29.12.05

 

O post anterior mexeu com a minha memória (RPS)

O último post que editei agitou-me algumas memórias.
Lembro-me bem do primeiro jogo de futebol que vi no Estádio das Antas. Era muito miúdo, cinco anos, mas o meu Avô e o meu Tio Rogério, o Gé, disseram-me para não me esquecer: Porto-Académica. Não me esqueci.
Não é por isso que detesto a Académica, mas perdemos. 1-0. O ambiente, no fim do jogo, era de quase tragédia. À minha volta, todos os senhores estavam irritadíssimos e diziam - berravam - coisas que eu não entendia. Quando o meu Avô chegou junto a nós, vindo de junto do seu grupo de amigos, disse para o Gé:
- Agora, ardeu...

Só anos mais tarde, vim a perceber que o Porto esteve prestes a ganhar esse Campeonato. Na parte final da prova, um empate com o União do Tomar e uma derrota com a Académica, em jogos consecutivos nas Antas, fizeram com que terminássemos o Campeonato a um ponto do Benfica... campeão...
Paralelemente, tinha-se aberto uma grave crise no clube, com o presidente Pinto de Magalhães a despedir o treinador Pedroto e a massa associativa a dividir-se, entre o partido do presidente e o partido do treinador.
Mas naquele dia não entendia isso, não sabia nada disso. Percebi apenas que o Porto tinha perdido o jogo e, por isso, a hora era trágica.
Isso, de alguma forma, entranhou-se-me e vai morrer comigo.

Comments:
Detestas a Académica?
 
Claro que o RPS detesta a Académica. E também detesta Coimbra. Crimes bem mais graves do que os meus, que só detesto o Corto Maltese, o Sartre e a Marselhesa.
 
Uma vez o meu pai levou-me às Antas a ver um Porto Académica e lembro-me que ainda lá jogava o Mário Wilson ! De resto, tenho a humilhação de dizer que no dia mais histórico do meu club (Sporting, 7/1 ao Benfica) estava nas Antas a ver um Porto Guimarães (1/1). Ah e em geral, gosto da Académica ( têm uma mística especial e ainda há jogadores estudantes !)
 
O União Futebol Comércio e Indústria de Tomar e a Briuosa "lixaram" um campeonato ao FCP?? Não fazia ideia... Lamentavelmente, ajudaram o SLB. Entretanto, o União de "cá" anda pelos campeonatos distritais e o FCP tem "papado" títulos e glórias. É a vida, como dizia o outro.

RPS: porquê esse "ódio" [ou será mesmo sem aspas?] a Coimbra e à Académica? [Enfim, a Coimbra até entendo...]. Já agora, alguma coisa contra Tomar? :-)
 
[Errata] Briosa, eu queria escrever Briosa [sacanas dos "U's", sempre intrometidos...].
 
Caros Aristóteles e João M. Gonçalves:

Tenho há meses em draft um post sobre a Académica. Prometo que sai em Janeiro.
Ódio futebolístico só tenho mesmo ao Benfica. Confesso que ao Boavista também tenho algum. E ao Sporting só muito pontualmente.
O termo ódio é mal aplicado à Académica. Apenas a detesto profundamente. Irrita-me. Explicarei.
Contra o União de Tomar, nada. Lembro de alguns jogadores desse tempo, dos cromos...

Mcjaku: acho muito difícil teres visto o escroque Mário Wilson jogar. Não deverás ter ido de berço às Antas e, quando nasceste, já o execrável devia estar próximo dos 40.
 
Lembro-me da primeira vez que levei a namorada ao futebol!
Apanhei o autocarro que fazia da trindade à fernão de magalhães - penso que o sessenta e oito - onde estava o resto da malta dos super.
Como me viram sem o cachecol perguntaram:
"Então, Maior, num bais Às auntas?"
E eu:
"Não, hoje bou ó cinema co'a chabala"
E eles, a subirem o corredor do autocarro:
"NUM BAIS ÀS AUNTAS! Olha, tá'virar maricôncio! Ó Cinema???"
"Sim, bou ber OS Colhões de Nabaroni"
E um deles:
"Num é os colhões de nabaroni, é os Canhões de Navaroni"
"OH, ai éééah? Entom bou Às auntas!!!"
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?