23.4.06

 

Pesadelo Animado (JCS)

Começo a ter saudades dos desenhos animados apresentados por Vasco Granja.

Não me alongo sobre o interesse das películas que vinham do frio, nem sobre o facto de não compreender à data o que me diziam os traços que saltitavam no ecrã. Sei que me prendiam ao velho televisor nos raros minutos em que a criançada tinha hipótese de ver algo mais que os enfadonhos telejornais, TV Rural e outros semelhantes.

Hoje, é vasculhar no Cabo, com o polegar mais rápido do Oeste a correr os 99 canais. Lá estão o Panda, O Disney, o Cartoon, até o Baby Tv.

Não cedi, até agora, à tentação de pespegar o meu filho com menos de dois anos a tão alienante máquina que se diz mudou o mundo, e que afinal apenas nos mudou a nós. Provavelmente para pior.
A opção que tomei de seguida não foi a melhor. Descobri numa Fnac, um DVD de um ser inofensivo e colorido com nome de fácil aprendizagem: Noddy. E começou o meu pesadelo.

O dito DVD tem 9 episódios do Noddy no país dos brinquedos. Cada episódio começa e acaba com a música “Abram alas para o Noddy”. Nos melhores dias só oiço a musiqueta 18 vezes. A sério.

Primeiro achei piada, até decorei alguns versos, mas agora já não suporto ver o “Noddy” nos seus impecáveis calções azuis, sapatos vermelhos, lacinho amarelo ao pescoço, e ridículo barrete na cabeça.

Por acaso, descobri mais tarde outras pessoas que, se pudessem, mandavam executar tal figura.
É que o Noddy não erra. O Noddy será um dia beatificado e posteriormente canonizado por ser tão bonzinho. O Noddy tem um carro e um avião. Sem amolgadelas nem riscos, e ambos pegam à primeira. Até tem um amigo policia.

Depois praticamente o que gira á volta da irritante figura são ursinhos, elefantes, sempre-em-pé, ratos cheios de problemas que o Noddy consegue resolver. Sem transpirar, sem se despentear, sem sujar o lacinho. Ou seja uma mentira pegada.

Ainda pensei em fazer um abaixo-assinado, alegando que este ser de tão irreal é prejudicial ás crianças, porque lhes transmite uma noção de mundo completamente errada. Mas desisti. Descobri que o Noddy foi criado por um ilustrador no final da década de 40, a pedido de uma senhora chamada Enid Blyton.

A mesma senhora que criou “Os Famosos Cinco”. A mesma Enid Blyton, que me levou a roubar a minha mãe para comprar todos os seus livros que devorei e guardo desde a infância, criou também o ser que agora me atormenta enquanto adulto.

Por respeito a Enid Blyton, vou guardar o abaixo-assinado e desligar a tomada do DVD.

Comments:
o Noddy é, de facto, um caso para a APAV.
Agora imagine o meu drama que já sou vítima do Noddy desde os tempos em que a figura apareceu no canal dois.
E, já agora, permita-me também que lhe diga uma coisa: não adianta desligar a ficha do DVD. tem também que desligar o cabo, porque ele passa no "Panda", de manhã e à noite. E tem igualmente que desligar o "Continente", o "Jumbo", o "Toys'r us", a "Zara" e todas as áreas de serviço do país, onde se vendem chocolates, carinhos, chiclas, calções, lápis de cor, t-shirts, campainhas, cigarros, seringas, navalhas de ponta e mola e sei lá que mais do Noddy.
 
a Enid Blyton...quem diria!!! que lhe terá passado pela cabeça???

aqui por casa o Noddy não pegou,mas antes o Noddy do que todos os jogos do FCP actuais ou da RTP Memória....
 
Eu tenho saudades dos desenhos animados da pantera cor-de-rosa!
 
Eu desconfio que a música do Noddy "abre alas" a perturbações depressivas... :)
 
Pois é, JCS... Também por aqui já desabafei contra esse boneco, por culpa dos meus sobrinhos...
 
como eu te compreendo, o facto e que a historia nao interessa, mas sim as cores, a musica (irritante para adultos!), os bonecos em si fazem disto um regalo para os mais pequenos. e assim como via desenhos animados alegres, sem malicia quando tinha dois anos depois passei a descobrir outros mais "violentos" a medida que fui crescendo. o noddy esta bem feito e muito bem conseguido. ainda por cima uma historia com 60 anos.
 
falta de sensibilidade...
as histórias do noddy são adequadas a crianças com 2, 3 e 4 anos.
Quanto mais tarde os nossos filhos começarem a ver outros "bonecos", melhor.
Já agora aconselho os DVD dos "little people". Eles vão adorar.
 
Um desabafo de pai: o Noody é mesmo mau !
Um duplo conselho:
1. Nunca perder o controlo do telecomando (pelo menos não custa nada dizer...)
2.Há alternativas melhores: em geral todos os desenhos da BBC são bons. Para dois anos os Teletubies (é um espanto vê-los dizer "tetubies",mas os Tweenies e os Fimbles também são bons, pedagógicos e não ofendem a massa cinzenta dos pais). Também subscrevo os "Litle People"; e a "Mãe Aranha"; e...
Conclusão:é melhor começar a negociar com a mãe a aquisição de um novo televisor e estabelecer um regime de turnos aos "bonecos"...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?