17.1.06

 

Conservador, adjectivo maldito (RPS)

Imaginemos duas pessoas a discutir um determinado assunto. Sobre o melhor tipo de ensino para os filhos, sobre um filme, sobre o último disco de uma qualquer banda ou sobre gravatas. Imaginemos que essas pessoas têm opiniões divergentes e esgrimem, assim, argumentos. Imaginemos que, a dado ponto, uma das pessoas atira: Oh pá... Tu és um conservador. Sabem qual é a resposta mais que certa? É esta: Conservador???!!! Eu???!!! E, depois, o "visado" avança uma série de justificações e argumentos para tentar demonstrar que é tudo menos conservador.

Conservador é um adjectivo maldito. É um epíteto com enorme carga negativa. Mesmo para quem é conservador, mas acha que não o é, ou acha que não o deve ser. Ou acha que o é, mas que o deve esconder por receio de represálias sociais.
Dizer que alguém é conservador é uma acusação. Já várias vezes me lançaram essa "acusação". E eu, mesmo que não tenha uma posição conservadora em relação ao assunto em causa, respondo sempre: pois sou. Na maioria das ocasiões, os meus interlocutores ficam entre o surpreendido e o horrorizado.
Para muitas pessoas conservador é sinónimo de retrógrado, quadrado, antiquado, parado no tempo, reaccionário, bota de elástico, vistas-curtas, moralista, falso-moralista, ultrapassado... Enfim...

Comments:
Tu não te consideras um conservador... mas és! Contudo dizes que és conservador para conservar a ideia que o és, quando julgas que não és, sendo que, no fundo,esperas que todos digam que não és aquilo que realmente és...
 
Então a ver se te conservas por muitos e bons anos
 
Conservador é, pela natureza da palavra, aquele que gosta de conservar. Tendo em conta o estado das coisas, não é muito abonatório...
 
Passamos aser conservadores quando temos ALGO a conservar

E...cala-te boca...
 
"Para muitas pessoas conservador é sinónimo de retrógrado, quadrado, antiquado, parado no tempo, reaccionário, bota de elástico, vistas-curtas, moralista, falso-moralista, ultrapassado... Enfim..."

Ó diabo: tiraram-me o retrato !
 
O RPS diz que gosta de Pixies e de JAMC só para não lhe chamarem conservador e chato...
 
conservador!!

chato!!
 
Quando disse Ó... queria dizer Oh

Pronto, já posso morrer descansado
 
Já eu sou retrógrado, quadrado, antiquado, parado no tempo, reaccionário, bota de elástico, vistas-curtas, moralista, falso-moralista, ultrapassado... Conservador é que não. Nunca!!!
 
Puritano?
 
Diz Zekez carvalho: grand post RPS. Deus te conserve.
 
Eu também tenho umas boas conservas...de atum.
 
Pois é isso aí: Deus o conserve e inspire, para nos dar uns posts interessantes, que nos façam discorrer sabiamente sobre os altos valores da vida e das nossas atitudes perante ela.
 
enfim...mas com quem andas a falar :)))))))))))
jocas maradas
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?