10.1.06

 

Dos poderes do PR (RPS)

Se Portugal fosse uma democracia madura, sólida, adulta, era provável que o Chefe de Estado fosse eleito de forma indirecta, no Parlamento. O cargo seria totalmente simbólico e a vida política estaria centralizada no Parlamento e no sistema partidário. É assim, por exemplo, na Alemanha. Em tese, é a melhor solução, mas cada caso é um caso, cada país tem as suas particularidades.

A nossa Democracia tem 30 anos. É muito pouco. A democracia britânica, por exemplo, tem séculos. Somos, assim, um país sem grandes tradições democráticas, cívicas, de sentido de serviço público. Seria, pois, um risco entregar os destinos do país exclusivamente ao Parlamento e ao sistema partidário. O episódio Santana Lopes mostrou-nos isso. Objectivamente, não estamos livres de que amanhã o Primeiro-Ministro seja, por exemplo, o secretário de estado Ascenso Simões ou a ministra Pires de Lima ou o doutor Luís Filipe Meneses Lopes.

Nesta quadro, percebe-se que a lei consagre a existência de um Presidente da República com alguns poderes. Mas que poderes?...
Não percebo nada de Direito. Nada sei, portanto, especificamente de Direito Constitucional. Mas sei ler e, lendo os artigos da Constituição sobre o órgão Presidente da República, concluo que na definição dos poderes do PR o texto é ambíguo. É aberto.

O PR pode por fim a um Governo, se estiver em causa o regular funcionamento das instituições. O que é isso? É o que o PR quiser que seja. Se tivermos um PR maluco, ele pode achar que o regular funcionamento das instituições está em causa ao fim de um mês de mandato de sucessivos governos. Pode tramar-se politicamente, mas juridicamente e consitucionalmente tem poderes para isso. E, para lá destes poderes, tem ainda a possibilidade de, usando português vulgar, meter nojo.

Mário Soares, por exemplo, no segundo mandato em Belém, tramou o Governo quanto pôde. Organizar congressos contra um governo e promover manifestações de bandeiras negras não me parece que sejam atitudes que dignifiquem o mandato de um PR. Daí que eu avalie Mário Soares como um mau Presidente da República, ao contrário da opinião corrente.
O próximo PR - Cavaco, obviamente - prepara-se para ser idêntico a Soares. Será muito colaborante na maior parte do tempo e enquanto isso servir os seus interesses. Quando puder, mete a faca a quem quer que seja - a Sócrates ou a outro, a um Governo PS ou a um Governo PSD.

Nessa hora, a esquerda bem pensante que aplaudiu Soares criticará duramente Cavaco.

Comments:
Caro RPS,
Acho que em geral tens razão. permite apenas algumas breves reflexões:
A ministra Pires de Lima, para além da manifesta falta de geito para o cargo, é, estruturalmente, uma pessoa séria, e não merece a companhia dos outros esquizofrénicos nomeados;
O cargo de PR, sendo o único cargo unipessoal eleito, tem um enorme poder de fazer asneiras, da dissoluçao da AR ao poder de indulto de que só agora se lembraram, passando pelo que dizes ser o poder de meter nojo, que pode revestir formas muito mais graves (é so imaginar Santana a meter todo o gagedo de jet-set em Belem para festas bem recheadas de champagne). Acima de todas as qualidades, espera-se que o PR tenha bom sendo !
 
eu hoje estou assim...se portugal não fosse portugal eu seria estrangeira:))))

pssttt, mas li o texto e dum modo geral concordo com o mesmo

jocas maradas
 
Se calhar, a esquerda bem pensante e a direita mal pensante também, qualquer delas poderá "bater" duramente em Cavaco.
E não faz mal - se baterem é porque ele as mereceu...
Assim como não há almoços grátis, também não há paulada sem motivo, na relação do povo com os seus eleitos.
 
Foi bem sacado, sim senhor...
 
Soares, defende (?) a magistratura de influência, decerto inspirado em d. Vito Corleone (?)

O poder de não poder, se lhe forem ao beija-mão

"Ora toma e vai mas é ao Padrinho
Rádios, gira-discos,gravadores
Vai ao Padrinho..."
 
Soares: de Filho da Pátria a Perturbado Nacional
 
Bem eu agora assisto a isto tudo de binoculos, sem falar que nem votar posso :(
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?