21.11.05

 

Saramagoooooo! (SM)

Eis um grande manhoso. Um dia destes, na festa do Avante, fiz questão de sorrir a Dias Lourenço, um dos históricos do PCP - aquele que aparece na fotografia em que Cunhal está agarrado às pernas e a olhar de lado, de bigode - e nem olhar para o Zé, o Saramago que estava colado a ele; e fiz questão de o fazer ostensivamente. Porque é antipático; e porque para ele todos os jornalistas,para lá de Pilar, são uma corja; porque foi viver para lá do meu país, lá onde a terra é negra e bela e que eu tenho inveja de não ser aqui, mas em Lanzarote.

Mas querido, "As intermitências da morte" que escreveste estão para lá dessa inveja, do mal que às vezes te quero quando te vejo, de Dias Lourenço que é doce mas não tanto como tu quando pegas na pena.

Saramago, um dia olha para mim, por favor.

Comments:
pssttttt
eu não gosto de jose saramago
ele lá, eu aqui
jocas maradas
 
É então muito bom, o novo livro?
 
De um modo geral, Saramago não é nada de especial. Mas também não escreve assim tão mal, que tivesse justificado que lhe fosse atribuído o Nobel.
O problema de Saramago não é escrever mal. É julgar que os seus livros contêm ideias.
 
Saramago, sujeitinho execrável...
 
De que te queixas, rps?
Afinal ele pagou-te uma viagem a Estocolmo.
 
Quem pagou foi o patrão.
 
"Quem pagou foi o patrão."

Caro RPS: "O Patrão" - "Ele" ?!
 
Mas se não fosse o Saramago, o patrão não te pagava.
 
VP - ???
 
Não concordo Funes! Eu diria que de um modo geral não há por cá autor que seja tão especial. As minhas leituras do homem resumem-se a uns 5 ou 6 livros mas, cada vez mais me parece que é um autor que pertence ao "grande contexto" (ideia de Kundera no livro que foi editado há dias e que tem que ver com os autores que se libertam do pequeno contexto da literatura nacional e entram no grande contexto da literatura universal). O problema do homem é assumir uma presença constante nos assuntos da realidade que nada têm a ver com literatura.
Há autores portugueses que eu gosto mais, mas não sei se haverá algum autor português do "grande contexto" que eu goste mais.
 
...evidentemente que quando falo nos "autores que se libertam do pequeno contexto da literatura nacional e entram no grande contexto da literatura universal" não estou a falar dos autores que vendem lá fora mas dos autores cujos escritos procuram levantar um pouco mais o véu que cobre a natureza humana.
 
eu, fora do chat que se instalou, queria dizer à SMzinha que se chama pelo saramago assim:

saramaaaaago!!!

e não assim:
saramagooooo!!!

parece que estás a chamar o mr. magoo!
 
lol, o VP teve alta piada!!!

ai eLE é que pagou a viagem???
 
Comentário pertinente, Bartleby, já falámos sobre isto e já sabes que acho que não é o Saramago quem está a revolucionar a forma de escrever em português... para lá de qualquer contexto.
SM :-) bela posta!
 
TZL, já sei o que pensas sobre o assunto mas eu não falei em revoluções da escrita... falava de um caminho percorrido que vem do Rabelais e do Cervantes e vai descobrindo nos melhores momentos uma nova parcela da natureza humana; só isso!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?