16.10.06

 

Obrigado, Jorge Costa! (RPS)




Já era sabido, mas assistir ao anúncio formal da retirada de Jorge Costa foi um momento de emoção para todos os portistas. Todos estamos gratos ao "Bicho" e desejamos que o seu exemplo possa ser seguido por outros que lá estão e estarão no futuro.



Entretanto, atento no curriculum dele:

8 Campeonatos
5 Taças de Portugal
8 Supertaças
1 Champions
1 Taça UEFA
1 Taça Intercontinental

... tudo conseguido em Portugal, no FCP. Na selecção, deve ter uns 40-50 jogos e foi Campeão do Mundo de Juniores, em 91. Pelo meio, desfez por duas vezes o mesmo joelho e duas vezes recuperou em pleno.

Não deve haver muitos futebolistas portugueses com um curriculum deste tipo conseguido em Portugal. Talvez só João Pinto e Vítor Baía, ambos do FCP, e meia dúzia de futebolistas do Benfica, nos anos 60.
Contudo, a generalidade da imprensa lisboeta nunca valorizou este facto. Ao longo destes anos todos, enalteceu mais vezes o Paulo Madeira. É uma corja de bandidos.

Obrigado, Jorge Costa!

Comments:
sin duda, um campeão, o nosso capitão!
 
Como é que podes afirmar que os lisboetas não valorizam devidamente esse prodígio de insignificância que foi Jorge Costa? Então não podes votar nele para o melhor português de sempre no site de uma televisão lisboeta?
 
Saúdo Jorge Costa, um bom jogador e um grande capitão, que simboliza o que de melhor teve o FCP.
Na justificada homenagem que aqui lhe faz o meu amigo RPS não poderia, contudo, deixar de atacar a imprensa lisboeta... Seria bem melhor ter-se limitado ao elogio ao grande jogador. Ou então, para entrar noutros temas, que tal esclarecer o se passou realmente com o atleta José Bosingwa para estar a ser impedido de exercer a sua profissão?...
 
Sobrescrevendo totalmente o comentário do Zekez, vamos situar as coisas:
Jorge Costa foi um grande capitão e um bom defesa (quer dizer, enquanto pode, que aquela frase do "recuperou totalmente" após estourar duas vezes o joelho é para rir - rir da frase, não do facto, que lhe devem ter doído à brava, tanto as lesões como as recuperações.
Só para dar um termo de comparação, parece-me indiscutível que Fernando Couto foi melhor jogador.
O que foi novidade no FCP, foi que o capitão era um tipo com dois dedos de testa e com espinha, que não precisava de insultar ou agredir os jogadores das equipas adversárias, de que às vezes até era amigo (atenção eu disse agredir, não disse dar porrada)
Creio que até está atravessado na garganta de alguns portistas Jorge Costa ter pasado férias, "in illo tempore" com colegas e adversários como João Pinto, Figo, Rui Costa e até Abel Xavier.
Compreendo e até compartilho a nostalgia de RPS, mas, se verificarmos que o capitão do FCP é Lucho Gonzalez, um argentino há ano e meio no Porto, constatamos que há um tempo que não volta mais.
 
Eu acho que Jorge Costa foi um grande defesa da nossa Selecção. Não o acompanhei no Porto apesar de saber que era de lá.
Tomara agora à Selecção ter tão bons defesas como era Jorge Costa e Fernando Couto. Que dupla!!!
 
Caro mfba
A actual dupla de selecção (R. carvalho e Jorge Andrade) é sem dúvida melhor que essa. eu diria até que é a melhor de sempre !
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?