26.12.05

 

Mourinho e Blair (RPS)

Grande capa da Única, a revista do Expresso. Uma capa com José Mourinho e Tony Blair.
Sobre as escolhas destes para Personalidades Nacional e Internacional do Ano, ainda não li a revista. Não sei que argumentação é usada, não sei que outras possibilidades se colocavam, não me dei ao trabalho de pensar nisso.
Sei que tenho admiração pelos dois. Muita por Mourinho, alguma por Blair. O Primeiro-Ministro britânico é o único, entre os chamados líderes europeus, que é verdadeiramente líder europeu.
Mourinho é o melhor treinador de futebol do mundo. A questão é que já o era no Futebol Clube do Porto. Mas, por ser do Porto, era mal tratado pela imprensa. Aliás, nunca ganharia uma distinção destas sendo do Porto. Agora que está lá fora é idolatrado. A generalidade da imprensa continua a ser como a maioria de nós - provinciana. E odeia o Futebol Clube do Porto.

Comments:
E a maior parte dos adeptos do FCPorko odeiam os restantes, por isso o equilibrio está mais ou menos conseguido...
 
Quanto ao Mourinho, concordo contigo que ele cá nunca obteria tal distinção. Mas isso, mesmo que fosse treinador do Benfica.
Santos ao pé da porta não fazem milages.
Lá fora, ele recebe-a sem a merecer. Afinal, tirando um vulgar campeonato de Inglaterra e umas taçazecas também em Inglaterra (e muito dinheiro), o que é que ele ganhou?
Já Blair é um merdas que parece um grande líder só porque a Europa está cheia de merdas ainda maiores.
Mas quer-me parecer que daqui a um ano, quando a Senhora chanceler Merkl (é assim que se escreve?) começar a dar nas vistas, Tony Blair se verá reduzido aquilo que realmente é: um vulgar Tony.
 
Na última linha do comentário anterior, leia-se "àquilo".
 
Para mim, a personalidade do ano é o Zona Franca
 
A maioria de nós não odeia o F.C.P. mas sim a tacanhez/sectarismo da sua massa associativa e mais do tal "papa" do futebol, que é malcriado "from top to bottom" - acho que quer dizer - do mais alto cabelinho até à solinha dos pés...
Deixa-me cá recolher a malvada da "cuspideira" !
 
Deixa-te de tretas: e o Jogo? E a RR?E a RTP?..

FT
 
Gostava de saber o que o Bair fez este ano para merecer tal honraria: merda atrás de merda no Orçamento comunitário, em que após entradas de leão não teve outro remédio senão ir sucessivamente pagando mais e uma condução do governo que quase o levava a perder as eleições a jogar sozinho (conhecem a estória do benfica - está bem antigamente era o sporting - treinar com uns bidões e perder 1-0) e a Inglatera inteira a pedir que se vá embora e deixe Gordon Brown, vice primeiro ministro e o político mais popular do reino no cargo.
Já quanto a Mourinho a escolha parece-me óbvia, embora Sócrates, com a sua maioria absoluta, não a desmerecesse.Presta-se é a comentários serôdios (e habituais)dos RPS cá do burgo. Já não há pachora para tanto provincianismo e tanta mania da perseguição
 
De Marcelo Caetano disse um dia Salazar, nos anos 40: "é um espírito muito liberal, sempre pronto a abraçar a corrente mais recente, a que estiver mais na moda".
Mcjaku: tens algo de Caetano. O provincianismo está (neste caso como noutros, aliás) do teu lado. É esse provincianismo que consiste em valorizar excessivamente "o que vem de fora" e desvalorizar o que se consegue cá (simétrico, mas no fundo idêntico, ao que valoriza o nacional mesmo que seja mau).
A verdade é que os maiores títulos de Mourinho foram conseguidos cá. Tu não suportas porque foi no Porto. Tivesse sido no Benfica ou noi Sporting, a imprensa multiplicaria hossanas e tu entrarias no coro de imediato.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?