9.7.07

 

Cinco livros, a pedido da Marta (RPS)

Solicitou-me a Marta que referisse os últimos cinco livros que li. Complicado. Não me lembro bem. E leio pouco. Principalmente, ficção. Falta-me tempo e, principalmente, falta-me disponibilidade mental para ler ficção. Leio História e Política. Leio sobre o "real". Ficção, praticamente, só releio. Há umas semanas, reli "Crónica de uma Morte Anunciada", do Marquez.
Depois de meses de interrupção, retomei e estou a acabar a biografia oficial de Churchill. Chata, mas com algumas referências interessantes.
Li, também, há uns meses, "A Vida Quotidiana no Vaticano - do tempo de Leão XIII ao final do séc. XIX". Autor: Jean-Jacques Thierry. É, basicamente, o relato romanceado do conclave de sucessão de Pio IX, que elegeu Leão XIII. Um excelente livro, não sobre Religião ou Fé, mas sobre História, Política e jogos de poder.
Actualmente, vou lendo também os dois últimos livros que comprei - "Pão com Manteiga", colectânea dos textos (fantásticos) desse programa da Comercial, nos idos de 80, numa edição da Oficina do Livro, e "50 Discursos Históricos", um edição da Sílabo, com intervenções famosas de personagens que entraram (também por isso) para a História.

Comments:
O "Pão com Mateiga"! Os textos eram realmente extraordinários. Nunca consegui ver o livro à venda [cheguei a considerar a hipótese de o roubar a um amigo...].
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?