28.3.06

 

Viva o egoísmo (SM)

O Bloco de Esquerda prepara-se, não se sabe bem para quando, para apresentar um projecto de lei sobre a despenalização do auxílio ao suicídio.

Pró: acaba-se com parte dos problemas de falta de macas nos hospitais.

Contra: Que fará Francisco Louçã se a filha em, eventual, sofrimento paroxal lhe pedir para que a ajude a suicidar-se? Desliga-lhe a máquina?

Outro-contra: dormiria o Chico descansado? Ou a consciência havia de pesar-lhe?


Pró ou contra? :E se a despenalização for para a frente as televisões não hão-de estar legalmente libertas para transmitir auxílios a suicídios em directo?

Do ponto de vista de quem vai é um alívio. Mas a vida permaneceria um inferno.Ou não?

Comments:
mar adentro.... ou quando temos o dever de viver com a consciencia pesada
 
Só posso falar do que conheço e, infelizmente, conheço um caso próximo. Demasiado.
O meu avô, fumador inveterado, tinha um enfisema polmunar que o pôs numa morte lenta durante cerca de doze anos. Com a permanente falta de ar, ironicamente, parecia um peixe fora de água.
No derradeiro internamento, no São Francisco Xavier, ligado a um ventilador, desentubou-se várias vezes até as enfermeiras lhe amarrarem as mãos à cama com ligaduras.
Vinte dias antes de morrer, e dez antes de entrar em coma, "pediu-me" (implorou-me) que lhe desligasse a máquina. Não conseguia falar por causa da traqueotomia, mas pelos gestos de mãos que podia fazer e pela expressão facial percebi perfeitamente o que me queria dizer.
Na altura eu tinha 18 anos. Fingi que não tinha percebido. Tentei acalmá-lo. Disse-lhe para não se cansar, que ia melhorar e que ia sair dali.
Hoje tenho 34 anos. E a consciência continua a pesar-me.
 
E se auxiliasse o egoísmo a morrer? talvez a consciência não pesasse tanto... "Morte ao egoísmo".
 
sou a favor da eutanásia (o resto é tanga)
tenho dito

jocas maradas
 
Eu faria isso à minha filha e, espero do fundo do meu coração, que ela consiga fazer o mesmo por mim. Nunca a vou criticar se não for capaz, mas agradeceria se fosse.

Eu dormiria descansada depois de ajudar quem quer que fosse que me pedisse, mas não dormiria descansada se não fosse capaz e deixasse esse alguém em sofrimento prolongado.

A morte pode ser um alívio para quem parte e não podemos ser egoístas ao ponto de querer manter junto de nós aquele que sofre.
 
Sabes,
Eutanásia. Não sei se sou contra ou a favor...Acho que há certas coisas na nossa vida, que só quando passamos por elas é que sabemos de facto qual a decisão que vamos tomar.
Teoricamente, sou contra. mas por vezes dou por mim a pensar. Se tivesse de tomar essa decisão por exmplo com o meu pai...Não sei se conseguiria desligar, por exmplo uma máquina. Só o facto de o ver ali...de estar presente, mesmo que sendo um "vegetal"...sentiria-o vivo...Será que de facto estaria? Não sei.
Quanto à proposta do Bloco de Esquerda, só podia vir do Bloco.
Beijo terno.
 
Gostei do comentário da Ana Pinheiro.
Só tem dúvidas. Não tem certezas. Sinal seguro de inteligência.
 
Não será muito elegante remeter para leitura do meu blog, mas dá-se a coincidência de ter escrito sobre o mesmo assunto, por inspiração dum relato de que faço o respectivo link.
ler em:
http://novomundo.blog.pt/641456/
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?