30.1.06

 

O clube mais irritante do mundo (RPS)

Nota prévia: sou portista, sócio número cinco mil e tal. Gosto de futebol e gosto do FCP desde miúdo.

O Benfica é para mim um clube odioso. Mesmo que esteja de rastos e não nos faça frente, o que tem acontecido com frequência nos últimos dez-quinze anos. Se fosse para a Segunda B, o Benfica continuaria a ser um clube odioso.
Já o Sporting só pontualmente é odioso. É odioso quando ganha. Ou quando faz frente ou é melhor que o Porto. Raras vezes aconteceu nos últimos trinta anos.

A outra escala, o Boavista do clã Loureiro também é odioso.
E há, ainda, um lote de grupelhos menores que também me causam asco. Um lote onde estão clubes como o Estoril-Praia, o Estrela da Amadora, o Amora, o Farense e o Portimonense.
Não há, contudo, clube mais irritante do que este:





... a Académica. A Académica de Coimbra. A Briosa.

De facto, o que pode dizer-se de um clube que se designa por A Briosa?
O que pode dizer-se de um clube cujos adeptos mais fiéis vão para o estádio de capa e batina? Não há imagem televisiva mais indigente do que aquela em que vemos, num canto de uma bancada do estádio da Mata Real ou da Reboleira, capas negras esvoaçantes.
E aquele grito compassado - Bri-oooooo-sa!... Bri-ooooo-sa!... Bri-ooooo-sa!... - que se ouvia no velho Municipal e se ouve agora no Cidade de Coimbra? Aquilo provoca-me logo náuseas e uma violenta reacção cutânea.

Mas a Académica tem muitos simpatizantes, espalhados por todo o país. Uma figura pública em busca de popularidade e/ou com receio de tomar partido diz ser da Académica, se questionada sobre a sua preferência clubística.
Muitas outras figuras públicas - e mesmo pessoas comuns - dizem que a Académcia é o seu segundo clube. Por isso, os academistas dizem que a Académica é o maior segundo clube do país. Surpreendentemente, dizem-no ufanos. Não dá para entender o orgulho que há em ser a outra de toda a gente. Mas a Académica gosta de o ser. Subalterna e promíscua, julga-se conspícua.

Antes de 74, a Académica era quase um grande. A par do Belenenses e do Vitória de Setúbal, era aquilo que nos últimos anos têm sido o Boavista, o Braga e o Guimarães. Nos anos 60, de que não tenho memória, a Académica ia mesmo a finais da Taça, às competições europeias e chegou a ser, uma vez, segunda classificada. Nos inícios de 70 - aí já me lembro - ainda tinha boas equipas, mas com o 25 de Abril a Académica transformou-se numa equipa de sobe e desce.

Quando a Académica está na Segunda Divisão, é certo que qualquer jogo em Coimbra tem direito a resumo de três minutos no Domingo Desportivo. E lá temos aquelas imagens de futebol pobre e de bancadas vazias, em que sobressai apenas, entre tanto cimento, o núcleo das capas negras esvoaçantes.
Mas eis que, perto do final do Campeonato, a Académica está na frente e chega aquele jogo em que a vitória garante a subida. As imagens televisivas surpreendem: o estádio está a abarrotar. A mancha negra das capas esvoaçantes alastrou como mancha de óleo. Nos camarotes, tropeça-se em ministros e secretários de estado, ex-ministros e ex-secretários de estado, deputados e dirigentes partidários. É uma turba muito mais abrangente que o Bloco Central, muito mais abragente do que o arco CDS-Bloco de Esquerda: é gente que vai dos saudosos do Estado Novo à extrema-esquerda revolucionária. E, nessa hora, até os jornalistas desportivos tomam partido de forma descarada.

Nessa hora, a Académica mostra, em todo o esplendor, aquela que é, talvez, a sua faceta mais irritante: o consenso.
É isso: toda a gente gosta da Briosa. Toda?... Não, claro. Eu, como desconfio sempre dos consensos muitos amplos, detesto a Académica. Irrita-me. É o clube mais irritante do mundo.

Comments:
Exmo RPS,
1º Tente não ser monoteísta durante algum tempo e veja lá se a mistura não dá em histórias fabulosas... :-)

2º Se a Briosa é o clube mais irritante, não sei ao certo,embora me sinta tentada a concordar consigo; mas atrevo-me a dizer que o menos irritante é o.... Beira Mar... :-) ou/e ainda...?
 
eu sou do SLB e ACoimbra é o meu 2 club ja o porto... coitadito,
n há mal nenhum em ser o 2 e ao contrario do k pensas temos mt orgulho nisso, contra o k tens contra as capas negras esvoaçantes é melhor nem comentar...
 
Este é o post sobre Coimbra?
Quanto aos capas negras tens razão... Eu chamava-os de corvos ou morcegos. A treta da Universidade reside aí... ufanos quanto na vestimenta como se isso atestasse algo.
 
já não há Domingo Desportivo RPS
 
Para mim, são os batmen....ou os pinguins gigantes....
 
RPS, "não há bela sem senão".
FCP ? Bahhhhhhhhh. Não é pelos jogadores, é pelos adeptos ! Muitos dos que formam a massa associativa do FCP são uns morcões do piorio. E tem lá o Jorge Nuno...
Ok, Ok, já me calei.
 
Se eu fosse a vóvó Doanalda além do touro Afonsinho, teria a vaca Briosa

Adiante.

Destesto futebol e todos os clubes.
Sem excepção

Quando tinha (tenho ?) de fazer-de-conta indicava o FCP, para chatear os outros

Quando a vontade de chatear era descomunal dizia aos outros: "quem vos dera o Pinto da Costa"

Ninguém retrucava.
Os estupores percebiam que só podia estar a chuchar...
 
Por causa do Everything, pensei em abandonar a (fraca) militância ao FCP... Era tão enervante o fervor (ainda tenho o cachecol).
De qualquer modo, parecem-me todos (sem excepção, pelo menos no que diz respeito aos ditos "grandes") um bando de ladrões que nos andam a chuchar - ao contribuinte e aos que pagam fortunas para manterem as vidinhas de lordes que a comandita leva...
 
nã, nã, nã! a menina WOAB é do FCP e acabou.

eu imagino qual será o problema do RPS com coimbra.

é um misto de dois não-Fernandos:

-o sr Fernando, esse grande portista, do café Sé-Velha.

-o sr Fernando que me ensinou a conduzir e que cada vez que eu entrava no carro dizia-me: "vá, pé na piça", que era para eu por o pé na embraiagem.

já falei por aí, por aí, não, por aí, do sr Fernando, esse grande portista, do café Sé-Velha. qualquer dia falo do sr Fernando "pé na piça".

nesse dia toda a gente ficará a perceber, ou não, que provavelmente o problema do RPS com CBR é um misto de dois não-Fernandos.
 
Mas só por ti... Enfim,lá vou dizendo que sou FCP.
 
Que sorte, Everything!
A mim o instrutor de condução nunca me ensinou nada. Só dizia: "Que cabrão!"
E referia-se a mim.
 
chiça... ao ler este post até li uma 2ª vez para me certificar que não tinha sido eu próprio que o tinha escrito.
corroboro na totalidade, assino pora baixo, aos lados e amanhã volto.
 
Sempre tive uma relação difícil com a Briosa. Quando estudava em Coimbra, não me era fácil entender a obrigatória e instantânea conversão dos caloiros ao "clube dos estudantes"... Por isso fiquei,uma vez, sozinho a festejar um golo do Capucho (e do FCP), perante a estranheza embaraçada de colegas, entre os quais se contavam alguns supostos portistas. Por isso também, passei por uma fase em que odiei a Académica. Hoje, saudoso, acaba por me fugir uma leve, ligeiríssima, tendência academista. De longe a longe... muito de longe a longe!
 
Golo do Capucho num FCP-Académica, como é óbvio!
 
RPS não me merece desconsideração, antes pelo contrário, mas tenho de discordar completamente. O clube mais irritante do mundo é um que eu não digo o nome, desde o tempo de Pedroto...
 
será o boavista, ana??

já agora, tenho a dizer que nas eucaristias coimbrãs nunca berrei brioooooosa!

mas há uma coisa que faz com que a académica seja um clube que não me irrita: tem sempre pessoas no estádio.
olhem para leiria, beira-mar ou luz...
 
A LUZ está vazia.........
 
Caro RPS
Como sou homem de consensos eu gosto da Académica. Fui formado na mitologia de gente como Cândido de Oliveira e Mário Wilson e comecei a interessar-me pela bola (nA Bola)num tempo em que a Académica tinha boa equipa e vários jogadores que se tornaram drs. Gosto de pensar na Académica como um clube onde ainda é possível conciliar ser jogador de futebol e estudante (este ano há 3 ou 4 estudantes universitários)Só a Académica conseguia por o Artur Jorge a treinar de borla e a cortar o bigode. Mas mesmo assim, concedo que é irritante ver o Almeida Santos com o Alvaro Amaro e tutti quanti numa pessegada que não leva a lado nenhum.E este ano a Académica tem uma equipa que me é simpática, com um treinador que gosto e respeito.
PS É claro que não podia faltar uma palvra sobre os teus outros ódios de estimação: são os clubes onde o FCP, contra todas a probabilidades, costumava perder...
 
eu logo vi que esta irritação e mau feitio que nos é comum deve-se ao facto de ambos sermos do fcp:)
(apesar de euzinha ser mui menos irritadiça:)))))))
jocas maradas de azul
 
Lembro-me de, não há muito tempo, o BENFICA ter feito frente ao porto, de tal forma que ganhou o campeonato!
 
Finalmente alguém do FCP!!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?