11.6.07

 

Os vidrinhos de cheiro (RPS)

Os britânicos são circunspectos, os italianos desorganizados, os andaluzes festivos, os minhotos hospitaleiros, os americanos incultos, os brasileiros preguiçosos, os alemães diligentes.

Todos dizemos, pensamos, lemos e ouvimos expressões deste tipo. São ideias enraízadas que traduzem (ou pretendem traduzir) idiossincrasias, algo que pode ser definido como "uma disposição do temperamento de um indivíduo para agir, pensar e sentir de um modo que traduz a influência de diversos agentes que o rodeiam".

Por outro lado, embirramos, por vezes, com qualquer coisa e tomámos isso como algo idiossincrático ao agente da nossa irritação, criticando, logo, todos quantos, de algum modo, se lhe assemelham. Por exemplo: um tipo vai uma vez a Castelo Branco e é mal servido no restaurante, afirmando, depois, que em Castelo Branco se come mal. Ou, então, somos mal recebidos no hospital ou numa loja de Torres Vedras, onde passamos acidentalmente, e, depois, dizemos que os gajos da Região Oeste são todos uns filhos da puta.

Ao fazermos uma afirmação deste tipo, sabemos que as pessoas, por terem um traço comum, não são todas iguais, mas não é necessário estar sempre a ressalvar isso. Por isso, também todos dizemos mal de grupos que têm algo comum. Por exemplo, os homens dizem mal "das mulheres" e as mulheres dizem mal "dos homens", com cada um dos sexos a ver o outro como uma massa única. E dizemos mal de grupos profissionais - dos advogados, ou dos funcionários públicos, ou dos jornalistas, ou dos professores - tomando, mais justa ou injustamente, a parte pelo todo, conforme as nossas embirrações ou (boas) razões.

Justa ou injustamente, por mera embirração ou com algum fundamento, já disse neste blogue, assim que me lembre de repente, mal dos transmontanos, dos algarvios, dos franceses, das mulheres, dos psicólogos/as, de autarcas, de amantes de cães e gatos e dos portugueses em geral (grupo que integro). Disse mal de muitas mais coisas - pessoas, entidades e grupos - porque um blogue serve, essencialmente, para um gajo dizer mal.

Em todas essas ocasiões, recebi comments concordantes e discordantes, como é normal. E, mesmo entre os discordantes, ninguém se mostrou ofendido nem ninguém, mesmo discordando de mim, me atribuiu motivações terríveis, complexos, paranóias, distúrbios mentais, taras e manias.

Assim foi até há pouco, até ao texto que postei no passado dia 3, em que critiquei a utilização de quatro expressões tipicamente lisboetas, embora nunca tenha usado os termos "lisboeta" ou "lisboa".

Esse post foi premiado, nos comments, com tiradas como "defenda a capital no Porto"; "cada vez tenho menos pachorra para bairrismos"; "eu acho que não sou moura"; "sou moura e vivo bem com isso"; "essa paranoia norte-sul é apenas vivida por vocês"; "post infeliz". Houve, até, um tolinho a dizer "pegam-se com Lisboa por coisas destas e depois lerpamos nas coisas importantes" e outro que foi a correr para o blogue dele fazer um post-resposta.


Descobri, assim, duas coisas:
- há gajos (poucos, claro) no Porto muito cosmopolitas, com larga visão, para quem uma crítica que envolva Lisboa ou lisboetas é logo sinal, no mínimo, de provincianismo.
- os lisboetas são todos uns vidrinhos de cheiro.

Comments:
RPS, tanto quanto os do Porto, concede lá.
E a quantidade de posts que fizeste sobre o sofrimento do Porto (clube de futebol)...
 
No comment.
:)
 
Estou com a WOAB. Eu acho os madeirenses uns tipos fixes. E os gajos do Porto como tu só querem é ver Lisboa a arder.
 
Eu assumo que sou um vidrinho de cheiro... embora continue a achar que mouros são os algarvios!

Quadros de referência são quadros de referência e mapas mentais alteram consoante o quadrante cultural, regional, sexista em que nos enquadramos!

Ah, eu não sou lisboeta! Sou alfacinha.. E os alfacinhas é que são vidrinhos de cheiro!!!

Beijinhos
 
Não me assuste desta maneira, caro Funes, que sou mulher de coração fraco.
 
os brasileiros não são preguiçosos (parei a leitura nessa parte).
:o|

__________________
(mas foi por falta de tempo, tá? vou conceder-me, por ora, o benefício da dúvida. e pensar que pode ser que essa introdução tenha sido apenas para, mais adiante, tratar de dizer que rótulos enganam)
;o)

bj!
 
A tal comentadora que é moura e vive bem com isso (Picas, sou algarvia) mora em Lisboa e "vidrinho de cheiro" não a ofende. Só se RPS falasse em "mau cheiro" é que já podia aborrecer!
Também acrescentei, no dito comentário, que gosto de gente do Porto e de mais acima também.
E, RPS, provincianismo é defeito grave?
 
Rps
[só para dizer que o je tolinho fez um comment quilométrico a responder-te, mas o windows deu erro e não gravou. Não tenho pachorra para escrever outra vez: PORRA !]
 
É um risco muito grande ser-se livre a escrever. Mas também dá cá um prazer...
 
Picardias ... simplesmente picardias :)
 
Não sei porque te ofendeste com o "defenda a capital no Porto"

Tem mal a capital ir para o Porto?
Eu, alfacinha, até gostava.
Era a maneira dos ministros sairem todos do Terreiro do Paço, como prometeu já não sei que autarca.
Se calhar o homem até estava a pensar no Porto
 
Somos a pior espécie da Europa. Até os gregos nos comem de cebolada. Turcos, romenos e essas castas não entram nas contas.
Só não estamos no fim da tabela dos merdas do planeta pq há pretos e americanos!!
 
Pela parte que me toca (minhota!!!) muito obrigada!

De resto, concordo plenamente!
 
xiça, eu que ando com pouco tempo, obrigaste-me a ler este texto todo! Eu quando digo que os lisboetas são mais "emproados", não me refiro só a um, mas por ser um facto. Mas também têem uma coisa boa, são mais educados com as mulheres e mais respeitadores. Os portuenses se lhes damos corda entram logo de chancas! No entanto sentimo-nos mais á vontade, com o Norte. O norte é mais alegre, mais sincero!
O diabo que escolha......mas a conversar é que a gente se entende! Resumindo, se dermos oportunidade, há gente, boa e gente má em todo o lado!
beijinhos
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Mcjaku: tolinho é epíteto que não rejeito para mim próprio.

Para ti e outros(as) : eu, no tal post, só critiquei o uso de algumas expressões, porra! Criquei algum "umbiguismo". Podem achar que estou errado, mas eu não quis nem quero matar ninguém, nem insultar ninguém, nem ostracizar, nem promover qualquer guerra civl!!! Foda-se!
 
Ora nem mais!
...gostas é disto! :)

óh faxfavori, sai mais uma rodada e uns tremoços!
 
E uma bica para mim e um cimbalino para o RPS! ;)
 
agora sim...gostei de ler.te e até me ri.......

jocas maradas
 
Caro RPS,
sendo tu um tipo reconhecidamente inteligente, devias ter "descoberto" outras coisas:
- que há muitos portuenses esclarecidos e que não são nenhuns "freaks", são gente como tu, que se cruzam contigo todos os dias;
- que não deves levar a mal o facto de haver tanta gente que pensa de maneira diferente da tua;
- que "dizer mal", para além de ser o fundamento dos blogues, leva a um automático aumento do número de comments e "dá vida" ao blogue (compara o número de comments ao post do dia 3, com o da quase consensual Natália);
- que o meu post estava escrito há bastante tempo (como eu próprio referi), mas que se justificava publicá-lo agora... nao foi um "post-resposta".
Finalmente, se calhar não tiraste tu a principal conclusão: é que se a banda toca toda para um lado e tu tocas para o outro, muito provavelmente, és tu que estás a desafinar...
 
Uma guerrita civil, não te tenta?
Se calhar chocalhava tudo isto, só o suficiente para ver se endireitava um pouquinho.
Não alinhas?
 
Uma taça de verde aos do Norte e outra de Borba aos do Sul e a coisa fica toda bem-disposta!!!
 
E no fim uma sericaia com ameixa de Elvas!!! ;)
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?