11.4.06

 

Cavaco&Jerónimo/Jerónimo&Cavaco (RPS)

Por causa do declínio eleitoral e da consequente perda de lugares no Parlamento, o PCP deixou, há uns anos, de conseguir eleger, na Assembleia da República, qualquer representante para o Conselho de Estado. O Presidente Sampaio resolveu, então, incluir o secretário-geral dos comunistas, à época Carlos Carvalhas, no grupo de cinco elementos por si designados.
Discordei da opção de Sampaio, embora a compreenda, desde logo porque tem tudo a ver com a maneira de ser do homem. Acresce que Sampaio é um homem estruturalmente de esquerda, foi sempre de uma ala esquerda do PS e tinha no PCP, apesar das divergências ideológicas com a linha dura dos comunistas, vários amigos próximos - presumo que não exactamente Carvalhas, mas, por exemplo, João Amaral e Lino de Carvalho.

Nas escolhas de Cavaco Silva para o Conselho de Estado não consta, obviamente, Carlos Carvalhas nem Jerónimo de Sousa. Porque raio haveria Cavaco de escolher um dirigente comunista para o aconselhar?
Mas parece que há muita gente que não vê o óbvio. Ouviram-se vários desabafos, logo quando Cavaco Silva divulgou a sua escolha e, agora, a sondagem Renascença-SIC-Expresso do fim de semana mostra que 41 por cento dos portugueses entendem que Cavaco deveria ter escolhido Jerónimo.

Só gostaria de perguntar a esses 41 por cento se acham que, caso Jerónimo tivesse sido eleito PR, também iria convidar Cavaco. Ou Balsemão, ou Marcelo ou Marques Mendes.
Claro que não. Não faria sentido. Como sentido não faria agora que Cavaco metesse comunas no Conselho de Estado.

Comments:
comunas no conselho de estado so para chefe do S.M.C.E. ( sindicato dos membros do concelho de estado)pois os pobres coitados precisao de apoio sindical, de alguem que lute pelos seus ideiais, etc e tal...
 
A discussão coloca-se em termos de saber que tipo de órgão é o "Conselho de Estado".
Se for um órgão de assistência pessoal ao PR, não faz, de facto, sentido que Jerónimo de Sousa lá esteja.
Mas se for um órgão de Estado, incumbido de transmitir ao PR a sensibilidade e o sentir do país, então faz todo o sentido que Jerónimo, enquanto líder da terceira força política nacional, tivesse sido nomeado.
Tenho para mim que o Conselho de Estado é um órgão mais do primeiro tipo do que do segundo, embora neste caso, todos os seus membros devessem ser escolhidos pelo PR.
De todo o modo, também cabe perguntar: o que é que fazem no Conselho de Estado personalidades que ideologicamente estão tão longe de Cavaco como Jerónimo (ou mais)?
Evidentemente, Cavaco Silva não tem ideia nenhuma das pessoas que nomeou. Ele está convencido que elas são da sua área política. Ele pensa que o liberalismo é uma forma moderada de social-democracia.
 
Ele, Cavaco, pensa isso? Que o liberalismo é uma social-democracia light (ou soft)?
Ora bem!!!
Gente com vidas folgadas, pensa como lhe apetece. Os que sofrem na pele, não pensam sobre..., maldizem só, na maior parte das vezes, sem ser capazes de teorizar.
Diferenças de classe, diferenças de pensamento ou de atitude.
 
É uma questão de estilo pessoal, mas não é inocente: Sampaio convidou Carvalhas, mas também Portas, que recusou.Mas mesmo dentro das restantantes personalidades, a escolha é pobre: titando o mandatário, só (ex?)políticos do PSD. Outra vez, a comparação com Sampaio é reveladora. E os assessores que Cavaco escolheu ? A lista é assustadora e, se não achasse que o homem tem bom senso, diria que vamos ter problemas.
 
Muito bem RPS. Eu ficaria espantada se Cavaco(e não é preciso conhecer muito do Cavaco)escolhesse Jerónimo para compor o ramalhete. Percebo perfeitamente que Sampaio o tenha escolhido. O eleitorado das sondagens nem sempre sabe do que fala...
 
descukpa lá , mas neste caso concreto tu estás equivocado. primeiro porque o CE não é um grupo de conselheiros do PR, senão ele colocaria lá o Genro, por exemplo. O C. E, que eu saiba é um órgão ~consultivo onde estão representadas as sensibilidades da sociedade civil e militar. E Jerónimo representa um nicho de população que, como tu bem referiste, está a dar-lhe maior ascendente eleitoral. E se Jerónimo fosse eleito PR por certo convocaria Cavaco para o CE na qualidadde de ex-presidente da república e não deixaria de olhar para os representantes dos partidos de direita com o respeito que eles nos merecem, a nós comunostas. Cavaco faz o que bem entender porque ele foi eleito para o cargo. Jerónimo continuará a lutar e sempre ao lado dos mais necessitados e oprimidos. Cavaco que se enfarte nos banquetes dos ricos à vontadinha. Quando ele precisar dos pobres coitados para ser eleito ele saberá muito bem coo se dirigir a eles. Bom, olha boa páscoa e não peques muito na net porque o patrono da imensidão católica acha que é pecado navegar na internet. E parabéns pelo teu clubeque foi capaz de enrabar o SCP e provavelmente será campeão numa época em que perdeu sempre com o Benfica.
 
de facto bons tempos emque o cavaco foi presidente da republica e o sampaio primeiro ministro!! digam-me so 1 coisa mas alguem aqui escolhia como elemento consultor 1 pessoa que andasse a dizer cobras e lagartos acerca de si??? wake up!! or even better: WISE UP!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?