5.3.07

 

Um cardíaco Galrinho

Não foi decerto o melhor guarda-redes português de sempre. Aliás, essas classificações são sempre de desconfiar. Há gente que parece querer engolir à viva força uma enciclopédia de futebol para fingir poder avaliar décadas infindáveis de jogo jogado e seus artistas. Mas tenho muitas dúvidas que o que se tem dito agora de Bento, na hora da sua morte, não seja justo.

O meu melhor amigo da primária era sportinguista. Vibrava com Oliveira, Manuel Fernandes, Jordão. E dizia sempre que o Damas era melhor que Bento. Uma mão cheia de cronistas - alguns deles dessa malfadada "imprensa lisboeta" que tanto persegue tantos - já escreveram o essencial. Esteticamente Damas era um portentoso guardião, mas na raça do jogo, na voz de comando, na coragem e loucura que pode determinar um lance vi poucos como Manuel Galrinho Bento. Ele foi durante anos o paradigma do guarda-redes português típico - pequeno, ágil e trabalhador.

As pragas que lhe roguei por uns frangos inacreditáveis (ai Liverpool...) não mancham a admiração tremenda que sempre tive por um tipo que encarnava (como fica bem o verbo) uma coisa fundamental para um adepto que se preze: a dignidade e o brio de vestir a camisola do Benfica.


Alma mista de Ribatejo e Margem Sul, esse rijo Bento merece que os mais novos saibam quem foi o último grande senhor da baliza da selecção nacional antes de chegar Vitor Baía. Por Moscovo, por Saltillo, pela Luz, por tanta coisa assim, Galrinho só podia ter morrido traído pelo coração a que sempre deu voz e luvas.

Comments:
Paz à sua alma. Mas em Saltillo ele foi o rosto da vergonha nacional.
 
oh RPS, pá, tu não perdoas!

o homem ainda estava quente e já tu falavas dos magiares, agora falas de Saltillo...

pronto, para mim Bento era uma espécie de Veloso:
era um gajo de bigode que se safava no Benfica mas que não tinha a mínima hipótese para ser titular na selecção, comparado com os jogadores do FCP que por lá andavam naquela altura.

digo eu, que eu 84 queria mais era legos e plasticinas do que saber de futebóis!
razão tinha eu naquela altura!
:o)

em todo o caso: belo post, JPF!
 
Conforme já tinha comentado no post do RPS, concordo no essencial. O facto de sempre me ter irritado, de sempre ter achado que era beneficiado contra o Damas, não deve impedir o reconhecimento dos seus méritos:1. que defendia muito 2. que devia treinar muito e punha indiscutivelmente muita raça no jogo, porque só assim podia chegar onde chegou.
PS António Simões ( um dos ódios de estimação de RPS) dizia numa televisão que Bento tinha o coração perto da boca e nunca dizia o politicamente correcto(bolas como eu detesto esta expressão),mas o que lhe ia na alma. No fundo, confirma o episódio narrado por RPS
 
Nem é bom falar de Saltillo!
 
Bom dia!
Um convitinho especial hoje lá no meu tasco1

Bjicos
 
era benfiquista e chega eheheheh lol.bjokas
 
Eii adorei tdo por aqui, seu blog é barbaro...
Convido a fazer a inscrição p ser destaque no lua em poemas e ofereço o award na lateral de meu blog.
bjs e um bom dia!!!
 
"só podia ter morrido traído pelo coração a que sempre deu voz e luvas" - Frase Feliz!
JPF, gostei muito.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?