29.4.06

 

Vitória Sport Clube (RPS)

Foi numa noite de sábado, em 97 ou 98. Ganhamos 1-0, com um golo na segunda parte, marcado por Artur, mesmo ali à nossa frente. Estavamos atrás da baliza: eu, dois amigos e duas miúdas pré-adolescentes, filhas de amigos da minha família, fanáticas do FCP, cuja guarda me havia sido confiada.
Saímos do estádio e, à passagem pela bancada da claque do Vitória, choviam pedras, latas de bebidas, outros dejectos. Polícia não se via. Tivemos de fugir e dar a volta completa ao Municipal de Guimarães. Cruzámos com outros adeptos vimaranenses, ouvimos umas bocas, mas não houve problema de maior. O pior acabou mesmo por ser o susto e a preocupação, por força de ter duas menores à minha guarda.
Foi a única vez que me vi envolvido em incidentes, enquanto adepto no futebol.

Apesar deste episódio, apesar de Pimenta Machado, apesar de muitos jogos dificéis, alguns com empate ou derrota para o meu FCP, gosto do Vitória Sport Clube, o Vitória de Guimarães. Gosto da cidade, tenho por lá e pelas redondezas pessoas amigas, habituei-me à presença do Vitória entre os grandes e admiro particularmente a massa associativa do clube. Por uma razão: eles amam de facto o seu clube. Parece óbvio, mas não é.
Em terras maiores, mais populosas, mais "importantes", os adeptos do clube local são também - ou são acima de tudo - adeptos de um dos grandes. Em Leiria, por exemplo, juntam-se mais adeptos da União para um jantar na Casa do Sporting do que no estádio para verem o clube que dizem ser seu. E em Braga, se um Braga-Benfica terminar 3-3, o adepto médio do Sporting de Braga - um grunho por definição - festeja fanaticamente seis golos.

É por respeito ao Vitória e aos seus sócios e adeptos que decidi não ir amanhã às Antas, ao Dragão, para a festa do título. Já somos campeões há uma semana, não vou alegremente para o enterro do digno e respeitável Vitória Sport Clube. Enterro tanto mais doloroso quanto na Bet and Win vão continuar equipas miseráveis como o Paços de Ferreira e o Estrela da Amadora, eventualmente até a Académica e a Naval, para não falar das duas equipas da Madeira.

Espero que o Vitória regresse já para o ano.

Comments:
ah, um post agoirento, como se impõe, para o Vitória ficar na 1ª divisão!
 
Também espero o mesmo. Eles merecem... nem que seja pela cidade, das mais bonitas do país.
 
A bandidagem aprecia a bandidagem.
 
jocas maradas de azul:)))))))
 
Infelizmente, há pessoas que sofrem de biclubismo, mas devo dizer-te que cada vez mais se vêem adeptos a torcer única e exclusivamente pelo Sporting Clube de Braga.
O Braguismo tem aumentado! Pena é que muitos continuem, erradamente, a rotular-nos também de adeptos desse outro clube.
 
Post verdadeiramente premonitório: não é, apesar de tudo, fácil ver uma roubalheira daquele tamanho:é a festa de uma arbitragem "de festa".Só que a festa do Vitória era um velório. Não havia nexexidade...
 
Estás enganado. O adepto médio do Sporting de Braga só apoia o Sporting de Braga!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?