30.10.06

 

Integração (RPS)

Integração é uma das palavras-chave do nosso tempo. Uma das marcas deste tempo. Pelo menos, nas sociedades ocidentais mais desenvolvidas. Quase diariamente ouvimos intervenções chamando para a necessidade de integrar.

Trata-se de integrar aquelas pessoas ou grupos que possam estar, por variadíssimas razões, socialmente fragilizados, ou seja, as minorias, os de outras raças e etnias, os de outros credos, os de outras línguas e nacionalidades, os deficientes, os toxicodependentes, os condenados pela Justiça, os mais variados tipos de doentes crónicos. Estou plenamente de acordo com estes princípios de integração. Mesmo em relação à integração dos homossexuais, quando é certo que subsistem em mim alguns traços homofóbicos. Mas - sinais dos tempos - imponho-me uma nova atitude.

Nestes tempos de integração, contudo, um grupo existe excluído. Mais grave: o politicamente correcto, a cultura dominante promove a perseguição - até à exclusão - de um grupo. O grupo dos fumadores.

Uma sociedade que promove a integração de todos e persegue os fumadores é uma sociedade doente.

Comments:
Bem "alembrado"...
 
O problema, RPS, é que esta matéria devia sempre começar pelo estudo dos integrais.

O problema da campanha contra os fumadores insere-se num problema mais vasto: a obsessão que a nossa sociedade manifesta pela saúde e pela eterna juventude.
O doente, o gordo, o fumador, o velho são tipos que andam na rua a chamar-nos a atenção para a nossa contingente condição mortal de humanos. São tipos que têm que se prontamente extirpados da comunidade, porque só servem para nos desconcentrarem do mundo feliz, activo, exultante, esfusiante, enérgico que os media diariamente nos oferecem.
Obviamente que vivemos numa sociedade doente.
 
*"São tipos que têm que ser prontamente extirpados..." deve ler-se no meu comentário anterior.
 
Doente, não sei. Mas que é insuportavelmente fundamentalista nesta matéria, isso é.
 
Hás-de dissertar sobre a palavra Tolerância: essa até me arrepia!
 
Subscrevo!
 
Funes falou como o SÁBIO que é.

Já concordei plenamente, se me permite perfilhar opinião.
 
Subscrevo o comentário do Funes.
 
É urgente Integrar, enquadrar, implementar, reestruturar

É urgente que se faça tudo isto de acordo com as boas práticas estrangeiras, contra tudo e contra todos...nem que seja a pontapé !!!

Democracia ?
Não.
Oligarquia !
 
Este post é um completo disparate...ser de uma minoria, de outra raça ou etnia, de outros credos linguas ou nacionalidades, etc, etc, etc não provoca cancro dos pulmões e principalmente não provoca doenças a quem ao lado se senta.

Respeito os fumadores principalmente por ser um ex-fumador mas este post no minimo é um disparate.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?