4.12.05

 

The best (RPS)



Verdadeiramente, nunca o vi jogar. As primeiras referências que tenho dele são já de um génio em decadência, de um tipo ainda relativamente novo, mas muito problemático e com a carreira estragada. Já deveria ter deixado, ou estaria prestes a deixar, o seu clube, o Manchester United, num tempo em que era comum que um talento fizesse toda a carreira com a mesma camisola.

Dele ouvia dizer também que, anos antes, em duas ocasiões, pelo menos, tinha desfeito o "poderoso" Benfica, uma delas numa final dos Campeões Europeus. Estes actos cívicos - verdadeiras acções de saúde pública, diga-se - fizeram crescer ainda mais em mim a admiração que tinha por ele. Sem verdeiramente o ter visto jogar, coloco George Best num lote onde só cabem Pelé, Maradona, Teófilo Cubillas e outro que também não vi jogar, mas que tenho como o melhor entre todos os melhores: Mané Garrincha. Talvez daqui a uns anos Ronaldinho Gaúcho possa entrar neste grupo.

A minha mais viva memória de Best é, contudo, um programa de televisão em que o craque ensinava miudos a jogar futebol. Teria eu 8, 9, 10 anos e não perdia os episódios que a RTP transmitia no início das tardes de sábado. Gostava de rever essa série porque tenho a ideia de que era mesmo muito bem feita. Anos mais tardes, no Domingo Desportivo da RTP, um tipo chamado José Eduardo, um ex-futebolista de terceira linha que se distinguiu como presidente do Sindicato dos Jogadores, ensaiou algo parecido, mas o resultado era desastroso.

George Best morreu no passado dia 25. Os jornais recordaram os números e os factos duma carreira e duma vida agitadas. E frases célebres do génio. Algumas já conhecidas, como "Gastei rios de dinheiro em mulheres, alcool e automóveis. O resto esbanjei..." ou o desmentido de que tivesse dormido com sete Misses Mundo "Foram só três. Aos outros encontros faltei...".
Deparei-me, entretanto, com um declaração de George Best que não conhecia, talvez por ser relativamente recente: "David Beckham? Não sabe chutar com o pé esquerdo. Não sabe jogar de cabeça. Não sabe dar uma carga e não marca muitos golos. Tirando isto, não está mal".
O alcool matou Best, mas ele morreu lúcido.

Comments:
Aposto que no dia 25 de Novembro de 2006vai falar do Sá Carneiro...
 
Gostei deste post. Só não percebi o que é que faz nele a referência a Teófilo Cubillas.
 
Diz Zekez Carvalho: outra frase do Best - "Em 1969 consegui deixar as mulhers e o álcool. Foram os piores 20 minutos da minha vida"-; quanto aos melhores jogadores, RPS, relembro-te Cruyff, Beckenbauer, Gerhard Müller, Rivelino, Hagi, Liam Brady, Bruno Conti, Kevin Keegan e Mario Kempes, que também mercem ficar na fotografia...
 
Lembro-me do programa de TV e de o ver jogar algumas finais de taça de inglaterra:era o futebol na TV que tínhamos.Ademais era fã do Man United, que já era o maior club inglês, mas não ganhava nada.
Zekez, com esse critério tão largo, não era uma foto, era uma avenida com fotos de jogadores.
PS E por que é que só se lembram dos avançados.Não houve grandes, enormes defesas; e guarda redes decisivosnão houve?
 
As mamórias que eu tenho do Best, por ser mais novo, é de um bêbado que batia em (ex-)mulheres. Mais do que um grande jogador, deve vir um grande Homem, e repugnou-me um bocado ver tamanha homenagem no seu funeral. É como quem diz, podes ser uma merda de Homem, mas como jogavas muito à bola, és o maior! Não sou capaz de diferenciar as duas coisas!
 
Só as mulheres neuróticas não gostam de apanhar no lombo.
 
Eu sou uma mulher neurótica e gosto de apanhar no lombo!
 
o alcool matou Best, mas ele morreu lúcido, ao contrário do autor desta posta. É preciso estar com uma cadela do camandro para incluir um Cubbilas no lote do melhores jogadores do mundo. Ou então o seu clubismo cega-o. Mas a isso já estamos habituados.
 
obrigada pela visita ao meu cantinho! ;)
 
Tanto de génio como de polémico...

Abraço da Zona Franca
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?