15.9.06

 

Vamos dormir (RPS)

Xana, Tozé, Tuxa e Tico. Eram estes os nomes dos personagens. Salvo erro, formavam a Família Pituxa. Apareciam na TV, com a sua musiqueta, logo a seguir ao jantar e davam-nos o sinal temido: cama! Eram odiosos.
Lembro-me das minhas duas irmãs comerem em louça, pratos da Família Pituxa. A terceira ainda andaria a biberão. Felizmente, o meu prato era diferente! Tinha gravada a figura de um gato tentando abrir uma gaiola de um pássaro. Ou de um rato. Esse prato ainda existe na casa materna, mas o desenho está praticamente apagado, gasto por mais de três décadas de lavagens. A louça da odiosa Família Pituxa desapareceu, felizmente!

Lembro-me, a seguir, do tempo em que a ordem da Família Pituxa tinha apenas efeito sobre as minhas irmãs. Eu tinha ganho direito a mais um tempito. Depois da Família Pituxa, não sei quem veio. Mas recordo o Chico Escuro, o Vitinho e, salvo erro, um papagaio que apagava o candeeiro com a pata. E, mais recente, os Patinhos. Por culpa dos meus sobrinhos, descobri que os Patinhos ainda passam na Dois, por volta das 20.30.
Ao contrário destes personagens e de outros que já esqueci, só a Família Pituxa me mandou, efectivamente, para a cama. Mas todos são odiosos.
Cabe aos pais - e não à televisão pública - determinarem a que horas os filhos se deitam.
As musiquetas com bonecos que mandam os meninos para a cama constituem uma manifestação de paternalismo de Estado absolutamente fascizante.

Comments:
"As musiquetas com bonecos que mandam os meninos para a cama constituem uma manifestação de paternalismo de Estado absolutamente fascizante."

Camarada RPS:

Concordo, plenamente.
E meter o Chico Escuro no papel DO-PRETO-QUE-MANDA-PARA-A-CAMA só ajuda a plantar - desde a infãncia - o ódio racista contra os "manos", despudorada intenção fascista que presidiu a tal enormidade, sacanamente disfarçada de políticamente correcta...

"Eles" sabem que é de pequenino que se torce o pepino - e claro, abusam logo...
 
o papagaio que apaga o candeeiro era da família pituxa.

ainda hoje canto ao meu filho
"meninos rabinos e muito asseados, a cara e os dentes lavados"
 
Eu lembro-me do chico escuro...lindo!!!
 
A única coisa que me leva para a cama é o "Martins" de 20 anos.

Os outros que vão mostrar o bilhete de identidade ao Jorge Embaixador...
 
O papagaio que apagava a luz era o "Serenico". Ouvia-se no último verso da canção: "...fica o Serenico e é ele quem apaga a luz".
 
Mas vai para aí um grande confusão entre a "Família Pituxa" e os "Meninos Rabinos".
No tempo da velha senhora, de quem eu gostava mais era da "Família Prudêncio", que usava os pesticidas com CUI-DA-DO!
 
menino rabino são horas da deita...lá lá

sabes pq é necessario essas musiquetas ..pq a maioria dos pais não dá conta q tem filhos....as musicas são para os papás se lembraremmm...eles não podem saber e lembrarem.se de tudo

agora vou eu nanar ..sem musica:)

jocas maradas de patos:)
 
Não creio que esses pequenos gags que "enviam" as crianças para a cama, como a família pituxa o vitinho, ou mais recentemente a floribela, constituam alguma "manifestação de paternalismo de Estado absolutamente fascizante". A sic não é uma televisão estatal e lá está a floribela a dar as boas noites! Penso que essas musiquetas servem apenas como um ponto de viragem na programação da televisão. Os pais metem as crianças na cama quando querem e bem lhes apetece! Por vezes assistindo a programas pós vitinho de conteúdo pouco adequado.
Só faltava vir dizer que a bolinha vermelha tb fica mal nos filmes de conteudo agressivo e sexual!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?