7.1.07

 

Domingo, às 15 horas. Três da tarde. (RPS)

Aconteceu há sete anos: Porto-Atlético, para a Taça de Portugal, num domingo às 15 horas. Três da tarde. Foi no velho Estádio das Antas, chovia torrencialmente, mas eu não podia perder um jogo do Porto, num domingo, às 15 horas. Três da tarde.

Hoje repetiu-se: Porto-Atlético, para a Taça de Portugal, num domingo às 15 horas. Três da tarde.. Fui, claro. Que saudades do futebol ao domingo à tarde... Todos os jogos às três... Que saudades de ouvir, no rádio do carro, no regresso a casa, os resultados e os comentários dos outros jogos. E, quando o Porto jogava fora, que saudades de ouvir em casa a parte final do relato e ir conferindo o totobola...

Hoje, o Porto perdeu. Não é a primeira vez que acontece uma anedota deste tipo. Em 99, aconteceu com o Toreense. Uns anos antes, com o Tirsense. E esteve também quase a acontecer com o União de Lamas. É tão disparatado que não é grave. E foi justo. Os jogadores do Atlético mereceram a festa que fizeram no fim do jogo e mereceram, também, os aplusos que ouviram dos adeptos do Porto.

O importante do jogo de hoje é que foi num domingo, às 15 horas. Três da tarde. Como era dantes. É verdade que a nossa casa já não é a enorme casa do meu Avô, nem a mesa da sala tem, ao domingo, tanta gente: uns partiram e os que chegaram vieram em menor número. O cheiro que vem da cozinha é parecido, mas não é exactamente o mesmo. Nada pode ser exactamente igual ao que era. Mas os jogos de futebol deveriam ser sempre ao domingo, às 15 horas. Três da tarde.

Comments:
se o dizes..que sejam às 15h...

gostei desse recordar..doce...
jocas maradas sem fut...
 
Rps, meu querido,
não sie se é porque eu adoro futebol, ou se é porque acho que recordações boas de tempos passado são o máximo, ou se é porque já vivi muitas vezes essa deliciosa agonia de ir ao Maracanã e voltar ouvindo o resultado dos outros jogos e os comentários no rádio, ou mesmo se é pela tua forma de escrever que me transportou a essa realidade repetida do jogo às três da tarde e cenas familiares. Sei lá por que foi. Mas eu AMEI esse teu post. Amei!!
 
p.s.
(risos)

agora és tu.
falas de futebol.
e que ninguém se engane.

;o)

bj! só mereces que te façam loas, por este post!
 
Caro RPS,
Venho agradecer este post tão especial.
Na verdade, este não se enquadra naquele reparo que fiz sobre "futebolite"!
É um post a sério, bem feito, com coração a pulsar lá dentro.
Estou aqui a aplaudir, com emoção.
 
Sinto o mesmo, ainda ontem to disse. Mas não consigo descrevê-lo tão bem.
Só lamento que não tenhas falado mais dos relatos da rádio e de como os olhos dos relatadores eram os nossos longe do estádio. E de como os campos estavam mais cheios de público.
Quanto ao resultado, sem qualquer ponta de ironia, foi também um doce regresso ao passado, em que equipas como esta jogavam com o FCP, SLB e SCP porque, de vez em quando, lá estavam na 1ªDivisão. E se havia tareias de 7 e 8-0, também havia por vezes surpresas destas.
 
...e ainda dizem que nao há bruxas!...
Bjicos
 
O post é belo, as emoções e os cheiros emocionam-nos, mas de facto, RPS, não é do futebol às 3 da tarde que tens saudades: é da vida vivida de outro modo, menos stressado, mas também filtrado pelos olhos inocentes de uma criança. Uma infância feliz é uma casa a que se pode sempre regressar.
 
Mcjaku: de facto, é também do futebol às 15 horas que tenho saudades. Já era adulto, plenamente adulto, quando deixou de ser.
 
Eh pá, dessas coisas velhas de futebol só me lembro do Porto ganhar a taça ao Beira em 91 e duma greve maluca que a selecção nacional fez no México.
Duas desgraças.
 
Belo post. E grande exorcismo da eliminação da taça, hem? Futebol ao domingo às 15 horas enquanto vigorasse a hora de Inverno e às 16 horas quando vigorasse a hora de Verão. todos os jogos à mesma hora. Bilhetes baratos, de borla para os reformados e os menores de 14 anos. estádfios cheios. um máximo de três jogadores estrangeiros (incluindo brasileiros) por equipa. Esse era o "meu" tipo de campeonato nacional da I divisão (sem essa aberração de lhe chamar Bwin Liga).
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?