27.9.06

 

O gosto de estar internado... (RPS)

Aventuras futebolísticas provocaram-me, em tempo não tão distante quanto isso, uma ruptura de ligamentos do tornezelo direito de alguma gravidade e correspondente fractura do perónio. Para além de uma intervenção para extracção das amígdalas, ainda muito em criança, foi a única vez que fui sujeito a uma intervenção cirúrgica e a internamento hospitalar. Foi numa enfermaria do Santo António, no Porto, e, apesar de muito bem tratado, passei aquelas 48 horas a desejar e a pensar ir para casa.

Pasmei, assim, com as declarações do senhor ministro da Saúde, hoje, durante uma audição na Comissão Parlamentar da Saúde. O dr. Correia de Campos justificou a aplicação de taxas moderadoras (agora rebatizadas como taxas de utilização...) com o argumento, entre outros, de que, pagando, os doentes ficam mais interessados em melhorar e em terem alta!!! Não estou a brincar - não sei reproduzir em rigor as palavras do senhor ministro, mas ouvi- as, de viva voz, numa rádio credível. (o sardanisca, por acaso, também se refere hoje ao assunto).
Na lógica do dr. Correia de Campos, a malta gosta é de estar internada, de papo para o ar e de borla!...

Se fosse deputado e estivesse naquela audição, levantar-me-ia e escarraria a face do senhor ministro. Ou dava-lhe um pêro no focinho. Mas, com surpresa, verifico que a coisa passou, sem ninguém se indignar.
E penso: como reagiriam as redacções e a generalidade dos comentadores da nossa praça se uma afirmação destas fosse proferida por um ministro de um governo classificado como de Direita?...

Comments:
inacreditável. Esse senhor não conhece os corredores do São José nem do Santa Maria. Está-se mesmo a ver que precisava de lá passar uma temporada, pelo menos uma semana: a contar cada manchinha de humidade no tecto, a aturar médicos pedantes, enfermeiras e auxiliares mal pagas e mal humoradas, ou a tentar acertar nas baratas com o chinelo de quarto, de preferência com uma daquelas camisas de noite maravilhosas, sem botões atrás... O sr. Ministro quer uma bolachinha Maria com chá ou com leite? RPS, belo post... como a maioria deles, de resto!
 
Amigo,
Estou como tu: levantar-me-ia e escarraria a face do senhor ministro", mas sinto que não consigo fazer nada a não ser assistir a tudo isto .... é irritante ...
Gosto muito da tua escrita
BJS grandes
 
Eu preferia dar-lhe um pêro no focinho e a seguir mandar-lhe uma bela escarradela para as trombas
 
Direita?!! (nefertiti)
 
Desculpa meu caro, mas o ministro tem razão. Onde é que tu, por 10 euros/dia, consegues ter cama e roupa lavada, comida à borla, uma campainha que chama empregadas para o que for preciso, e mulheres formadas para te manipularem várias partes do corpo e ainda te darem banho? Não queres mais nada, não? Ah... e ainda te pagam o ordenado enquanto lá estás!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Exmo RPS:

O Ministro tem razão

1 – A medida é uma “portagem”: à borla as pessoas, mais pobres, mais idosas, deixam-se estar ( ou deixam-nas ficar…) mais um diazitos, não vá o diabo tecê-las. E o médico e medicamentos estão à mão de semear, sem pagar
E há muita ronha fingida. Muita hipocondria.
Estou convencido de que a “doer” as convalescenças surtirão, Surpreendentemente (sobretudo entre os avarentos…).

2 – Há quem deixe os velhotes naquela de irem ficando até lhes darem o soro…que lhes limpe o “sarampo”:
A manutenção do avó (cadáver adiado) em casa, é cara…à borla, bora lá.
No fundo o ministério (e o povo) prefere a eutanásia doméstica,.
Mais humana. Mais barata para o contribuinte

3 – Enterramento sim, internamento não. Obrigado

4 – A maior parte dos internamentos são de pobres.
Ora os pobres não têm dinheiro e estão sempre doentes. Os pobres não pagam impostos (até compram coisas sem IVA, sem falar do que roubam) e nunca descontaram para a Caixa.
Mas querem pensões de reforma, rendimento mínimo, habitação social e hotelaria hospitalar ?
Cada pobre vivo que procria,, reproduz pobreza..
Há que acabar-lhes com a raça – cobrando - para não se habituarem à pedincha

5 - Procura-se um jornaleiro, não há. Porquê ?
Está de baixa pela Caixa quando devia andar de caixa pela Baixa
 
Também eu concordo com o Dr. Campos
Os hospitais não podem ser a pensão "piolho".
Não ando a sustentar, com os meus impostos, aqueles que pouco ou nada contribuem. Nem aqueles que têm posses para pagar.
Na vida não pode haver nada grátis. caso contrário á a mandrieira que por aí vai. Vejam lá qwantos respondem às ofertas de trabalho do Centro de Emprego. De onde lhes vem o comer ? É de borla ? E a gasolina da carripana velha ? E o tabaquinho, a tv cabo, o leitor de dvd, a pinga na tasca ? Também é de borla ?
De onde lhes vem a "massa" ?
Ora, ora: do bolso dos que alombam.
 
Aqui não é uma questão de direita ou de esquerda
Trata-se simplesmente de uma questão de bom senso.
O borlismo e o custo zero são incomportávels, de mais a mais numa sociedade tão desmazelada como a nossa.

No fundo, a receita anglo-saxónica está correcta (com os seus paradoxos): " Money makes the world go arounD"

E o resto são lérias socialistas com evidência de falência
 
opss gostei de ler.te..mas os anóminos saudaveis atacaram.eheh
precisavam de estar internados uns diazitos para verem o desespero...ou então os meses..não depende sempre da dor....1º ficariam a conhecer as maravilhosas instalções hospitalares; a comida deliciosa servida em plastico toda ela suada, uns lençois quase rasgados de usados e um detergente para tomarem um duche.....coisa simples...por 10 euros ...que tal a unidade de queimados....não doi nada.....e a de cardiologia....opss estão a ver a gente de lá estar....experimentem..sei lá atirem-se do quarto andar....ops tretas para quem não as passa..não é?...

jocas maradas e tiros nesse jacaré
 
Más condições hospitslares:

Á borla as pessoas não se atrvem a refilar. Mas se pagarem...a sirene toca e não só na ambulância...

EU PAGUEI !
O QUE É ESTA NOJICE ?
 
Bom dia RPS,
O que mais espanta nao é o facto de o homem defender a taxa moderadora mas sim esse argumento falacioso de que as pessoas se deixam estar no hospital poorque querem. Por outro lado fiquei horrorizada com a descrição dos hospitais portugueses.
Aqui é inconcebivel ter um doente numa maca. Trabalho neste hospital ha mais de 3 anos e nunca vi tal coisa. Se acontecesse seria um escandalo, com direito a parengonas na imprensa, queixas formais, tribunais, etc.
Ha hospitais e hospitais, há um "Score" para prestaçoes, e claro que há diferencas entre os edificios, alguns dos quais com dezenas de anos, sao mais dificeis de manter.
Aqui, nunca ca vi uma teia de aranha, uma mancha na pintura, uma avaria que nao esteja ao alcance de um telefonema interno (excepto, claro, maquinaria cuja manutencao é feita pelas empresas que as vendem).
Os profissionais sao ultra atenciosos e simpáticos, porque se nao o forem e se um doente se queixar, sofrem sansoes pesadas que podem influenciar negativamente a sua carreira.
Uma enfermaria foi criada APENAS para os casos sociais, isto é, para as pessoas que estao medicamente aptas para ter alta mas nao tem tecido social que os acolha.
Mesmo assim, e nao podendo dizer que tudo sao rosas, as pessoas quixam-se vivamente e lutam por um NHS melhor!...
Cada vez mais há um hiato entre Portugal e o resto do mundo civilizado...
Bjicos anchos!
 
Eu já estive internado e no Santos Silva e tava-se bem
A comida não era grande coisa mas era grátis
No quearto onde fiquei estavam outros bacanos e a malta nem estava chateeada.
O mais chato são as velhas e as visitas que falam pelos cotovelos.
Agora quando for a pagar, fosga-se, acabo mas é o tratamento em casa que não ganho pra sustentar os médicos pançudos (sempre a mudarem de carro, em competição uns com os outros) e as enfermeiras galdérias (que as há, aliás, ando agora a comer uma baixita muito portátil e que se vem muito, graças a Deus e à rodagem dos colegas!)

Ainda vão sobrar camas e esta gente vai ter de rodar pelas periferias. Viva a mobilidade, pra todos que eu nunca conheci outra vida
 
"Aqui, nunca ca vi uma teia de aranha..."

Eu, também nunca vi.
Nas enfermeiras, note-se...
 
Oh! Não digas que não é giro estar internado num enfermaria com mais 2 ou 3 pessoas, comer muito mal e não dormir nada por causa do barulho!!! Há lá programa de férias melhor? E a vantagem de estar de baixa a receber uma ninharia? Quanto mais tempo melhor!!!
 
Cá pra mim, estou por tudo se puserem nas enfermatias um local para fumar umas ganzas e uma sala de chuto pros cotas. Sim, que eu sou p+ela solidariedae intergeracional seja lá o que isso for
 
Mas... espera... este governo é classificado como de esquerda? Por quem? LOL
 
O escriba de direita estava distraído quando o líder do seu putativo partido, no que pretendia ser uma observação crítica ao imbecil chefe de governo,a semana alertava no Parlamento;
"O senhor vai ter a esquerda toda atrás de si!".
Aparentemente só o escriba é que acha este governo de esquerda, Marques Mendes já o recentra na direita e foge para a extrema!!!
 
RPS,

Seja o ministro de esquerda ou de direita, achar que a malta gosta de estar nos hospitais (minha única experiência foi na Maternidade Alfredo da Costa - e não foi a dar à luz), brada aos céus.
Na hora de lhe dar o pêro no focinho, chama por mim que eu participo.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?