9.7.07

 

Corridas (RPS)




Teria 7 ou 8 anos, estávamos já, seguramente, na Primavera Marcelista (embora eu não tivesse noção disso), quando o meu Pai me levou, pela primeira vez, às corridas de Vila do Conde. Fui com ele três ou qautro vezes e continuei a ir, depois, como o seu (nosso) amigo Ireneu. E, mais tarde, com alguns amigos. Isto não fez de mim um verdadeiro amante do desporto automóvel ou motorizado, como conheço muitos, mas um apreciador algo distante e desfazado. Gosto do ambiente das corridas, gosto de ouvir o ronco dos motores, gosto de ver ultrapassagens e estouros, mesmo não sabendo bem quem são nem o que representam, naquele meio, os pilotos. Mesmo não distinguindo em profundidade os diferentes tipos de bólides. Mesmo não sabendo mil e uma coisas que os verdadeiros apreciadores sabem. E gosto também de ver as gajas que vão às corridas.
Não me lembro de o meu Pai me ter alguma vez falado das corridas da Boavista, mas lembro-me, teria já 12/13 anos, de a minha Mãe o fazer. Acho que terá sido mesmo a ela que ouvi falar disso pela primeira vez. Fiquei espantado! Como era possível?... A minha Mãe recordava-se (e recorda-se), contudo, pouco das corridas. A sua memória centra-se mais num qualquer palacete na Avenida, de amigos da família do meu Pai, onde ela, ainda solteira, viu as corridas, por duas ou três vezes, em ambiente festivo e faustoso.
Mais tarde, li coisas sobre essas corridas, já depois de ouvir os espantosos relatos da Avó Paulina, sobre as corridas da Boavista! Nunca mais encontrei na vida uma pessoa que contasse histórias como a Avó, fosse sobre o que fosse.
Pessoalmente, portanto, só tenho razões para gostar da reedição do Circuito da Boavista. Estive lá nos "Clássicos", em 2005, estive lá este fim-de-semana. Ausente do Porto, não poderei lá estar no próximo. Com muita pena minha. Para mais, aprecio particularmente os "Clássicos".

Para lá do gosto, das memórias e das razões pessoais, a reedição do Circuito da Boavista constitui uma viagem, um "mergulho" da cidade na sua própria memória. É das melhores coisas que a Câmara do Porto fez nos últimos anos. Anima a cidade, interessa a uma fatia significativa de indígenas e chama outras pessoas à cidade. Nacionais e estrangeiros. Serve de propaganda da cidade e do próprio país, atingindo "nichos" de mercado turístico que interessa captar.
Um colega meu, que nasceu no Porto há quase quarenta anos e sempre cá viveu, conhece múltiplos resorts em múltiplos paraísos(?) tropicais. Adora enumerar os países que diz conhecer. Pelo menos até há dois ou três anos, nunca tinha entrado em Serralves.
Há uns meses, pôs-se a gabar uma qualquer cidade espanhola (Huelva ou Córdoba, já não sei bem) porque, numa ocasião, passou lá e "aquilo tinha um jardim com três bandas a tocar e palhaços e malabaristas e muita animação". Concluiu, então, que "este país é uma merda e os espanhóis é que sabem fazer as coisas". Obviamente, ele diz que o Circuito da Boavista é um disparate sem interesse nenhum, com a agravante de custar balúrdios (não me soube dizer quanto...). Se tivesse visto algo semelhante em Valência ou em Oviedo, já seria fantástico, claro.

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
o Circuito da Boavista é um disparate sem interesse nenhum, com a agravante de custar balúrdios.

Para que ninguém o possa suspeitar, solenemente declaro que não sou esse tal teu amigo.
Eu acho que palhaços e malabaristas num jardim são um disparate sem interesse nenhum, sem a agravante de custarem balúrdios
 
27 ou 28 horas depois da sua publicação, este post tem um comentário que eu coloquei e outro que, por causa de uma gralha ortográfica que o tornava ininteligível, eu apaguei. Isto demonstra cabalmente uma tese de Rui Rio e de RPS: as corridas de automóveis têm no Porto uma tradição imorredoira que urge recuperar.
Vê-se pelo interesse que o post suscitou.

Confessa, RPS, arrombei-te.
 
tem 2 ou 3 comentários pq eu me esqueci de comentar.

queria dizer que aposto que de quem RPS falava era de McJacku.

que mais adorará McJacku???
 
Ora, Everything,

Toda a gente sabe que Mcjaku é um personagem fictício.
 
eheheh
delirei com os comentarios:))))))
rps .....concluí que não gostas das corridas...mas das gajas que lá vão........./tu o dizes)
jocas maradas com mau feitio

psst eu detesto palhaços......feitio
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?