6.3.06

 

O estranho mundo dos gansos patolas (RPS)

Penso que foi por alturas do desastre ambiental do Prestige, na Galiza, que ouvi falar deles pela primeira vez. Volto agora a ouvir falar deles por causa da gripe das aves. Refiro-me aos gansos patolas. Acho piada à designação, embora não saiba ao certo que bicho seja. Nem sei o que os distinguirá dos banais gansos.
Fazer uma pesquisa de imagens no Google também não ajuda. Tanto nos aparece isto...



... como isto...



... que é substancialmente diferente...
Quanto à grafia, também verifico divergências na utilização do hífen.
Complexo este mundo dos gansos patolas...
Não haverá por aí alguém - um simples amante de aves, um ornitólogo, uma qualquer alma bióloga - que me esclareça?
E, já agora, se há gansos patolas, haverá patos gansolas?

Comments:
Antes ganso patola que ganso patego!!!
 
Caro RPS:

Em primeiro lugar os gansos patola são os bichos da imagem de cima; a imagem de baixo é de uma garça.

Em segundo lugar ganso patola é, de facto, um nome enganador, uma vez que esta ave (Morus bassanus) nem sequer é um verdadeiro ganso, nem um pato. É sim uma ave da família dos pelicanos e dos albatrozes.

Os ganso patola são também chamados alcatrazes.

Em patos gansola nunca ouvi falar...

Espero ter ajudado!
 
Foda-se! Fiquei apaixonado pela gaja ornitóloga.
 
Sim, gaja ornitóloga, ajudou. Quando o Google nos dá garças por patolas...
 
Eu por mim tenho pena que não exista nenhum pato gansola...
 
E pansos gatolas ou gatos pansolas!?...
 
patolas somos nós que raramente reparamos nos gansos bravos que por aí andam! ou era patos que se dizia?!

mas vou contar-vos um segredo anda um falcão peregrino a sobrevoar a A5 pela manhã! tentem ver, antes de carcavelos. é raro!
 
Gatos pançolas já conheci vários...
 
Patos graçolas será que exite?
 
Patos, gansos, pombos - para mim: é tudo a mesma merda !

Tenho alguma simpatia pelos melros, indirectamente.pois admiro os cega-melros...
 
Chumbo neles!
 
Patos gansolas: ainda no domingo comi ao almoço. Num arrozinho !
Soube-me a papos de anjo. Não há gripe que me chegue, que vaso ruim não quebra.
 
vou perguntar a´minha irmã biologa e depois venho cá responder :)
 
E gosto de flamingos. São rosadinhos.
 
Como é possível que, num blog que se quer de elevada estatura intelectual, haja tantos comments sobre isto? E apenas um de jeito? (agora dois)
 
Pior é uma pessoa chamar-se Patola... e há! Melhor: a notícia fantástica q deixaste no meu cantinho! OBRIGADA! ;)
 
ah... esqueci-me de dizer....no meu blog hoje hoje também há ganso...
 
..queres é afogar o ganso patola!
 
estou fã da gaja ornitóloga, roubou-me o coment, mas estou fã na mesma...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?