5.12.05

 

A treta dos debates (RPS)

Terminou o primeiro dos dez debates "decisivos" das Presidenciais. Duvido que os nove que faltam possam ser diferentes. Tal como este, não vão decidir nada. Cavaco e Alegre saem do debate desta noite com o exacto número de intenções de voto que já tinham. Os que eventualmente hesitavam sobre votar num dos dois mantêm-se hesitantes.
Isto de dizer que os debates são decisivos é uma treta. Porque em boa verdade não se trata de debates. É um paradoxo, mas este modelo de debate mata o debate. Mata precisamente aquilo que diz promover. O tempo cronometrado, a regra de falar à vez, o acordo tácito dos candidatos em não se interromperem, a atitude politicamente correcta dos entrevistadores e o pavor dos candidatos em terem uma gaffe fazem destes debates verdadeiros não-debates. São como seriam jogos de futebol em que os jogadores das duas equipas se juntassem a meio-campo e trocassem a bola calmamente entre si.
Confesso: estava a apanhar tal seca que cheguei a mudar para a RTP-2, na esperança de encontrar a Ana Sousa Dias a fazer uma daquelas entrevistas com os espelhos.

Comments:
debate impossível, de facto.Neste caso.

SM
 
A Ana Sousa Dias chegou mais tarde e não se entrevistou a si própria mas à Manuela Azevedo, vocalista dos Clã: brilhante. De resto, tu querias era o Jaime Pacheco (quer dizer: a tua ideia do Jaime Pacheco, que vejo desmentida por todas as pessoas que o conhecem pessoalmente) a treinar os candidatos e debates tipo Jirinowsky (?) com cenas de porrada e copos de água a voar. Talvez tivesse mais share, mas não me parece que a educação cívica tivesse algo a ganhar. A propósito: o debate era entre quem? Just kidding...
 
carambolas, ontem ao regressar na minha voiture ouvi montanhas de gente a fazer um fellatio ao debate, até o cintra torres, que costuma ser o cintra torres, fez um fellatio àquilo.

fosgassen, não vi, mas acho que não perdi nada...
 
Debate? Qual debate? Aquilo foi uma entrevista em grupo e mai nada...
 
Amigo Everything:

Estás no trilho certo. É a "ouvir" que a gente se entende neste mundo.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?