16.1.06

 

Cães e filhos (RPS)

Quando eu era miúdo e mesmo adolescente, os cães e gatos domésticos comiam os restos da comida dos donos. Não propriamente os restos que os donos cuspissem da boca, mas, em todo o caso, os restos. Algumas pessoas davam aos seus canídeos uns biscoitos quaisquer "como suplemento". Outras compravam uns ossos no talho que coziam propositadamente para os bichos. Lembro-me de uma vizinha minha que pedinchava à Helena, a peixeira que nos batia à porta, alguns restos de peixe "para o bichano".

Depois, não há muitos anos (dez, quinze?...), chegou-nos a comida enlatada para animais. Até pode ter chegado antes, mas o boom não tem duas décadas. Estamos na era das whiskas, dos pedigree pal e quejandos. Há uns meses, nas páginas de economia de um jornal, li uns números sobre o dinheiro que esses produtos fazem mexer. É impressionante. Sei que estas realidades proporcionam que se faça demogagia barata, algo a que não gosto de recorrer, mas, ao ler aquilo, confesso que não consegui deixar de pensar em humanos mal alimentados.

Desde aí, habituei-me a ouvir, de gente séria frases como "a Farrusca só come whiskas e, mesmo assim, só algumas. De coelho, por exemplo, não gosta. Não come mesmo..." ou, então, "o Rex só gosta de pedigree pal, recusa-se comer outra marca...".
As mesmas pessoas, à mesa, com a família, mudam de atitude e, então, ouvimos tiradas como "O Gonçalinho não gosta do peixinho?! Ai, Ai... O Gonçalinho tem de gostar de tudo e tem de comer tudo para ser forte como o pai..." ou, então, "Não gostas das couvinhas, Ritinha?! Gostas, gostas, as meninas lindas gostam de tudo...".

Não faltam sintomas de doença na nossa sociedade. Obrigar os filhos a comer do que não gostam e permitir aos bichos todos os caprichos gastronómicos é só mais um.

Comments:
Já pensou que pode até ser mais cómodo para os donos? Já pensou na implicação sentimental em "cozer propositadamente para os bichos"? Assim acaba por ser tudo muito mais asséptico e despreocupado.

Quanto à comparação com os seres humanos mal alimentados... tem razão, é demagogia barata. Até porque não pensamos assim tanto nisso quando deixamos comida que não gostamos (ou não queremos, simplesmente) no prato.
 
Pois eu cá acho que a própria existência de animais domésticos nas cidades são sintoma da doença social que o senhor RPS aponta.
Animais domésticos só no campo, onde podem ser úteis, como vacas galinhas, gatos caçadores de ratos ou cães de gurarda e pastores.
Agora lulus da cidade que só servem para cagar os passeios e disfarçar (mal) as frustrações sexuais e afectivas dods donos, nõ há pachorra.
Para mim, lulus, tarecos e rabelos é apanhá-los e fodê-los.
 
qualquer dia ainda vou ao cú ao meu dono e fodo a minha dona
 
esse são bernardo fodilhão é um impostor!
 
Ouvi dizer que as aparinhas de carne para canídeos a 1 euro o sacalhão, são vendidas para os restaurantes chineses que as reduzem a tirinhas mais pequenas...

depois com uns molhinhos...marcha tudo pela goela dos sinófilos...
 
É verdade.

No meu talho o dono vende-me as aparas para o cão que diz vender aos restaurantes chineses
 
Foda-se nem sempre é assim, eu tenho um cão que passa tanta fome como eu!!!
 
No meu lestaulante só selvimos apalas de cão.
 
Realemente, dá que pensar! :)
 
Voz da verdade é Arlindo do Rego?
 
Deixai as pobres criaturas encherem as suas barriguinhas em paz, e a indústria alimentar inovar e a empregar mais gentes!
 
Vou lembrar-me sempre das aparas quando fôr ao "chinês", como me lembro de minhocas quando como hamburgers industriais...
RPS, "armar em esquisito", aos cães pode-se permitir, às pessoas não. A vida é mais cruel com as pessoas, em muitas circunstâncias, do que o é com os cães. As pessoas precisam de saber conviver com contrariedades...o chamado "engolir sapos".
 
"Não gostas da Farrusca, Ritinha?! Gostas, gostas, as meninas lindas gostam de tudo..." - 2 coelhos de uma cajadada!
 
estou de absoluto acordo com tudo o que refere. A mim particularmente faz-me imensa confusão a quantidade de cães que vivem em apartamentos. Vivo no centro de Lisboa, tenho um vizinho que tem um Doberman que passa o dia fechado num apartamento e que ele próprio só tem coragem de o passear na rua a partir da uma da manhã. Isto parece-me alucinante!! Da porcaria que deixam nas ruas, então não se fala... De qualquer forma, na maior parte dos casos consigo gostar mais dos cães do que dos donos...
 
Já repararam que apesar de existirem tantos chineses em Portugal não há registos conhecidos da morte de um que seja ? Ma, são mortais...

Integrarão o Chop-Suey ou Famíia Feliz ?

Os caes e gatos, vadios, da minha zona despareceram. Misteriosamente.
Em contrapartida existem 3 restaurantes chinese novos...

Quem diz chinese diz vietnamitas, japoneses, coreanos, tailandeses etc etc...
 
oh amigo!!

os cães comem ração pq aqueles croquetes têm todos os nutrientes que eles precisam!

os meninos têm que comer beterrabas, diospiros, maças, peixe, leite, ovos, etc, pq não vão comer ração!

TR, já por aqui se disse mais do que uma vez: o cão é influenciado pelo dono.

dono FDP = cão FDP!
dono fixe = cão fixe!

mas como sabemos há pessoas que têm carros e não deviam, têm armas e não deviam, têm musculos e não deviam, têm direito a voto e não deviam!
 
"Blondie" cão de Hitler, era filho da puta, ó ERP ?

Quando muito, filho de uma cadela...
 
ops menino está desactualizado os filhos comem o mesmo que os bichinhos...só o que querem!!!! como não reparou, o exagero não está nos bichos eheheheh
jocas maradas
 
Passa tudo pela submissao das especies "inferiores" ao e pelo Homo sapiens. Que usa os bichos para os mais diversos fins, principalmente para expiar frustracoes, solidoes, isolamentos. Os coitados dos bichos tem que ter alguma contrapartida, nao? Ao menos que encham o bandulho! E afinal, a industria de processamento de comida para animais representa milhoes de postos de trabalho... alimentam muitas familias. As coisas sao como sao, querido RPS. O facto de nao alimentarmos os nossos animais, ou de deixarmos comida no prato nao mata a fome a ninguem no terceiro mundo. Esse é um problema que nao interessa resolver, é uma questao politica e economica. A verdade nua e crua é que o bem estar no mundo dito civilizado se baseia no facto de haver alguem no terceiro mundo para explorar...
O que me choca sim, é a existencia de spas e hoteis de luxo para bichos... e cabeleireiros e pedicures e sei la mais o que. Ate para mim, que adoro bichos, é demais!

Abracicos!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?