13.5.07

 

The Mad, Maddie and Media - I

Estamos a assistir ao momento mediático mais decisivo na projecção externa de Portugal desde o Euro2004. Há uma criança de 3 anos desaparecida de um resort inglês no Algarve. A polícia portuguesa envolve incomparavelmente mais agentes que o normal e aplica a habitual regra do secretismo. O caso merece muito, muito para dizer.

Falemos da família. Num país onde se condenam arguidos e arguidos se tornam pedófilos sem prova, é normal desconfiar dela. Apenas o pudor tem evitado expôr ainda mais a evidência de que, á cabeça, pode ter havido descuido. Mas isso é secundário : crime maior será um rapto e o desmazelo não largará nunca a cabeça dos pais.

Falemos também da polícia. Num país de brandos costumes, o controlo social é mais fácil. As autoridades portuguesas têm o país muito bem coberto: quando falha um agente, há o bufo. O que alguns jornalistas ingleses não perceberam foi a velha regra de que é o mouro que conhece o casbah. Nenhuma outra policia do Mundo poderá encontrar a criança em Portugal senão a Judiciária. Mas nenhuma outra poderá ser tão infeliz a explicar o seu modus operandi. E a encobrir uma grande verdade: nenhuma criança portuguesa mereceu tanto empenho.

O caso Madeleine devia ser um problema de polícia. Mas passou a ser político, económico e jornalístico.

Comments:
A Sky News fez uma reportagem extremamente tendenciosa sobre o assunto.
 
jpf,
Tocou as teclas pertinentes todas.
O meu aplauso.
 
Para quem não dá a importância devida ao assunto e não acredite que o primeiro poder são os "media", este post ajudará, certamente, a perceber esta triste realidade.
O nosso Sócrates há muito percebeu.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?