6.4.06

 

Duas maldições (RPS)


nota prévia: embora possa parecer, este post não é sobre futebol, mas sim sobre maldições e malapatas

A história é conhecida no mundo da bola.
Saído do Porto, onde foi campeão em 59, Bella Gutmann, austro-húngaro, treinador de futebol, assinou pelo Benfica. Levou o clube à conquista de duas Taças dos Campeões, em 61 e 62.
Nesse Verão, Gutmann negociava a renovação de contrato com o Benfica, mas entrou em conflito com a direcção do clube. Bateu com a porta e despediu-se com uma profecia: sem mim, não voltarão a ser campeões europeus.

Veio outro treinador e o Benfica, pelo terceiro ano consecutivo, foi à final dos Campeões. Perdeu com o Milão (ou AC Milan) por 2-1. Na Luz, todos se lembraram, então, das palavras do velho.
Na década de sessenta, o Benfica foi a mais duas finais - 65 e 68. Perdeu ambas. Tal como perdeu as duas restantes em que esteve, nos anos de 88 e de 90.
A final de 90 jogou-se em Viena. Era o local certo para tentar afastar a malapata, para tentar apagar a profecia do velho treinador. Na véspera do jogo, a comitiva do Benfica fez uma romagem ao cemitério da capital austríaca, onde Gutmann foi enterrado. O velho deve ter-se rido na tumba porque o Benfica perdeu com o Milão, por 1-0.

É esta a história da maldição de Bella Gutmann, a história da profecia que parece ter mesmo lançado uma malapata sobre o Benfica.
Mas há uma maldição similar, lançada bem mais recentemente. Similar porque não foi lançada sobre um clube, mas sobre um treinador. Eu conto: no final de uma manhã de Maio de 2004, rádios, tv's, agências noticiosas e sites informativos difundiam a notícia: José Mourinho é o novo treinador do Chelsea. Olhando, entre o fixamente e o meio-perdido, o terminal do seu computador, Barbed Wire sentenciou: só voltas a ser Campeão Europeu no Porto, seu filho da puta!

Olhem que ele há cada uma!...

Comments:
para ganhar finais é preciso chegarem lá!

no entanto acho que estão bem um para o outro, nem o benfica ganha mais nenhuma, nem o mourinho ganha mais nenhuma...

bom post, RPS!
 
Acho que é neste teu post, RPS, sem dúvida um dos teus melhores dos últimos tempos, que comprovas exactamente aquilo que escreveste no anterior (Lucidez). Quanto aos comentários que dizes que tens aos teus posts, não comento. Viva o Barça! he he
 
Eu não quero que ele seja campeão europeu no Porto... eu quero é que ele seja campeão europeu ao serviço do FC Porto...e de mais nenhum.
É que o Estádio do Dragão é candidato a finais europeias...e não ia querer ver o Mourinho a festejar (ah pois.. ele não festeja..às vezes esqueço-me...) um título europeu ao serviço de outro clube no Dragão.
 
Cambada de gente mal formada.
Devem tudo ao homem que o Sporting não quis. E agora é isto...
Também não é com treinadores do calibre de um Adriaanse que lá irão... muito menos a jogar em 1-1-8 ou lá que é...
A verdade é esta e não tem nada a ver com maldições: o futebol português não tem mesmo categoria para merecer chegar às finais, quanto mais ganhá-las.
 
Caro PC,

Alguns clubes alcançam finais... outros ganham!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?