31.7.07

 

Objecção de consciência (RPS)

Na época em que andava preocupado com a possibilidade de ter de cumprir o Serviço Militar Obrigatório, foi consagrado na lei o estatuto de objecção de consciência. Vi muitos exultarem e passarem a objectores, embora ameaçassem terceiros de porrada e andassem à porrada.
Preferi arriscar ser chamado e acabar num presídio militar - com a secreta esperança de que fosse no da Rua de São Brás, no Porto, onde passava amiúde, de modo a respirar ar do Porto e criando-se a possibilidade de me levarem alguma comida de casa. Tive sorte, contudo: não me quiseram na tropa!
Sempre me fez impressão avaliar consciências alheias ou que me avaliassem a minha.
Agora, temos os médicos a terem a possibilidade de reclamar objecção de consciência para não realizarem abortos. O princípio parece ter aceitação generalizada, desde que, costumo ouvir, "não sejam objectores no público para não o serem no privado".
Se é reconhecido a um médico o direito de não realizar abortos por objecção de consciência, não deverá ser reconhecido igual direito a outro para quem é um violentação de consciência realizar abortos a preço da chuva, mas já o não é caso seja bem pago?...

Comments:
reconheço que deve ser uma decisão muito difícil para o médico, muito mesmo.
a democracia é a ditadura das maiorias!
 
não, não reconheço. para quem diz que um aborto é matar uma vida, é incoerente estabelecer um preço para a sua dignidade.
 
É muito abrangente a objecção de consciência, não é verdade?
 
Tal como a consciência.
 
Por (de)formação sou a favor das mais amplas liberdades e objecções de consciência. Mas causa-me formigueiro que esse direito se sobreponha ao direito dos doentes.
 
Mas uma grávida é uma doente, Sr. Mcjaku????
 
Caro anónimo: doente, utente ou cliente ou o que lhe quiser chamar.
Mas a questão é mais geral: pode o direito de um advogado objectar a defender um arguido ser superior ao direito de um arguido ter um advogado ?
 
lol.. parece-me um argumento tão válido como qualquer outro.
 
objectores.................
treta

jocas maradas
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?