13.7.06

 

... e acabaram-se os posts sobre o Mundial! (RPS)

Em vésperas do Euro 2004, a comitiva da Federação Portuguesa de Futebol foi, como é da praxe, recebida pelo Primeiro-Ministro, na residência oficial de São Bento. A dado ponto da sua intervenção, decerto já saturado das suas próprias palavras de circunstância que iam construindo um discurso dormente, de chacha, Durão Barroso foi genuíno e pediu o óbvio: tragam a Taça. Ouve um certo zum-zum na sala, e o Primeiro-Ministro repetiu o tragam a Taça, já num tom de quem diz: tragam a Taça, foda-se! Estão à espera de quê?
A exigência era óbvia. Éramos o país organizador, éramos comandados por um treinador campeão do Mundo, tínhamos acabado de ser Campeões da Europa em clubes e a maioria dos jogadores dessa equipa campeã estava lá. Que mais preciso era?...

Lá fomos e só não trouxemos a Taça porque, no jogo decisivo, a equipa baqueou mentalmente, as melhores unidades - Ronaldo, Deco e Figo - estiveram em sub-rendimento e o nosso guarda-redes deu um frango, permitindo o único golo do adversário.
Se nos esquecermos das circunstâncias em que a final foi perdida, ser vice-campeão da Europa não foi mau resultado face ao historial de Portugal neste tipo de provas. Pode dizer-se que a equipa dos srs. Madaíl e Scolari cumpriu os mínimos.

Também agora, no Mundial da Alemanha, se cumpriu os mínimos. Havia a obrigação de chegar às meias-finais. Aos quartos-de-final, então, a obrigação era total e absoluta.
Se o grupo das quatro equipas finais tinha quatro equipas europeias, a vice-campeã do continente tinha que lá estar. Mesmo que Brasil e Argentina tivessem chegado a essa fase, havia ainda a nossa vaga, na dupla europeia.
Por outro lado, a equipa era treinada por um campeão do Mundo. É alguém, certamente, que sabe de futebol e que tem experiência deste tipo de provas e também em trabalhar grupos de vedetas, o que não é fácil. Alguém imagina Jaime Pacheco a dar instruções a Figo?...
A tudo isto acresce que, no grupo de jogadores, há quatro ou cinco que seriam titulares em qualquer outra selecção. Pelo menos, discutiriam seriamente um lugar, mesmo na Argentina e no Brasil. Estão, neste grupo, Maniche, Figo, Deco e Cristiano Ronaldo. Talvez Ricardo Carvalho também.
O problema de Portugal é, para lá do fraco valor do guarda-redes, como se viu no último jogo, e da falta de um ponta-de-lança de classe, o facto de não ter substitutos à altura dos titulares. A equipa funciona em alto rendimento com aqueles dez e com todos a renderem o máximo. Se um ou dois saem da equipa nota-se logo, como se nota um imediato abaixamento do nível se dois ou três jogadores não estão a render o máximo.

O resultado final da equipa da FPF no Mundial é, assim, aceitável e dentro do que se exigia: quarta classificada. Tudo o que fosse menos que isto seria um fracasso. O sr. Scolari cometeu, assim, uma enorme desonestidade intelectual (bem so seu jeito) ao dizer, na altura do sorteio da fase final, que o grupo de Portugal era muito difícil. O grupo era uma balela e a equipa tinha obrigação de jogar melhor e de ter marcado mais golos, nos três primeiros jogos.

Depois disso, a vitória frente à Holanda foi justíssima, e conseguida no terreno do emocional. Os portugueses são bons nessa guerrilha em que muitos jogos se transformam. Nesse jogo, os holandeses foram piores, mais fracos em tudo.
Frente à Inglaterra, bem vistas as coisas, não acho que a equipa da FPF merecesse ganhar o jogo. Aliás, não ganhou: ficou 0-0, em 120 minutos. Esperava outra atitude da equipa, depois da expulsão de Rooney. Do tipo: eles estão com menos um, vamos para cima deles. O pensamento foi outro: eles estão com menos um, que bom, não vão marcar e safamo-nos nos penalties. Assim foi.
Do jogo da França, já falei e não há que dizer: a França foi melhor. Frente à Alemanha, aconteceu o inevitável e só me pergunto como só aconteceu já tão tarde, ao sétimo jogo: apareceram, no seu esplendor, Ricardo e Petit.

Vice-campeão da Europa e quarto do Mundo: bons resultados, sem dúvida. É o que fica para a história. Se olharmos para as circusntâncias, fica o sabor de algum desencanto. No Mundial, frente à França, os scolaris "morreram" aos 33 minutos de jogo. Na final do Euro-2004, frente à Grécia, a vitória estava ali mesmo à mão. Por isso é que há dois anos, como agora, foi despropositada e disparatada a dimensão da "festa". Mas a questão das "festa" e das manifestações patrioteiras é muito vasta. Levar-nos-ia longe. Mas chega. Estou farto! E ainda vem aí a renovação de contrato do sr. Scolari...

Comments:
Tanto paleio, RPS, só para dizeres que nunca deixaste de estar fodido porque o Baía não foi convocado.
 
Bem, parece que vou mesmo comentar isto (porque o tema do mundial já enjoa), apenas para dizer que concordo com o Funes!
Concluir que todas as defesas do Ricardo foram apenas sorte, é mesmo dor de cotovelo.
Um abraço de uma portista convicta.
 
Grande comentário Funes. E o mesmo para a Maria Papoila. O RPS está no gozo, a provocar como muito bem sabe fazer. Apesar da azia (="não suportam").
 
Só uma achega por causa da boca ao Jaime Pacheco: ainal qual é o problema de ele dar instruções ao Figo? Não foi o Jaime Pacheco um grande campeão europeu?
 
ufa!!!a ver se aparece algum post loirinho para eu poder comentar!!!
 
rps,
pois eu acho que a nossa selecção merecia ter chegado ás meias finis.
Quanto ao Ricardo, queria ver outro guarda redes a fazer as defesas que ele fez. O Baía? Já lá vai o tempo.
Beijo tero em ti.
 
A verdade é mesmo essa.Há pessoas que não conseguem digerir e hão-de andar com a merda do mito do Baía até à altura em que casamentos homossexuais sejam legais em Portugal.Já chega,porra!
 
RPS,
Toma lá que já "levaste para tabaco"...
Sempre lixado, quando não está em relevo o teu FCP.
O mundo não acaba no FCP, sabes?
E gostas muito de espicaçar, gostas!
Olha, que Deus te perdoe.
 
Caro RPS
Tenho que dizer que este foi, de todos os postes sobre e à volta do Mundial, o mais equilibrado. Mesmo assim não resististe e lá vieram os maus fígados. Resultado:apanhaste justamente na tola de todos os comentadores. Lá dizia o Diácono Remédios: não havia nexexidade....
 
RPS,
com amigos assim...
 
jocas maradas de azul..opssss já não se pode estar chateado:)))))))
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?