20.6.07

 

Um post em que se diz mal de tripeiros (RPS)













Andei muito por lá, aquando do boom, nos inícios da década de 80. Nos últimos anos, desde o início deste século, tenho ido com frequência. No interregno, nunca deixei completamente de lá ir, de noite ou de dia. Não que seja um particular fã da zona. Tem defeitos inúmeros, problemas, fontes de irritação e só de longe, vista de Gaia, lhe vejo alguma da beleza que alguns lhe cantam.
Mas quem é do Porto e gosta de o ser não pode cortar completamente com a Ribeira.
Já sei que no sábado vai estar a abarrotar de gente. Entre ela, muitos tripeiros que só lá vão na noite de 23 para 24 de Junho incomodar aqueles que vão cuidando da Ribeira todo o ano, toda a vida, apesar de, frequentemente, depararem com ela vazia, abandonada.
Há gente que não merece o que tem.

Comments:
Pois eu vou tentar lá estar na noite de 23 para 24.
É a única noite em que voluntariamente me aproximo desse local infecto que é a Ribeira, tão belo visto de Gaia, como repugnante, quando experimentado no Chez Lapin.
E vou ver o fogo.
E vou ser um dos milhares de pategos que naqueles foguetes que abrem mil-coloridos em dentes de leão vão exclamar assarapantados: OHHH!!
 
Com defeitos mil, de facto, não deixa no entanto de ter sempre presente "figuras" que em lado algum se podem vislumbrar.
O tripeiro profundo tem aqui o seu habitat.
Concordo que a beleza paisagística do local é para se apreciar de Gaia.
 
"aqueles que vão cuidando da Ribeira todo o ano" vão?!?!!?! isso é que eu ponho as minhas sérias dúvidas e posso dize-lo com toda a legitimidade pois sou bastante assidua da ribeira e sinceramente custa-me ver que quem lá vive despreza o que tem de uma forma chocante... já la vi fazerem-se coisas pelos nativos de lá que era despegar-lhes meis dúzia de pares de estalos... não foi eu esta magrela e ainda os desafiava para um duelo... (pronto convenhamos que esta ultima parte do comentario já foi o meu lado pateta a falar... :D:D)
 
RPS
1.S. João genuíno é nas Fontaínhas, não é na Ribeira;
2.A Ribeira está bem e recomenda-se e só quem não põe lá os pés pode dizer, como Funes, que é infecta. A Ribeira também sofre do síndroma Porto 2001, foi arranjada, impera o cinzento do granito e os restaurantes para turista consumir,em vez das tascas que todos conhecemos, na rua circulam mais turistas e estranhos que os autóctones. Mas continua linda, se bem que não posso deixar de concordar que o melhor sítio para a ver é em Gaia, na Serra do Pilar, de onde se avista "o velho casario / que se estende até ao mar".
3. Como se deve depreender do acima exposto, gosto da Ribeira, gosto de descer General Torres e a sua vista magnifica, quando vou de Gaia, ou Mousinho ( a dor de alma que a rua Mousinho da Silveira me provoca) e/ou a magnífica rua das Flores, se vou do centro do Porto. Gosto do Porto, é só.
 
Embirrei sempre com a canção "Porto Sentido", de Rui Veloso". Não é que seja propriamente feia. Mas também não é a coisa de ir às lágrimas que dizem que é. É uma cançãozita.
 
EU GOSTO! PRONTO! Por vezes é necessaria a distancia para colocar os gostos em perspectiva. e as saudades.
Bjicos
 
Eu faço parte dos que nunca iria lá parar nessa noite de 23 para 24...
Tal como não vou de 12 para 13 para Alfama.
 
Porto sem Ribeira não é Porto, assim como Lisboa sem Bairro Alto não é Lisboa (e isto o ano todo e não só nos santos, ditos, populares)
 
Estamos de mau humor?
 
E se a RTP, como habitualmente, festejar o São João na Ribeira, então é que a confusão ainda mais se vai intensificar.
Eu gosto muito da Ribeira, do Douro e não só!
 
a ribeira é u must portuense o ano inteiro. com ou sem gente. em noite se s. joão. ou numa noite deserta.

bjo, rps.
 
Também gosto da Ribeira.
Vou lá pouco.
 
ó gente! e ninguém vai para miragaia nem para a foz velha!?
 
Há gente horrorosa: só se lembram de um certo lugar na hora de bater com o martelo ou o alho...
 
"Gente horrorosa"!
Sinto-me atingido pelo comentário da Ana. E gosto.
Horroso é o Chez Lapin, Ana. Nem sei se ainda existe. Oxalá que não. A Ribeira fica melhor sem ele. Embora não fique grande coisa.
 
funes,

Ainda bem que, sentindo-se atingido, não parece sentir-se ofendido!
Ofensa, a si, só involuntariamente...
A quem respeito, tento não ofender.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?