3.6.07

 

Frases e expressões disparatadas que eles dizem e eu, obviamente, não... (RPS)

.

margem sul - os rios, que se saiba, têm margem esquerda e margem direita. Curiosamente, eles dizem margem sul, mas nunca dizem, por contraponto, margem norte porque naquelas cabeças está fixa a ideia de são o centro do Universo.
Estádio Nacional, no Jamor - a expressão visa passar a tese de que se trata de terreno neutro. Obviamente, trata-se do Estádio Nacional, em Oeiras.
23h00, hora de Lisboa - ... de Lisboa e de Idanha-a-Nova e de Vinhais também... Porque não dizem de Idanha-a-Nova ou de Vinhais?... Eu uso "23 horas, hora continental portuguesa".
auto-estrada do norte - as minhas auto-estradas do norte são a A3, a A4, a A28, etc... A deles é a A1, que, para mim, é uma auto-estrada do sul. Mas eles definem os pontos cardeais a partir do próprio umbigo e julgam ser o centro do Universo...

Comments:
ai os detalhes os detalhes...
 
É uma questão de perspectiva. Não chega a ser bairrismo nem egocentrismo....
 
Porque esse tal umbigo é a capital do país!

Defenda a capital no Porto, e então já terá consistência.

Oeiras, é de todos os modos, em termos de futebol, campo neutro.
 
Capital no Poto??? Que disparate, Marta!
Não sendo Guimarães ou santiago de Compostela, a capital está muito bem onde está.
 
Caro RPS,
Como sempre (cof, cof) não tens razão. Excepto na auto estrada do Norte - e na do Sul- e na margem norte. É muito mais fácil a percepção do ouvinte se disseres que Gaia fica na margem sul do Douro do que na margem esquerda. Já quanto ao Estádio do Jamor (em ti, é mesmo caso patológico) dizer que fica no Jamor, no concelho de Oeiras,mas colado a Lisboa, é muito mais informativo do que dizer genericamnete Oeiras. É como o centro de estágio do FCP: podes dizer que é em Gaia, farás um melhor trabalho se informares que é em Olival.
Quanto às horas, bastava ouvires A rádio credível - a BBC, claro, para saberes que é da praxe informar que é a hora da capital, Lisboa neste caso. Até porque há paíse em que há mais de um fuso horário.
(pegam-se com Lisboa por coisas destas, e depois lerpamos nas coisas importantes...)
 
eu por acaso estou-me nas tintas. cada vez tenho menos pachorra para os bairrismos.
 
A parte em que acusas os lisboetas de umbiguismo, porque chamam à A1 auto-estrada do Norte, pode ser usada contra ti por um tipo de Braga ou Guimarães.
De facto, se para ti a A3 a A4 e a A28 são auto-estradas do Norte, porque estão a Norte do Porto, porque raio não há-de um lisboeta considerar auto-estradas do Norte as que estão a norte de Lisboa?
Muito melhor seria considerares auto-estradas do Norte as que estão a norte dos armazéns de batatas de Manuel de Oliveira Castanhas e auto-estradas do Sul as que estão a Sul daqueles armazéns.
 
Bem, eu também acho que não sou moura. Mouros, para mim, são os algarvios. E acho que Portual não é um país à beira mar plantado mas sim a fronteira oeste de Espanha... ;)

Beijinhos grandes (tendo em conta que referência? o que é grande para ti ou para mim?)

Anyways, o FCP é o maior!!!
 
Tal e qual!
 
E ser mouro dimunui?

Sou algarvia, moura ou berbere ou algo parecido, quase de certeza, e vivo bem com isso!
Até consigo gostar de gente do Porto e de mais a Norte ainda!
 
Sinceramente, RPS...

Volta e meia sais-te com cada uma!
Já reparaste que essa paranoia norte-sul é apenas vivida por vocês? Por aqui só mesmo o eixo norte-sul causa semelhantes dores de cabeça.

Longe de querer imaginar-te de visão limitada opto por assumir que esta posta mais não foi que um desabafo resultante de uma situação pontual menos feliz.
 
Post fantásico.

Roubei para a minha Avenida (essa sim CENTRAL!!!)
 
rita, há-de ser tão "só vivida por nós" que conheço gente daí de baixo (estudantes de linguística e tudo, veja bem) a insultar-me por eu "falar mal" ou, pior, por "por letras a mais nas palavras".

habemus pena se poucos lisboetas sabem que a língua portuguesa nasceu no norte e a única coisa que faz com que a língua padrão seja marcada pela progressiva elisão de sons seja o facto de a capital ser a sul - mais a sul do que as outras capitais linguísticas da península.
e só digo este desabafo por uma coisa: é pena quase não se ouvirem sotaques na tv. e quando é, ou é para o gozo - pobres labregos que não falam como na metrópole - ou é com sotaques exagerados, que não lembram a ninguém e que estão, no local de origem, socialmente marcados - é o que acontece no anúncio da sagres. o sotaque algarvio ainda é neutro. o açoreano é exageradamente s. miguelista. o do porto é talvez o sotaque mais mal conseguido de todos. um jovem do grupo social que é retratado no anúncio - classe média - não fala assim. mas pensar que falar "à porto" é dizer tudo "-om" é um erro típico de quem só se ouve a si.
 
RPS,
na grande maioria, os teus leitores mostram grande sentido prático e inteligência.
A minha resposta a este post estava escrita há muitos dias, mas acho que esta é a altura certa para a publicar em http://altodapenha.blogspot.com.
 
Cara Mariana.

Lá está!
Com mais, ou menos, floreados linguísticos vem, tão somente, dar razão ao que eu escrevi, acho e digo.
Eu, mais terra-a-terra e dada às ciências, gosto daquilo a que chamo, grosso modo, respostas curtas e grossas. Entende-me?

Sente-se insultada por , injustamente, dizerem-lhe que fala mal e coloca letras a mais nas palavras? E julga que isso sucede apenas porque é do norte, claro.
Pois desengane-se! Sou cascaense e a mim "acusam-me" de falar à tia, de ter sotaque alentejano aligeirado e de "comer" o fim às palavras! Qual destes não foi ainda motivo de risada nacional na tv?
E sinto-me insultada? Não. Antes, junto-me à gargalhada.

Caramba! Qual gente aí de baixo ou aí de cima ou ali do lado! Não somos todos portugueses?

E, desculpe, mas a língua portuguesa nasceu no norte??????? Isso para mim é novidade! Em que manual se lê tal?
 
a lingua portuguesa não nasceu no norte?!! onde nasceu Portugal??! se calhar foi em vila real de santo antonio!! Santa ignorância!

Alias a lingua portuguesa nasceu no norte de portugal e na galiza , que era (é) a mesma lingua para quem não sabe , fica a saber.
Parabéns pelo post RPS . Alguém que pense além da carneirada de Lisboa é raro neste pais.
 
Caríssimo José,

Credo, tanta agressividade!
Estivesse o José um pouco mais atento e teria, decerto, percebido o tom sarcástico da minha tirada final.
Vá, não se enerve que isso faz-lhe mal ao figado!
 
é bom saber que ao menos aprendeu alguma coisa. fico contente.
entretanto, cara rita, pode ser muito giro gozá-la por ser tia: mas é o seu sotaque que é valorizado pelas nossas rádios, tv's e mundo dos espectáculos.
por muito tiazoca que seja a falar, de certeza que nunca teve que "abafar" o sotaque para trabalhar. por estranho que lhe pareça, é o que acontece com a maioria dos meus amigos que ingressaram no mundo do teatro.
e já agora, não pense que defendo que quem fala "à porto" ou "à braga" ou "à campanhã" ou "à paredes de coura" fala melhor do que os outros. se fala à tia, ainda bem. gosto de sons novos. sotaques. o que me magoa é ver que quase ninguém percebe que a maneira como fala tem sotaque; o português-padrão tem sotaque. e um sotaque não devia impor-se aos outros.

pace!
 
ps. não me apetece ir à prateleira procurar referências, mas creio que uma qualquer gramática, mesmo do ensino básico e mesmo com as alterações do tlebs, explica concisamente as origens do galego-português. que, como sabe, é a raiz do português.
 
cuilibet in arte sua perito est credendum!

Pax vobis.

Ex toto corde,

rita

P.S.: castigat ridendo mores.
 
mariana, o que mete nojo é ouvir alguém como o Hélio Marques de Sousa a falar na TV!
 
deste lado do mar.....dizemos muito "a margem sul" eheheheheheheeh


jocas maradas
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?