10.5.06

 

Série "O que é feito dele?..." V e último (RPS)



A ilustração deste post está incompleta. À direita do tabuleiro falta a imagem que retenho desde os meus oito ou nove anos: uma imagem a preto e branco de um homem alto, esguio, de barbicha, de óculos (com as lentes levemente fumadas ou ligeiramente grossas, não sei bem...) vestido com um casaco de fazenda aos quadrados, camisa às riscas e gravata às pintas. O quadro ficava completo com o ponteiro que tinha na mão e servia para indicar movimentos de peças no tabuleiro de xadrez. Chamava-se João Cordovil.

Estávamos na década de 70, antes, ainda, de 74, e Cordovil explicava diariamente os lances feitos nesse dia por Bobby Fischer e Boris Spassky, num confronto em que se decidia o Campeão do Mundo. Não que as pessoas, nessa época, se mostrassem particularmente mais amantes do xadrez do que hoje, mas esse combate entre Fischer e Spassky era muito mais que um jogo de xadrez para decidir um Campeão do Mundo: era um confronto da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Não me recordo do teor dos comentários de Cordovil nem sequer o termo comunismo fazia já parte do meu léxico, mas lembro-me de ser por Fischer e de achar Spassky sinistro, odioso.

Foi por essa época que pedi lá em casa um livro de xadrez. Foi-me oferecido num aniversário por um tio: ABC do Xadrez, não me recordo do nome do autor. Nesse livro - que está algures num caixote, lá na cave - aprendi o pouco que sei de xadrez. Como com muitas outras coisas noutras ocasiões, o entusiasmo passou-me relativamente depressa. Mas nunca esqueci João Cordovil.

Comments:
RPS, és tão velho assim?
Como eu, velhérrima...!?
Tenho ideia desse cavalheiro, assim uma ideia cinzenta, esbatida, mas existe cá qualquer coisa...
 
...ainda não me encontrava em fase de projecto pelo que tal personagem nada me diz!
Foto do janota?
 
Se o RPS fosse velho, mesmo velho (como eu): falava no Mestre Joaquim Durão referindo, rápidas, simuutãneas "contra mundum"....

Simões Netto, Mestre ignoradíssimo no mundo xadrezista luso (salvo em verbo próprio, com a devida ressalva da "vanitas vanitatem e de malogrado Ente Querido...) dizia que as rápidas eram sinal de destruição (e qualquer coisa sobre o JD andar de caneca e copo de agua, despejando uma no outro - e vice-versa, em frenesi tolério...)
Cusquices passadas

Que eu estou fora do xadrez...onde já me quiseram...
 
Estou contigo nestas recordações. E acrescento o igualmente célebre (!) duelo Karpov vs Kasparov que se eternizou por meses e não acabou ! Mal comparado, o xadrez estava para os telejornais da época como os desfiles de moda para os actuais - são a última página.

PS para se ver as voltas que o Mundo dá:
Boris Spassky, ao tempo ícone do comunismo, pouco depois tornou-se dissidente e apátrida, porque lhe retiraram a nacionalidade soviética.
Bobby Fischer, sem dúvida uma das personalidades mais facinantes do sec.XX, deixou o xadrez e mudou a nacionalidade. Se a memória não me atraiçoa, agora é japonês e tem problemas com a justiça, já não me lembro porquê.
 
Fischer fichado pelas justiças

Ganda nóia !!!
 
vi no canal história um documentário sobre este jogo não vai à muito tempo. um dos pontos mais falados era mesmo a guerra entre os estados unidos e a rússia. bem lembrado, como coisas insignificantes fazem nações guerrear...
 
no xadrez, além dos movimentos das peças, só conheço a Karpov e Kasparov...mas sim houve um tempo em que o xadrez tinha um lugar ao sol na televisão e inclusivamente era uma actividade praticada nas escolas.eu pelo menos aprendi a jogar xadrez na escola primária e cheguei inclusivamente a deslocar-me à Guarda para participar nos campeonatos distritais que se realizavam entre escolas.
a pressa sempre foi minha inimiga, pelo que acho k só ganhei uma medalhita.fazia-me confusão o tic-tac,tic-tac,tic-tac...
 
ah!bom fim de semana!!
 
Não é do meu tempo eh eh eh
 
E....por falar de antiguidades, como eu........lembrei-me agora do Mark Spitz ......aquele nadador que papava medalhas de ouro ao pequeno almoço!
Bem sei que não tem nada a ver com este post, mas apeteceu-me falar dele - grande "braçadas"...
 
com é que não me lembro de nada...opsssssss cada vez com menos bytes.......
de qq modo lembrei-me dum tabuleiro...aquele que ninguém viuuuu:))))))))))))
jocas maradas
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?