11.1.06

 

Grato ao PR Sampaio (RPS)

No rescaldo do meu post anterior, edito este, num simbólico agradecimento ao PR quase cessante pelos dois mandatos que cumpriu em Belém.
Jorge Sampaio é um chato? É. Um bocado. Um bom bocado. Por isso, não lhe agradeço os discursos. Mas, enquanto português, estou-lhe grato por outras razões.
Pela seriedade.
Pelo esforço feito em nome da unidade nacional. E em prol do optimismo colectivo.
Por ter andado por aí a dar visibilidade ao Portugal positivo, em vez de promover manifestações de bandeiras negras ou jantares conspirativos contra governos.
Pelas chamadas de atenção que fez - no número certo de ocasiões e no tom sempre correcto (várias, por exemplo, quanto ao estado da Justiça). E pela interpretação que fez dos poderes presidenciais.

No momento de maior crise que enfrentou, o PR fez o que devia.
O Primeiro-Ministro Durão Barroso deixou o lugar e, tal como acontece nos países civilizados, o PR aceitou a indicação do substituto feita pelo partido maioritário (Santana é culpa do PSD, não é culpa do PR). Jorge Sampaio não poderia argumentar que achava que Santana não servia. Acresce que havia uma Maioria Parlamentar que até aí se mostrara coesa.
Quando o regular funcionamento das instituições ficou em causa - o país já se rebolava de riso quando se ouvia a frase o Primeiro-Ministro Santana Lopes e isso era, obviamente, um perigo para a Democracia - o PR deitou mão da sua arma mais poderosa e pôs fim à fantochada.

Não isento de falhas, Sampaio foi um bom PR. Seria bom que o próximo PR - Cavaco, obviamente - seguisse o seu exemplo e não o de Soares. Pressinto, contudo, que Cavaco será muito mais semelhante àquilo que Soares foi em Belém.


Comments:
Jorge Sampaio foi o Presidente que nomeou Guterres, Barroso e Santana. Não me interessa discutir se podia ter deixado de os nomear. Em qualquer dos casos, não os devia ter nomeado. Assim, vai passar à história como o Chefe de Estado mais abéculas aceitou designar. Não creio, por isso mesmo, que vá ser recordado como um grande Presidente.
 
Sampaio é o presidente da banalidade. Nomeou um Governo que sabia que teria de demitir. Já sai tarde.
 
camarada Funes, tens alguma razão!
não a tens toda porque foram os FILHOS DA PUTA dos portugueses que meteram lá essas 3 (três) MERDAS de que falas!!!

RC, concordo contigo, como habitualmente!

RPS: (desculpa lá o palavreado) mas o JSampaio foi uma MERDA, prometeu ser uma grande coisa e na hora em que tinha que ter tomates mostrou que não os tinha.
adeus e até à próxima! (ou não)
 
Já o disse e escrevi por mais de uma vez: a classe política que temos [da esquerda à direita] é um reflexo do país e do povo que somos. Pobres: materialmente, intelectualmente e espiritualmente pobres.

Nunca ninguém questionou a legitimidade dos actos eleitorais desde o 25 de Abril. Todos os presidentes e praticamente todos os primeiros ministros que tivemos, e os que temos agora, foram sufragados eleitoralmente.

Quanto aos mandatos de Sampaio, duvido que pudesse ter feito melhor. Ou sequer diferente.
 
Jorge & Maria José

Não sei porquê recordam-me a dupla, Croquete & Batatinha...
 
Protesto, João M. Gonçalves.
Prá aí desde 1990 que me declaro não democrata e que sistematicamente questiono a legitimidade dos actos eleitorais, de todos os acto eleitorais, incluindo referendos.
Recuso-me terminantemente a participar em qualquer um deles. No próximo dia 22, lá vou ficar em casa outra vez.
 
Caro RPS
Se eu escreve o mesmo, creio que muita gente diria que sou um perigoso intelectual de esquerda. Acho que não mudava uma vírgula ao post, mas acrescentaria o seguinte: Cavaco vai ser parecido ao que Soares teve de pior, sem que sequer sonhe com as suas qualidades: um cosmopolitismo que o punha à vontade tanto com a Raínha de Inglaterra como na tasca da esquina (repararam que não falei do ami Mitterand) e uma intuição que o levou sempre a acertar nos grandes momentos.
PS Ontem vinha no carro a ouvir a campanha do Cavaco e dois sobressaltos: uma amiga no tempo de antena, que era feito só com prof. drs.. Sim, a minha amiga também é prof. dra.
 
Eu cá subscrevo-te mcjaku! (isto diz-se assim?!)
 
O Funes é fascita

Foi ele que pediu ao PR pra deixar voltar o Américo Thomaz e a Gertrudes Thomaz

Fascita, fascita, fascita

PS - fascita e não fascista, de propósito: fascita adrede
 
Sampaio, para mim, só teve uma coisa boa. Sentido de estado. De resto, é um velho do restelo. Letárgico, pachorrento e ambicioso. Ambicioso, porque quando foi presidente da câmara de Lisboa, ao entrar no gabinete, procurou nas traseiras desta sala uma porta onde dizia: Presidente da República. Só espero que Cavaco consiga acabar com este estado das coisas!
 
Caro mcjaku...

Tu não és um perigoso intelectual de esquerda porque não és perigoso nem és intelectual. És só de Esquerda, o que eu acho perfeitamente respeitável.

Eu que me coloco à Direita, não deixo de ser esquerdista em algumas matérias.

De resto, a esmagadora maioria dos intelectuais de esquerda não são perigosos. Nem as suas câmaras de eco...
 
Que diabo parceiros, os vossos comentários são brutais para quase toda a gente. Abstraiam-se das eleições e do sufrágio e escrevam quem deveria ter sido primeiro-ministro e presidente da república neste país desde o 25 de ABRIL. E, independentemente dos candidatos, quem deveria sê-lo neste momento, ou para os tempos mais próximos. Alguém tem coragem de responder com seriedade?
 
Concidadão RPS:

O meu chefe da Casa Civil, chamou-me a atenção pá, para o teu blog, pá.
Obrigado, pá.
Mando-te a comenda de Santiago de Espada pelo correio, pá.
E ficamos assim, pá. oK ?
Tás a ver, pá, no 10 de Junho já eu estou na sorna. De onde aliás, nunca saí...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?