2.10.07

 

Barrigana (RPS)

Desde miúdo que ouvi falar em Frederico Barrigana, guarda-redes, glória do FC Porto nos idos de 40 e 50. Recordo-me de, uma vez, nos camarotes das Antas, assistir a uma discussão entre dois velhotes (talvez nem fossem muito velhotes, mas eu teria 6 ou 7 anos...) sobre quem era melhor: Barrigana ou Acúrsio, outro antigo guarda-redes.
Barrigana morreu, foi ontem a enterrar e, para espanto meu, vi a notícia em todos os canais de tv, com imagens e tudo! Não é normal tanto espaço a uma velha glória do FC Porto que morre. Mas percebi a razão, quando notei a ênfase, o tom prazenteiro com que, em todas as peças, se referia que "Barrigana jogou 12 épocas no Porto sem nunca ter sido campeão".
Ninguém deu espaço a Barrigana por causa de Barrigana. Foi pela recordação, para muitos saudadosa, de um tempo em que o FC Porto tinha grandes jogadores, mas não ganhava nada.
Esse tempo morreu bem antes de Frederico Barrigana.

Comments:
Ai! Coitadinhos de nós que todos nos querem mal!
Deixem-se disso! Parecem velhas!
Já lhe disse, arranjem um campeonato só para vocês. Tenho a certeza que se vão continuar a queixar.
Gente pobre!
 
És mesmo burro, RPS.
Então não percebeste que a morte de Barrigana foi notícia, porque ele foi a enterrar em Barrô, a terra adoptiva de Funes?
 
Barrigana era uma lenda ! A primeira notícia da morte de Barrigana era a de que ainda estava vivo ! Ninguém de idade razoável se lembra de ter visto jogar Barrigana. Criou-se um mito, creio que por motivos extra futebol. Américo, grande guarda redes do Porto, quando morrer não vai ter metada do tempo de antena de Barrigana
Em tempo: eu lembro-me do Américo jogar, e lembro-me ainda mais de falar com ele na Casa Magriço, ali em Fernandes Tomás. Não sei se foi capeão pelo Porto,creio que não, mas esse é o teu departamento,ó RPS
 
A Casa Magriço era na Praça da Batalha e não em Fernandes Tomás. Comprei lá umas sapatilhas.
A não ser que houvesse a Casa Magriço 1 e a Casa Magriço 2. Mas tão perto uma da outra não fazia grande sentido.
 
Pois Funes, na Batalha era mesmo a Casa Magriço 2, por incrível que possa parecer
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?