24.3.06

 

Jogada com barbas (RPS)

Está levantada a onda de indignação. Da família sportinguista, claro. Com o empenho da maioira das redacções e (mais surpreendente...) com seis milhões de benfiquistas a fazerem eco.
Nada do que se passou no Porto-Sporting de quarta-feira, para a Taça, o justifica. O que o explica é o interesse óbvio e legítimo do Sporting em ganhar a Liga Bet and Win. E o interesse de seis milhões em que o Porto não a ganhe.
A onda de indignação constitui apenas uma manobra de intimidação e de pressão sobre os árbitros e dirigentes da arbitragem. Para os condicionar na recta final da Bet and Win.
Nada que Pedroto não nos tivesse ensinado, nos anos setenta.

PS - o Porto de Adriaanse não é bem o meu Porto. Mas espero que seja campeão, claro, embora o título não me dê, este ano, aquele gosto especial de muitos outros.

Comments:
A pedido (via sms) do próprio autor do post (mortinho por uma boa polémica ao que parece) direi que nem toda a família sportinguista está indignada com o jogo de 4ª feira. Eu pelo menos não estou. Não desgostei do jogo, admito que o árbitro não tivesse visto a mão do Pepe na bola dentro da sua própria área (o RPS também não viu, por exemplo)e quanto à expulsão do Caneira, que diabo, que é que ele tinha de ir meter-se num burburinho artificial quando a sua equipa ganhava por 1-0 a poucos minutos do fim do jogo? Ele tinha obrigação de saber que em circunstâncias dessas e contra o FCP ao mínimo pretexto há sempre um boa confusão, para tentarem alcançar por portas travessas o que não conseguiram alcançar em jogo jogado. O Souness que o diga (mas aí estavam 3-0 e a confusão foi só para alimentar o folclore das discussões na semana seguinte e não se falar do jogo em si). Pronto RPS. Já comentei. Era isto que querias ?
 
Aprecio a tua sensatez, Zekez Carvalho e, como já tínhamos falado, sabia que irias ser sensasto. Desta vez.
Andam aí correligionários teus de cabeça perdida.
Nestas duas épocas - esta e a anterior - a Bet and Win está uma merda...
 
Caramba, RPS, sempre podias ter pegado comigo por causa da referência à cena do Souness... Só para animar o debate enquanto o Mc Jaku e eventualmente outros não se juntam à festa...
 
Eu queria juntar-me à festa, mas, se o fizesse, o RPS e o Zekez vinham logo os dois muito unidos dizer-me: está calado!

A propósito: se numa eliminatória decidida a penaltis, um jogador chuta a bola e esta bate na trave e, depois, nas costas do guarda-redes e entra, é golo?

E se bater na trave e, depois, ressaltar para dentro do campo, fizer ricochete no árbitro e entrar?

E se o campo estiver empapado, o marcador do penalti atirar com pouca força e a bola parar numa poça a um ou dois metros da baliza, onde um cão (que por acaso entrou em campo) a apanha com a boca e a leva para dentro da baliza. É golo?
 
Essa dos árbitros pressionados para não beneficiarem o FCP é boa!
Quando, contas feitas no final duma época, se concluir que o Porto foi mais prejudicado que o Sporting ou o Benfica, é que vai ser notícia!Até O Jogo vai reparar nisso!
Agora, acho curioso que estejas tão chocado com aquilo a que chamas de "onda de indignação"... mas não com a arbitragem...
O árbitro não viu a mão do Pepe, mas o fiscal de linha viu de certeza.
No lance em que o McCarthy ia marcando, não fosse o Ricardo defender, o sul-africano estava um metro fora-de-jogo. O árbitro não tinha obrigação de ver, mas o fiscal de linha estava "na jogada" e nada assinalou.
Na confusão que ditou a expulsão do Caneira, não se percebe por que é que entre dez jogadores que se empurram mutuamente, apenas mostra amarelo a quem já tinha um.
A expulsão do Bosingwa é, claramente, para tentar "lavar as mãos" já depois do empate.
Bom, mas isso nada diz aos tripeiros.
Sei é que vi um Sporting a jogar fora como se estivesse em casa, a aguentar com muita paciência os primeiros minutos de pressão e, depois, a virar o sentido do jogo. As claques do Porto caladas até aos assobios ao próprio treinador. E o Baía a ter de fazer as melhores defesas da noite. O que diz muito.
Se apesar de terem o melhor plantel e a jogar em casa, mesmo assim precisaram de ter ganhar na lotaria, só quer dizer que tiveram (mais)sorte. Fiquem lá com a "fruteira", se o Setúbal deixar.

Quanto às dúvidas de Funes, são mesmo muito pertinentes.Quando pensamos que já vimos tudo...
 
Então isto é assim:
Tenho andado sem poder ir à Net, muito menos polemizar (polemizar em geral, e com o meu amigo RPS em particular).Também com o tratamento que aqui me têm dado...,
Sexta feira, em jantar com amigos maioritariamente sporinguistas (como eu, para os que só agora chegaram a este programa...)a que o RPS desta vez faltou, fui alertado para o post e coagido a comentar. Eis-me então aqui.
1. o Porto/Sporting foi um bom jogo. Ambas as equipa jogaram genericament bem, cada uma no seu estilo. Acaso os comentadores da bola soubessem mais de futebol e parassem de dizer asneiras.
2.Sendo equilibrado, diria que o Porto teve fases mais brilhantes, seguidas de algum apagamento e o Sporting foi mais constante. Sendo equilibrado foi decidido por detalhes:uma perda de bola, uma expulsão, um penalty falhado. Mas, esta época, penalties falhados é coisa que não tem faltado ao Sporing.
3. A arbitragem foi má: Diria mesmo:muito má! É difícil encontrar-se tanta asneira num jogo a este nível: a mão de Pepe (10 cm dentro ou fora da área, mão é sempre mão), os foras de jogo mal assinalados (ao Sporting), McCarthy isolado em fora de jogo não assinalado, agressões, cuspidelas e até o Baía feito menino mal educado a atirar a bola ao Ricardo, sempre do mesmo lado, sempre com o árbitro a fazer de conta que não via. Convenhamos que se isto é o melhor árbitro português (e é para a UEFA) estamos muito mal.
Espera-se que no próximo Sporting Porto se possa falar só das duas equipas
PS Já tinha reparado que o Porto de Adrianse não é lá muito o teu Porto: um Porto que basicamente só se preocupa em jogar melhor que os adversários e em que jogam os que o treinador acha que são os melhores não podia ser muito do teu agrado. São muitos anos de arruaça...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?