2.7.07

 

Touradas (RPS)

Touradas. Touros. Tauromaquia. Não há muitas temáticas assim tão fracturantes. Há dias, deixei aqui um texto sobre touradas e houve logo "barulho". Formam-se logo os dois grupos. Mas eu sinto-me como pertencente a um terceiro grupo. Passo a explicar.

Detesto touradas.
Detesto touradas, mas não sou particularmente sensível à questão do sofrimento do touro. Estou convencido de que se o bicho sofresse, do modo como nós sentimos "sofrimento", se sentaria na arena. Devo confessar que a minha indiferença é extensível aos toureiros e forcados que possam sair feridos.
Detesto touradas porque detesto a estética daquilo e tudo quanto envolve o espectáculo, como seja o registo místico com que os aficcionados falam daquilo ou o culto marialva e "muito macho" que só me levanta desconfianças sobre aquela gente...
Detesto ainda a (falta de) higiene daquilo. Passei, uma ocasião, por uns curros e o cheiro a bosta era nauseabundo. Na arena, mistura-se bosta de touro, bosta de cavalo, sangue do bicho, pó, suor... Um nojo.
Nunca fui, não vou nem irei a uma tourada de livre vontade e com o objectivo de me divertir e fruir do "espectáculo".

Detesto, portanto, touradas, mas não sou contra touradas. Não concordo que devam ser banidas, proibidas. Tenho sempre muitas reservas face ao proibicionismo, algo muito em voga no nosso tempo. Irrita-me, em particular, atitudes proibicionistas feitas em nome de motivações civilizacionais, da modernidade, do europeísmo e quejandos. E irrita-me também quando estas medidas visam tradições. Mesmo quando não gosto delas.
As touradas não me fazem falta alguma. Por mim, poderiam acabar, como poderiam acabar as para mim detestáveis provas de motocross, as de patinagem artística e as de luta greco-romana. Não faria sentido proibir estas actividades. Penso o mesmo em relação às touradas. Espero que acabem naturalmente, com o tempo, por falta de aficionados. Depois, podem fazer recriações, como fazem com as feiras medievais.

Sobre touradas, há questões que nunca os aficionados me souberam esclarecer. Além da que expus há dias, não percebo porque é que os corajosos forcados não fazem as pegas antes da lide. E não percebo porque raio aparam os cornos ao touro. Ou bem que é para homens ou bem que não é...

Comments:
eu tb não gosto.
 
...os sacrifícios aos deuses e deus, a escravatura,espectáculos carnificinas romanos, a inquisição (autos da fé) e o apartheid foram práticas odiadas por muitos durante muito tempo e, no entanto, resistiram e perduraram durante muiiiiiiiiiito tempo também!demasiado tempo.
Mais tarde, finalmente e já era sem tempo, vieram as leis polémicas, ou seja,"atitudes proibicionistas feitas em nome de motivações civilizacionais" e foram acabando com aquelas práticas. As pessoas, umas indiferentes outras nem por isso, sobreviveram àquelas proibições!!!

Rps, eu, sinceramente, não consigo entender a sua indiferença... e, depois, um touro ou qualquer outro animal não se sentaria na arena... Alguns homens sim, sentar-se-iam, pois essa é a diferença entre ser-se racional ou não!!

mas o tempo é que nos pode dizer mais... só daqui a uns tempos. tudo tende a evoluir com o tempo.
 
lamento, mas eu não fiz a pontuação devida...
 
RPS,
eu faço o dois em um: não gosto de touradas e não entusiasta de automóveis. No entanto, como nem tudo em mim é mau, acabei de publicar um post sobre um pedaço de rua que lhe é familiar ;)
 
Esta é uma questão polémica.
 
Bem, vejam o touro como uma pessoa que entra na vida. Faz mais ou menos bem o seu papel, leva umas quantas estocadas, e no fim, com sorte morre "dignamente" ou então sai atrás de umas quantas vacas (isto fez-me lembrar o paraíso dos martíres mulçumanos - serão os touros islâmicos?. Mas no fundo o que importa é agarrar os touros pelos cornos (de preferência que não estejam aparados)
 
Odeio touradas...daquelas que matam o touro.

...mas acho engraçado o "folclore" envolvente.

Contradição, não?

Bjs
 
Aparam os cornos do touro?
Pensei que "embolavam" os cornos do touro.

A mim tanto se me dá, desde que não veja.
Boring!
 
Desta vez não comento !...
Chiça que até o Zekez me bateu desalmadamente !
 
ohhhhhh, fiquei com pena de não ler esse tal comentário!
:o(

o que iria sair dali??
:o(

vá, McJacku, comente, por favor! ou eu fico triste!
:o(
 
...és uma besta!
 
Pois eu acho que há muita beleza e sensibilidade nas provas de patinagem artística....
 
Pois também não me dizem nada não senhor. Acho que acabarão por si próprias ...
 
RPS tenho lá aquela história dos livros para ti

Alinha, se faz favor.
 
Mc Jaku: eu não "bati" em ninguém. Só vim mais uma vez dar público testemunho de que abomino touradas.
Everything (a propósito do comentário ao outro post sobre o assunto: nos seus bons tempos o Mc Jaku foi um dos melhores guarda-redes amadores que passou por este país. Quer dizer, a defender debaixo dos postes porque a sair às bolas era assim um pouco tipo-susto...
 
eu não gosto de touradas.
eu não gosto de touros.
eu não gosto.


jocas maradas
 
Bem...passei por aqui apenas por mero acaso...a verdade e que comecei a ler alguns dos comentarios e quando dei por mim ja os tinha lido todos...uns bons..outros menos bons...
Sou Ribatejano, como tal e normal ser aficionado. Tenho orgulho em mantermos(a nivel nacional) as tradicoes que nos haviam sido passadas pelos mais antigos...fico tambem orgulhos por saber que cada vez mais "encontro" comentarios de "satizfacao" pelas tradicoes que mantemos. Sou forcado, uma das coisas que herdei dos meus antepassados e com muito gosto. Como tal poderia estar aqui a criticar tudo e todos que fazem comentarios negativos a aficion. nao critico sao opinioes, sao gostos...nao fico desiludido por tal coisa, fico triste nao nego, mas nao podemos obrigar as pessoas a gostar ou a nao gostar...
ha um comentario de "um" Jorge que fala nos cornos aparados...NAO SAO APARADOS sao sim serradas as pontas, para que nao haja prefuracoes.tambem sao embulados(as tais "protecoes" de cabedal)
mas bom ja estou a entrar por outros caminhos...tudo isto apenas para deixar um grande: "OLÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ"
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?