28.5.07

 

Boa imprensa e má imprensa (RPS)

Acontece frequentemente no futebol e na política: as pessoas queixam-se da imprensa, da Comunicação Social.
Há, na verdade, pessoas e instituições que a imprensa tende a tratar bem e pessoas e instituições que a imprensa tende a tratar mal.
Muitas queixas são, assim, compreensíveis. Mas as tendências da imprensa também o são de algum modo, já que, em muitas ocasiões, traduzem estados de espírito colectivos. Um exemplo: depois de anos a fio com boa imprensa no segmento da "imprensa cor-de-rosa", Santana Lopes, por força dos lugares e responsabilidades que assumiu, passou a ocupar espaço na imprensa dita séria e teve má imprensa. Tem boas razões de queixa, mas nós - porque a imprensa reflecte aquilo que nós somos - temos mais e melhores razões de queixa dele.

Casos há, contudo, em que a circunstância de se ter boa ou má imprensa não reflecte propriamente um sentimento colectivo maioritário, mas radica em causas mais específicas. Por exemplo: a Esquerda tem, habitualmente, melhor imprensa que a Direita. Isso decorre do facto de nas redacções, nas editorias, nas chefias, nas direcções, nos painéis de comentadores e analistas estarem maioritariamente pessoas de esquerda, ou que se dizem de esquerda, ou que acham que devem dizer que são de esquerda.
Outro exemplo, do futebol: os clubes do sul e, em especial, o Benfica, têm tendencialmente, boa imprensa, enquanto o FC Porto tem, tendencialmente, boa imprensa a norte e má imprensa a sul.

Pessoas e instituições expostas ao longo de muitos anos acabam por viver as duas experiências: numa fase têm má imprensa, noutra boa.

Não olhando para as causas, ficam alguns exemplos de pessoas e de instituições, da política e do futebol e de mais uma ou outra área avulsa, que têm tendencialemnte boa imprensa ou má imprensa...

BOA IMPRENSA: Cavaco Silva (de há meia dúzia de anos para cá), Esquerda, Governos PS, Bloco de Esquerda, Comunistas no Poder Local, Maria Barroso, SL Benfica, Rui Costa, Paulo Bento, Jovens do Sporting, Academia de Alcochete, Associação Abraço, DECO - Associação de Defesa do Consumidor, Daniel Sampaio, Vanessa Fernandes, Luís Represas, Ruy de Carvalho, Helton, Vítor Baía (até ao Mundial da Coreia), Bagão Félix, Manuela Ferreira Leite, Maria José Nogueira Pinto, Jorge Coelho, João Cravinho, António Costa, António Vitorino, Fernando Gomes (nos primeiros anos na Câmara do Porto), Luís Filipe Scolari, guarda-redes Ricardo, Jaime Pacheco, Pirilampo Mágico, José Sá Fernandes, Ruben de Carvalho, Manuel Alegre, Helena Roseta, Sargento Luís Gomes (sequestrador da pequena Esmeralda).

MÁ IMPRENSA: Direita, Governos PSD, PCP, Manuel Maria Carrilho, Fernando Gomes (depois de ir para o Governo), Rui Rio (mais a norte do que a sul), Vítor Baía (desde o Mundial da Coreia), Santana Lopes, Paulo Portas, Cavaco Silva (enquanto Primeiro-ministro), FC Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, Pacheco Pereira, Alberto João Jardim, Isabel Pires de Lima, Manuel Pinho, Parlamento e deputados.

Comments:
Para mim são todos maus, não tenho grande paxorra para política! Mas na boa verdade, alguém tem que a fazer.
Eu sou boa imprensa, é só coisas bonitas no meu blog!ehehe
bjs miss
 
Eu até concordo genericamente contigo, com discordâncias pontuais. P. ex. Pacheco Pereira sempre teve e contiua a ter boa imprensa e não má, como referes.
Do que discordo, como sempre, é do futebol, sobretudo dos clubes, embora concorde com a "protecção" a alguns jogadores, Vítor Baía mais que qualquer outro que conheço:saiu da seleção há mais de 4 anos e ainda há jornalistas que acham que é notícia a sua não convocação ! Mais do que de boa ou má imprensa, o que há é imprensa vendida, vendida aos interesses comerciais e vendida aos adeptos escondidos que alguns jornalistas são. Não é por ser do Sporting que o Sporting tem sempre razão, que os jogdores do Sporting são melhores, que o árbitro rouba o Sporting todos os jogos. Mas ao lermos a imprensa desportiva, em geral, é assim, consoante a cor que supostamente o jornal representa
 
"os clubes do sul e, em especial, o Benfica, têm tendencialmente, boa imprensa, enquanto o FC Porto tem, tendencialmente, boa imprensa a norte e má imprensa a sul."

Se achas que o tratamento que o jornal "O Jogo", o "Jornal de Notícias" e o "Público" dão ao Benfica é tendencialmente boa imprensa...bom...calo-me entretanto.Quem sou eu para por em causa as tuas sentenças...
 
Estou 95% de acordo.Como Mc Jaku acho que o Pacheco Pereira tem boa imprensa (só não teve enquanto liderou a bancada parlamentar do PSD com tiques estalinistas). Pinto da Costa tem boa imprensa a norte e má a sul. E Paulo Bento só começou a ter boa imprensa há dois meses: antes era gozado, e não só pela risquinha ao meio. Escondido discretamente no meio do post está a deliciosa provocaçãozinha de RPS às boas consciências (Sargento Gomes, o sequestrador da pequena Esmeralda)...
 
Concordo com quase tudo: especialmente a parte do Pirilampo Mágico! :)
 
A mim o que me interessa, não é saber se tem boa ou má imprensa, o que me interessa é que haja boa imprensa, o que está em vias de desaparecer e depois, quando muito, saber se essa imprensa boa ou má, para todos esses tipos, se tem ou não razão.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?