7.12.05

 

Empate e bola ao centro

As presidenciais ganham-se como as outras eleições. Ao centro.
A vantagem de Cavaco nas sondagens parece indiciar que a esfinge conseguiu já ganhar esse milhão e meio. E sei que do lado dele há alguma preocupação por ter chegado cedo demais a essa faixa...

Dito isto, e se o posicionamento politicamente cínico de Cavaco no debate não espantou, o de Alegre é um pouco surpreendente, à primeira vista. Mas não acredito que tenha feito de propósito.

É certo que ao colocar-se como uma espécie de senhor pouco trauliteiro, tenta ganhar o centro que ainda tem votos disponíveis. No fundo aposta no factor que vem garantindo por exemplo a carreira de Jerónimo (a simpatia) e no que aguentou Santana tantos anos na vida política (a vitimização).

Alegre - desde sempre um inábil político - quis marcar terreno, virando o calendário a seu favor. A verdade é que, ao contrário de Cavaco, Alegre não tem nada mais para dizer. Mas, com o estilo, vai obrigando a olhar para Soares como quem fita um negativo.

Toda a gente já disse que Soares vai ser muito mais interventivo nos debates. Talvez, mas apenas contra Cavaco, no fim da linha, no dia 20. E aí vai arrecadar uns quantos votos à esquerda. Mas não ao centro.

Alegre e Cavaco vestiram um fato respeitável para dormitarem connosco.
Para a esquerda, Alegre foi uma decepção.
Para todos, que o vamos ver certamente em Belém, Cavaco foi obscenamente calado e eficiente, sobretudo com a sua expressão da "força de desbloqueio".

Mas quantos diriam antes do debate que Cavaco não ganharia a Alegre ?

Comments:
e quantos diriam que o porto não ia à uefa, pelo menos, poderá o cavaco ser o porto e o alegre ser o arte MÉDIA!!
 
A questão, caro JPF, é que esse milhão e meio (não serão tantos, mas são os que decidem sempre) interiorizou há dois ou três anos que o próximo PR seria Cavaco. Só um acidente - um verdadeiro acidente, não um ou outro incidente - poderá alterar o destino das coisas.
 
Há um dado determinante em todo o debate e Cavaco senti-o: Alegre condicionou os 9 debates que se avizinham com o seu comportamento.
O contraponto entre um Soares interventivo e um Alegre - babado -que estende o tapete vermelho ao professor é, por isso, inevitável. Soares vai quebrar as regras dos debates e surgirá sempre com um comportamento pouco enquadrado ao cargo a que se candidata, o de mais alto magistrado da nação.
E só um lapso do professor poderá inverter tudo, isto é, uma vitória à primeira volta: caso perca a cabeça e responda às provocações do adversário, à semelhança do que aconteceu com o pai do Dinis Maria nas autárquicas. Mas aí Cavaco é muito melhor: é profissional, tem nervos de aço e sabe que já ganhou. Basta não abanar a carga.
 
anonymous, estiveste em grande
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?