isso....A tvi ficou com alguns jogos da superliga e os resumos, já tem o campeonato da europa, e a sic? ZERO. Daí a grande promoção ao produto: o campeonato de futsal (até podia ser o campeonato de berlinde)

outra grande diferença, é ter como director o Francisco Penim ( que começou a fazer televisão depois de mim - sim, sou jornalista) e ter como director José Eduardo Moniz.Só aí a diferença é abismal!

eu tb sou do sporting, e se queres saber... estou bem a borrfar pro futsal. Vai ser mais um flop da estaçao de "Francisco Balsemão."
 
Caras Sofia e Peach:

Ter-me-ei explicado mal num ponto. No meu círculo de relacionamentos, a maior parte das pessoas que gosta "da bola" está-se nas tintas para o futsal.
Agora a meia dúzia que vibra com aquilo é benfiquista. Extrapolei a minha "amostra" para o geral.

De qualquer modo, com este post, acabo de descobrir mais um caso desses: o de Jorge C.

O futsal é como o futebol de praia: é engraçado para jogar com os amigos. Aliás, fi-lo durante anos (sem brilho nem glória, diga-se).
Mas é a lógica destes tempos: daqui a 2 anos - ou 5 ou 10 - estão-nos a vender o Campeonato de Matraquilhos ou de Futebol de Consola.


Caro Funes:
A pequenez estará na tua cabeça. Poderia explicar-te melhor, mas não dou lições de borla.
 
Tssc, tsscc. tssc,

Sempre que te critico, tu não dizes nada. Vá lá que desta vez não disseste nada, citando Vasco Pulido Valente.
 
Xiii... o que para aqui vai...
O futsal é uma modalidade que merece tanto respeito como qualquer outra. Já no que diz respeito aos comentadores que fazem as transmissões dos jogos, são tão maus como os que fazem as locuções dos jogos de futebol... É pena o Sr. Perestelo (não sei se é assim que se escreve...) não ter deixado sucessores à altura.

Boa semana!
 
"O futsal é uma modalidade que merece tanto respeito como qualquer outra."

Concordo plenamente, Cati. O futsal não merece respeito nenhum.
 
Sendo a SIC detentora dos direitos de transmissão do futsal é natural que promova a modalidade como se esta tivesse muita expressão no país.
Apesar do futsal e do futebol de praia não me dizerem absolutamente nada, acho bem que haja diversidade e que este tipo de modalidades passem em canal aberto, depois, cabe a cada um assistir ou não.
 
RPS, haverá algum mal em gostar de outras modalidades que não o futebol?
É que depois dessa Verdade que me fez ver o melhor será enforcar-me por ser um falso e só gostar de ver outro tipo de desportos por causa do Benfica. Descobri, através de si, que sou um tipo sem qualquer tipo de carácter. Quero morrer!
 
o meu programa desportivo preferido é A Liga dos Últimos-RTPN- não perco!

e o meu filho é guarda-redes de futsal e um portista ferrenho...
claro que não posso deixar de acrescentar que joga n´Os Restauradores de Brás Oleiro...rs
 
O RPS jogou Futsal (na altura chamava-se Futebol de Salão) anos e anos. Às vezes ao relento, em rinque e à chuva, em pleno Inverno. Numa dessas vezes abriu-me a maçã do rosto com uma cabeçada pelo que tive de levar pontos no Hospital, à uma da matina, dados por um semi-médico estagiário P1 (acho que se dizia assim), o qual chamou vários colegas para me verem ser cozido enquanto comentava "como era giro". Graças a Deus a cicatriz não é muito perceptível. Anos mais tarde, sem querer e sem ponta de vingança também lesionei com gravidade o RPS, dets feita em Pavilhão. Grandes momentos das nossas vidas passaram-se a jogar Futsal, a tomar banho em balneários inenarráveis e depois a recarregar baterias, com cervejadas, sumóis, seven-ups e outras porcarias bem fresquinhas. E umas francesinhas a acompanhar. Para o Funes, desde o meomento em que entrou na equipa, melõ espanhol e caldo verde com canja de galinha. Porquê insultar o FUTSAL?! Não é muito telegénico mas o Hoquei em Patins também não o é. Quando os locutores nos campeonatos do mundo de Hóquei em Patins, que Portugal às vezes ganhava, bramavam hossanas parecidas com esta dos "heróis do mundo", o meu caro RPS nunca se insurgiu - porque o FCP dá cartas no Hóquei em Patins. Tenho dito e já foi demais.
 
Que saudades, Zekez!
Tempos fantásticos que, de facto, não mereciam transmissão televisiva.
O futsal, como o futebol de praia, é excelente para amigos jogarem uns com os outros. Não mais que isso. Espero que o meu clube nunca tenha futsal - não tem interesse nenhum elevar aquilo a "alta competição". É só isso.
 
É a primeira vez que apareço por este blog.

Caro rps, qualquer um de nós pode ter opinião, mas falar dessa forma daquela que é neste momento a 2ª modalidade com maiores assistências em Portugal, é no mínimo pouco sensato.

Tem todo o direito de não gostar da modalidade, mas eu também não gosto nada de hoquei em patins e não acho que seja por isso que devemos ostracizar essa mdalidade.

Um abraço
 
Zekez, tiraste-me as palavras da boca. Mas, em honra da verdade, deve afirmar-se que se RPS dentro da linhas não era propriamente um grande jogador ( e a barriguinha a a crescer, a crescer não ajudava...) como técnico era brilhante, intuitivo, assim tipo António Oliveira, mas sem a parte do alho no balneário e similares, que nós não deixávamos !
Quanto ao comentador da Sic, relembremos que M. Jorge já dizia há muitos anos que só via futebol com música clássica !
 
fomos...somos?? herois?? do mar??' eheheheheheh

jocas maradas
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?