24.7.07

 

Inquietações sobre o futuro do país e da própria Humanidade (RPS)

A Natércia era empregada doméstica em casa de familiares distantes. Lá, nessa casa, onde, miúda, aprendeu as letras que não aprendera na escola e, também, a comer à mesa, tinha, tal como em nossa casa, um estatuto próximo de pessoa de família.
Aparecia amiúde "para ver os meninos" e para oferecer inúmeros produtos frescos do quintal que tratava com esmero. Couves, legumes diversos, frango caseiro já morto e respectivo sangue, num frasco, para a cabidela, outros animais devidamente depenados enchiam aqueles sacos pesadíssimos, que parecia carregar sem esforço.
Os "grandes" ficavam agradecidos e nós aprendíamos a ficar também. Os "grandes" só não entendiam como saía ela à rua tão mal arranjada, quando podia e sabia arranjar-se bem. Tal desleixo só era explicável pela complacência dos patrões-amigos de sua casa, sendo essa complacência um primeiro sinal da decrepitude dos mesmos.
Lembro-me que particularmente chocante era o calçado que trazia. Era como este:

"Como é possível andar na rua com aqueles chinelos de dedo?", ouvi eu numa conversa? "Aquilo levam os miúdos para a praia!" Francamente...".
São as voltas que a vida dá. Agora, não se chamam "chinelos de dedo", mas sim "havaianas". E viraram moda, por cá. Moda incrivelmente duradoura: apareceram há uns anos e não há modo de desaparecerem.
Que as mulheres são estranhas em matéria de moda todos sabemos, mas até homens (?) as usam.
Há uma explicação. É moda que vem do Brasil e o portuga "compra" brasileiro com a maior das facilidades.
Os sinais da moda, contudo, não me deixam nada optimista quanto ao futuro do país e da Humanidade em geral.

Comments:
Já conhece as cubanas? São havaianas de salto alto!
 
Eu adoro havaianas. São minhas companheiras! hehehe
*.*
 
As havaianas (básicas) são baratas e confortáveis e aparecem em diversas cores e padrões. Talvez por isso vejas muitas em toda a gente.
 
Já deixaram de ser uma moda para se tornar um clássico. E isso não é necessariamente mau.
Pior são as crocks que por aí andam. Essas não duram mais do que uma estação....
 
as crocs são do mais horrível que meus olhos já contemplaram!!!!
 
Havaianas sempre e de tds as cores!São confortáveis e baratinhas.Não é por viver no Brasil....aliás até sei melhor agora o que não é de comprar aqui...etc...
Havaianas,feijoadas,sol,é bom aqui.
Ps:Não venha de avião.
 
o que me incomoda não são as chinelas de meter o dedo - como sempre chamei. não me incomoda porque sempre gostei de usar.
incomoda-me, sim, porque comprar a 10€ coisas que deveriam custar 5€...
 
o que tu inventas só para dizer mal das coisas!!!!
Natércia? Nunca houve nenhuma Natércia na tua infância.
 
Uma tipa q trabalha comigo já foi TRABALHAR com essa merda. Quase vomitava. Não tive coragem de lhe dizer nada. Até na praia fica um nojo.
 
Eu acho-as sexy!

Claro que só para quem, como eu, tem dedos bonitos (ehehehe...agora é que me vão matar...)

;-)

A sério, algumas sãomesmo lindíssimas. Claro que as de plástico dão sempre aquele arzinho kitsch abrasileirado.

Mas olhando para algumas como é que é possível não nos lembrarmos das marahani com saris de lamé e diamantes no nariz, cortesãs gregas da antiguidade ou simplemente o símbolo da beleza e feminilidade egípcia - Ísis...?!

Talvez eu não pertença a este milénio...


CSD
 
vulgo chinelas de meter no dedo

..moda....

dependo do lugar onde estejas:))))))


jocas maradas.......
 
Há modelitos lindérrimos, com pedrinhas que brilham, bandeirinha de país (vários países do mundo, ou todos, quem sabe?), e aqui se usa, mesmo, pra tudo, praticamente.

Lembro dos primeiros comerciais das havaianas, quando era o Chico Anísio quem fazia. Dizia: "legítimas, só havaianas; não deformam, não têm cheiro, e não soltam as tiras". Teve até Ministra fazendo propaganda na tv.

Numa das marchas do Movimento dos Sem-Terra, em Brasília, milhares de homens, mulheres e crianças cruzaram o país calçando havaianas, sabia? De outro lado, artistas, Presidente da República, artistas... Rodou um comercial em que uma criança perguntava: "que artista é você?" só porque a pessoa usava uma havaiana.

É a sandália mais democrática do mundo, Zorze. Diz o escritor Jorge Amado que ela calça “do mais pobre ao mais rico”. Ele, por ex., não abre mão de um jeans com havaianas.
rs*

As sandalinhas passaram pelo movimento hippie, pelos anos 70, 80 e 90. Chegam ao séc. XXI e alcançam o mundo inteiro. Acredite, não é só Portugal que calçou a idéia. Fique tranqüilo.
;o)

(p.s. eu só uso em casa. rsrsrsrs
gosto de saltos e, a bem da verdade, se você ficar muito tempo sem usar uma havaiana, quando volta a calçar ela machuca, ali entre os dedinhos.)

beijos, zorze!
 
Eu sou uma aficcionada pelas havaianas (como marca) pelo conforto... não me estou a ralar se são brasileiras ou chinesas, a verdade é que são do mais confortável que há!! É pena que o "portuga" não faça destas coisas com a mesma qualidade e o mesmo preço, concerteza que compraria antes um produto nosso!

É pena que fique com uma ideia tão pouco optimista do futuro do nosso país pelos sinais da moda... eu fico menos optimista ao ver a educação que alguns paizinhos dão aos filhotes (sou educadora de infância)... e fico menos optimista ainda a ver o estado a que este país chegou em termos de emprego... a moda?? Que haja alguma coisa que nos faça sentir alguns prazer... uns pela leitura, outros pela escrita, uns mais fúteis e outros menos...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?