25.7.06

 

Semi-clandestinidade (RPS)



Por motivos que não interessam para aqui, há três anos acompanhei grande parte do Campeonato Nacional Feminino de Hóquei em Patins. Era uma realidade que desconhecia totalmente. Vi jogos pobres e desinteressantes, em pavilhões sem grandes condições e praticamente vazios. A assistência era invariavelmente constituída por familiares e amigos das jogadoras da casa, mais um ou outro forasteiro. Constatei o mérito de quem se dedicava à causa - atletas, treinadores, dirigentes - mas verifiquei tratar-se de uma modalidade semi-clandestina.

No último fim de semana, no Europeu sénior masculino (hóquei ao mais alto nível) Portugal foi derrotado pela Espanha, nas meias-finais, por copiosos 5-1.
Já nem falo dos tempos do Estado Novo. Mesmo há dez-quinze anos seria um escândalo. Pelo menos, falar-se-ia do assunto. Hoje, coisas destas passam completamente despercebidas.
As coisas mudaram mesmo. O hóquei em patins masculino de alto nível transformou-se numa modalidade semi-clandestina.

Comments:
O meu desporto colectivo favorito! Qual futebol, qual quê?!
Tens toda a razão, não tem a projecção/acompanhamento/promoção que deveria ter! É o país que temos! (venham daí mais uns estádios!)
E do feminino nem se fala! Até há bem pouco tempo a Nortecoop era a melhor equipa feminina do mundo!
O pessoal fala "ah e tal, Espanha é que é! que país!". Pois é, mas faz por ser, promove o que é seu, progride!
E o portuguesinho sempre a queixar-se... (está tão enraízado que acabei de o fazer agora mesmo)
 
Quanto à nortecoop não sei se ainda é a melhor. é que essas coisas não aparecem propriamente nos jornais...
 
Pois é! Agora lembrei-me! O pessoal vibrava à brava com o hóquei no tempo da Maria da Várzea, porque seria??? Que estranho!...
 
E a comunicação social, não podia fazer alguma coisa por isso?
Preocupam-se mais com as transferências que ainda não foram e que não sabemos se chegaram a ser, do futebol...
É disto que eu falo muitas vezes.Temos de aprender a orgulhar-nos de tudo o que existe de bom para além do futebol!
 
RPS, tirando o futebol já todas as modalidades são semi-clandestinas...
____

E há as outras: as PRIVADAS: golf, ténis, rafting, canoagem...
 
O que verdadeiramente interessava era saber por que é que um cidadão como tu acompanha o hoquei em patins feminino! (just kiding, eu sei...)
Agora a sério: o hoquei em patins tem vindo a ser reduzido ao seu real valor na "indústria" desportiva: pouco mais do que zero!
Digo isto com alguma pena, quanto mais não seja por motivos familiares.
Quanto ao resultado, é normal e reflete a diferença entre as equipas: a Espanha fez há dez anos a renovação que Portugal começou a fazer este ano, com um treinador novo ( e não um novo treinador) e a maioria de jogadores para mim perfeitos desconhecidos. Valerá a pena? Talvez, mas se pensarmos que a Suiça ficou em 2º lugar e a Itália tinha uma média de idades de quase 40 anos, não parece que o futuro da modadilade seja risonho.
 
ops os motivos deveriam interessar , mas tb bem...deduzimos:)))))

a tal realidade que dizes ter visto acontece em todas as modalidades "mais pobres" onde o mérito como bem o dizes está só naqueles que se lhes dedicam

qto ao hóquei já não ser o que era...faz tempo q está vindo a se perder ...assim lentamente...está quase morto............morreu.

jocas maradas....apesar de nãointeressar os motivos eheheheh
 
Quando comecei a patinar, bem pequenita, o que queria mesmo era jogar hóquei. Quando aprendi a aguentar-me em cima de uns patins, deram-me umas botinhas brancas e puseram-me a fazer piruetas. Ainda contestei, mas deparei-me com aqueles comentários que uma gaja tem de aturar para o resto da vida: hoquéi era coisa de homens. E foi assim que arrumei os patins, que isso das piruetas não é coisa para mim...
 
Da mesma maneira que a Suiça consegue o 2º lugar,o que demonstra não que Portugal está a decair mas as outras equipas estão a melhorar,temos que ver que nós,noutras modalidades,como o raguebi,voleibol,andebol,triatlo e outras,estamos cada vez mais a acompanhar a alta roda.
Quanto ao hóquei,é necessária a tal renovação que nos virá a dar títulos no futuro.
Haja esperança que não seja só o futebol a mandar neste país e nos canais (ditos) desportivos...
 
Elentari: "Quanto à nortecoop não sei se ainda é a melhor."

É a campeã nacional há sete anos consecutivos, se contarmos com este campeonato que vai terminar na próxima semana, dá oito... os ultimos três, com o nome "Fundação Nortecoope"...

Maria Papoila: "E a comunicação social, não podia fazer alguma coisa por isso?"

Se os clubes não correm atrás da Comunicação Social, querem que a Comunicação Social vá atrás do hóquei em patins? Nem do masculino, quanto mais do feminino!!!

já agora, concordo com o que dizem ter visto há trêsa nos no hóquei feminino... com uma ou outra excepção (espectadores, pavilhões...) continua quase tudo na mesma...

O meu contributo para a divulgação do hóquei em patins feminino é este:

www.mundohoquei.net

Espero que gostem :D
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?