7.7.06

 

França 98 (RPS)



A França e os franceses sempre se acharam melhores e maiores do que aquilo que são ou alguma vez foram. Tudo nos mostra que raramente foram superiores no que quer que seja. Mas, claro, há excepções. A França campeã do Mundo de 98 era uma equipa superior. Digo mais: uma equipa quase perfeita. Tanto, que puxei por eles na final, contra um Brasil tristonho e com Ronaldo eclipsado. A França cilindrou por 3-0, com Zidane, um dos melhores futebolistas da História, a marcar dois golos.
Deste Mundial, recordo, ainda, uma bela equipa da Croácia, terceira classificada.
A minha Argentina, com Batistuta, um grande jogador, foi vingada pela Holanda (contas antigas...) já não me recordo se nos oitavos se nos quartos.
Do França 98 tenho ainda o registo de um campeonato de melhor qualidade do que os dois anteriores.

Comments:
Pour moi, les français sont une vraie merde!
 
Julgo que foi nos quartos-de-final que a Holanda eliminou a Argentina, com um dos melhores golos marcados em Mundiais, por Bergkamp, aos 89'.Vejam por vocês em http://www.youtube.com/watch?v=i41kIJTO7NE.
 
na final estava no tasco aqui perto de casa. umas velhotas, todas lixadas por o brasil estar a perder já por 2-0 estão a sair do tasco quando há golo e eu levanto-me e berro GOLO!!

vem uma muito depressa, com o sorriso aberto para mim, "foi golo do brasil". mal olhou para a televisão viu que foi o terceiro da França e diz-me:

"filha da puta!"
 
há excepções...mas não as encontro....

jocas maradas
 
O França 98 foi o mundial de Zidane e dos franceses, com um registo excelente só maculado, salvo erro, por um empate 0-0 nos quartos de final, vencidos nos penaltyes contra a Itália. A final foi ganha ao Brasil, com dois golos de Zidane de cabeça e um de Emannuel Petit. A grande surpresa do mundial foi a Croácia,que chegou ao terceiro lugar (3-2 contra a Holanda), com Boban a comandar o meio campo e Davor Suker a marcar golos no ataque, ele que foi o melhor nmarcador da prova. O Brasil esteve razoável, sobretudo na meia final ganha à Holanda com um bom jogo. Nos quartos de final caíra a Argentina, justamente contra a Holanda, 2-1 com um grande golo de Bergkamp. Por sua vez a Argentina eliminara a Inglaterra nos quartos de final, com 1-1 e desempate em penaltyes. David Beckam então a jovem esperança inglesa, foi expulso por agredir um argentino e a imprensa inglesa tratou-o mal, responsabilizando-o pela derrota ("ten brave lions, one stupid boy"). Infelizmente este ano, em situação análoga, não deram ao Rooney o mesmo tratamento e preferiram embirrar com o Cristiano Ronaldo... Sinal dos tempos.
 
Rapidamente, porque já estou "out of time".
O Mundial de França foi o mundial em que temi pela integridade física do meu amigo Zekez, que a colocou em risco, numa aposta, ao afirmar, peremptoriamente, que o Brasil não seria campeão. Ficou a um jogo da desgraça...
Futebolisticamente, foi um mundial muito melhor com boas equipas como a França, o Brasil, a Holanda, a Argentina e a Croácia, que foi a terceira e a grande surpresa..
Houve um punhado de jogos emociantes como o Inglaterra-Argentina (o Zekez já contou o episódio chave) o Holanda- Argentina (Ariel Ortega, o novo Maradona expulso e um golo fabuloso de Bergkamp a acabar o jogo), o França Croácia ( a França a perder e em dificuldades, salva pelo defesa direito da selecção, um Thuram, conhecem) e o Brasil Holanda decidido nos penalties por Taffarel, que originou uma avalhance de meninos brasileiros chamados... Taffarel e que tiveram a desdita de nascer por aqueles dias...
Foi um bom Mundial com um justo vencedor e bom futebol
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?